Total de visualizações de página

domingo, 29 de março de 2020

. . . para depois que a pandemia passar

. . . que serve para a cidade e para o mundo


                      O  SOM  DA  CIDADE
                                                           Lauro J. A. Corrêa
A cidade amanhece, o sol desponta por detrás do monte e o silêncio da noite começa a ser quebrado pelo burburinho urbano, o passar dos veículos, buzinas, sirenes, motos...
A cidade acorda, o comércio abre suas portas, o povo vai para seus trabalhos, suas escolas, suas compras... Os vizinhos se saúdam, se abraçam.
De repente, não mais que de repente, a rotina é violentamente quebrada pelo imprevisto, pelo inesperado, pelo inoportuno, pela surpresa, pela visita do indesejado.
As portas da cidade se fecham --- das casas, dos templos, dos estádios, do comércio.
Como nos antigos filmes do oeste americano, só falta o rolar ao vento pelas ruas desertas e poeirentas, aquelas bolas de feno ressequidas. A cidade para e parece estar abandonada como cidade fantasma. Ninguém mais por ela anda, não há mais visitas, cumprimentos, abraços. A cidade se isola. O povo se confina. O silêncio da noite em pleno dia se abate sobre a cidade deserta. Um silêncio que assusta!
A cidade perde seu som, sua alegria, sua vivacidade. A cidade chora muitos de seus filhos por causa da visita inoportuna e malévola do inimigo invisível que passa silenciando, contaminando, contagiando, adoecendo, isolando e... matando!
O inesperado desperta, inclusive em corações adormecidos, momentos espontâneos de fé, de esperança, de união, de oração e a solidariedade humana se faz presente e fala mais alto, numa demonstração de amor ao próximo. A mesma dor que separa, também une as pessoas de boa vontade.
O ciclo mortal mais uma vez é superado pelo combate de heróis na linha de frente, no pelotão de infantaria, numa luta insana da vida superando a morte e assim, após um período de tempo, a moléstia deixa seu rastro maligno de dor e sofrimento, parte para outras plagas distantes e a cidade, contando seus mortos e destruições pessoais e gerais, volta para seu dia-a-dia e a vida dos vencedores segue seu rumo e seu destino, a começar pela recuperação do que possa ter sido perdido.
A cidade amanhece, o sol desponta por detrás do monte e o silêncio da noite começa a ser quebrado pelo burburinho urbano, o passar dos veículos, buzinas, sirenes, motos...
A cidade acorda, o comércio abre suas portas, o povo vai para seus trabalhos, suas escolas, suas compras... Os vizinhos já podem voltar a se saudar e a se abraçar.
Que bom, divino e maravilhoso é abrir a janela e voltar a ouvir o som mavioso da cidade livre e curada ao raiar de um novo dia.
As portas voltam a se abrir e a vida segue muito mais valorizada, enaltecida e protegida.