Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2020

. . . que saber envelhecer é saber viver

La vecchiaia è bruta. Inúmeras vezes ouvi essa expressão das minhas avós, da minha mãe, das minhas tias… Era uma forma geralmente bem-humorada (mas às vezes nem tanto) de reagir à dificuldade de fazer algo. Uma espécie de reafirmação sempre que se deparavam com situações em que não conseguiam realizar algum movimento ou quando a “cabeça falhava”, como elas diziam, fazendo com que esquecessem algo ou que fossem a determinado lugar e não mais lembrassem o que foram fazer lá…
La vecchiaia è bruta e envelhecer (física e mentalmente) é um processo lento e gradual, mas às vezes parece que nos damos conta dele de repente, num piscar de olhos, quando notamos esta ou aquela mudança física, quando os esquecimentos ficam constantes, ou quando estamos diante de marcos cronológicos concretos (aniversários de 60 anos, as carteirinhas de idosos, o direito disto ou daquilo, o aparecimento de cabelos brancos, de rugas…).

La vecchiaia è bruta… E eu envelheci!
--- Extraí esse escrito acima do Google porque realmente sempre ouvi essa frase italiana de minha mãe e tias. "A velhice é feia" seria sua tradução para o português. Isso no que se refere ao exterior e é por isso que devemos aprimorar o interior. Nesta semana o mais famoso casal das novelas brasileiras completou seus 60 anos de vida conjugal e eu sempre o acompanhei desde a primeira novela "2-5499 ocupado" em preto e branco pela extinta TV Excelsior, Canal 9, de julho a setembro de 1.963. Tarcísio Meira era Larry Gunther, Glória Menezes era Emily Hogan e Lolita Rodrigues, a vilã, era Vera Hudson. Tenho em áudio a gravação de seu último capítulo e também em áudio o programa ao vivo na tarde do dia seguinte do elenco da novela seguinte em que a Lolita faria o principal papel e que se chamou "Aqueles que dizem amar-se". A Glória entrevistei para a RSN dois anos depois quando o elenco da novela "A Deusa Vencida", que lançou Regina Duarte, esteve em Campinas e depois parte deste elenco trouxemos em Serra Negra em setembro no dia do aniversário da cidade. Tenho tudo registrado em fotos. 
Vejam as fotos de como eram e como estão, ele com 84 e ela com 85 anos :











. . . o local limpo

--- Se mostramos ontem o local todo enlameado, hoje mostramos a mesma rua limpa e lavada. Parabéns aos trabalhadores.

. . . que aconteceu de novo





--- E voltou a acontecer, talvez até como consequência da crise atual, mais uma tentativa de assalto em plena luz do dia em nossa estância, nesta drogaria. Segundo foi apurado houve êxito na prisão de dois meliantes. Parabéns policiais!!!

. . . os pitacos do Carneiro, por sua conta e risco

Sobre este último circo que chamaram de sessão virtual da Câmara eu diria:


= Ficou extremamente claro o que tenho dito neste blog por vários anos, inúteis, inservíveis, imprestáveis.

= Lá se foram somente ontem mais $46.860,00 (custo de uma sessão) reais para os bolsos de 11 vereadores e nós aqui sem emprego sem comida, sem perspectivas, sem quaisquer serviços do governo enquanto eles digladiam  se o presidente da Câmara “tem ou não vírus”. Na semana passada um vereador disse que iria processar um contribuinte (seu patrão) por chamá-lo de lixo  Isto enquanto ele mesmo me chamou de paraquedista e parasita por chamá-lo de inútil. Na verdade puro circo para distrair os milhares de pobres coitados que os elegeramChegou a hora de fecharmos a Câmara completamente e destinarmos os $2.250.000,00 que nos custa todos os anos para asfaltar, redes de água, esgotos, iluminação nas favelas da periferia.

= Chegou a hora de cortarmos o IPTU para zero de todos que têm renda mínima na cidade, chegou a hora de fecharmos as dezenas de postos de saúde inúteis da cidade (já estão fechados há dois meses e ninguém morreu) e destinarmos a fortuna que nos custa para um único hospital central supervisionado por um prefeito competente ou um secretário da saúde que entenda do assunto. Um secretário da saúde que não dê 100 consultas em duas horas (um minuto e 30 segundos por consulta). Por que um pobre que rouba um real vai pra cadeia e outros grandes figurões ficam imunes?  

= Chegou a hora de jogarmos os milhões que nos custa a Secretaria de Turismo nas costas dos comerciantes e não nas costas do povo pobre da cidade. (Nota: em 10 anos não vai mais haver a Coronel, vai fechar tudo, darão lugar a Carrefour, Wal-Mart e outros grandes que vendem pela metade do preço). 

= Chegou a hora de exigirmos pagamento de IPTU de todos e não somente de pobres em áreas rurais. Tem gente que deve milhões e o prefeito não cobra, mas cobra de quem não deve nada pelas leis. Chegam ao cúmulo de até mesmo agirem como juízes confiscando aposentadoria de pobres para segundo eles (baterem recordes de arrecadação).  

= Chegou a hora de abrir a cidade para o mundo e não colocar faixas no centro com os seguintes dizeres (proibido estacionamento de motos) isto em violação flagrante de lei federal do direito de circulação de todos. Quem não tem vírus decide o que deve fazer, não por imposição de políticos. Se o individuo não quer se contaminar que use máscara ele mesmo, e não impor arrogantemente que outros usem. Use máscara, leve álcool gel no bolso, use luvas, mantenha distância, mas nunca, nunca mesmo queira privar outras pessoas do seu direito de circular.  Não existe qualquer explicação para que agentes de saúde tenham seus vencimentos duplicados com a desculpa de “ adicional de periculosidade” quando nos mesmos não temos sequer salário e comida. Isto é ilegal. Inconstitucional, isso é puro roubo. Se o indivíduo foi contratado por certo salário e está recebendo este salário por anos, este adicional já está embutido no salário. Quem não quer correr risco espirra, sai, vasa, dê lugar a outro, existem milhares querendo estes empregos.

Nota: Desafio qualquer vereador ou vereadores a comentar e apresentar sua defesa desta postagem aqui mesmo no blog, ou admitem que são mesmo lixo como disse outro contribuinte. “Quem cala consente”. Se não fizerem estarão enfiando o rabo entre as pernas saindo de fininho ou pede para ir ao banheiro e não volta mais.
Para fazer de imediato:  Inúteis : Fechem a Câmara, e fechem todos os postos de saúde da cidade.

Edison Carneiro...

. . . que aconteceu o P. I. on line

--- E pela primeira vez na história de nosso Legislativo aconteceu uma sessão por vídeo conferência, que foi transmitida ao vivo pelo Youtube, com a ausência do Presidente Waguinho que está com o Covid-19. Assisti hoje, ou melhor, tentei assistir até um certo ponto, mas se de longe nas transmissões normais já é muito difícil aguentar tal sacrifício até o fim, deste jeito então é impossível ficar o tempo todo vendo de perto certas caras intragáveis. Não de todos é verdade, mas de 3 deles (1 pelo menos estava com máscara), me foi impossível. Desliguei... Pitacos ficam por conta e risco do Carneiro no próximo tópico que deve ter tido saco (desculpem tal expressão) de ir até o fim.