Total de visualizações de página

domingo, 23 de outubro de 2022

. . . o fujão fugiu

 --- Hoje foi a vez da Record. O fujão fugiu de novo. Um nítido cheiro de derrota...


. . . que essa o blog acabou de receber



 --- Que também é o caso de perguntar: Coincidência? Consequência natural de erosão ou serviço malfeito e baixa qualidade de material empregado apenas pra mostrar serviço em obra eleitoreira???

. . . que é o caso de perguntar...

 --- Pode isso Arnaldo, se o Supremo está mandando tirar adesivagem do Bolsonaro de carros comuns???

. . . acontecimentos atuais e passados



 --- Hoje PELÉ completa 82 anos. A foto ao lado o mostra em 1.966 em nosso Estádio Municipal.
--- Nesta semana ZAGALO foi homenageado com sua estátua por ter participado de 4 Copas do Mundo. A foto ao lado o mostra em nosso Estádio Municipal em fins dos anos 90 como técnico da Portuguesa de Despostos e abaixo em 1.962 como ponta esquerda deste ataque Bi-Campeão Mundial no Chile, também em nosso Estádio Municipal, em fotos tiradas por mim.

. . . o imediato retorno

 --- Em resposta imediata ao tópico anterior, o prestativo Vereador Waguinho enviou zap  respondendo ao questionamento sobre o Caminhão de Mamografias que vinha periodicamente para Serra Negra, vindas estas que foram interrompidas devido à pandemia. Informa ele que já enviou vários requerimentos de pedidos para o retorno de tais visitas à nossa cidade. Então o tema não está esquecido e solicitamos o empenho de outras autoridades estaduais, inclusive deputados da região, para que isso aconteça o mais rápido possível. Obrigado nobre edil!

. . . e complementando

--- Complementando o assunto para perguntar ao Senhor Prefeito e aos Senhores Vereadores, agora tendo 3 representantes do sexo feminino, inclusive com uma atuante Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, por que parou o movimento de trazer para Serra Negra o Caminhão de Mamografias? Não se toca mais no assunto por quê??? Não seria esse o mês e a hora de se providenciar isso de novo e urgentemente???

. . . e exemplificando

--- Vejam abaixo radiografias de mamas normais em suas 4 incidências básicas:

--- Agora vejam abaixo uma outra seriamente comprometida:

* Até um leigo consegue notar a diferença e ver onde está o problema, porém há outros sinais bem menos perceptíveis e iniciais de malignidade que somente o olhar treinado de um especialista consegue ver e 10 anos de diferença no exame preventivo pode ser tarde demais.

. . . o mês em que estamos

--- E estamos mais uma vez em pleno mês de incentivo à prevenção do câncer de mama e uma das armas mais eficazes contra isso é a realização periódica preventiva da mamografia, complementada pelo ultrassom de mamas. Por muito tempo preconizou-se que isso deveria a acontecer uma vez por ano após a mulher atingir sua quarta década de vida (40 anos). Recentemente, por alguns argumentos paralelos, prorrogaram tal procedimento para após os 50 anos, talvez até por economia principalmente para pacientes do SUS. Já diz o ditado que economia é a base da porcaria. Como estou comentando numa área que é minha especialidade médica, mantenho a recomendação dos 40 anos. Eu não colocaria ninguém de minha família em risco adiando essa prevenção. Outro ditado diz que é preferível prevenir do que remediar.