Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2016

. . . e viajando

--- Quem me conhece de longa data sabe de minha paixão por VIAGENS. Em 2.006 até publiquei um livro ricamente ilustrado sobre "NOSSAS VIAGENS --- Memórias, Emoções e Aventuras de um casal brasileiro pelo mundo". Hoje estou criando mais uma seção aqui no blog. Vou, ao meu bel prazer ou quando algo acontecer no mundo relacionado a um lugar, país ou cidade, rememorar aqui nossa passagem (minha esposa e eu) pelo local. Começo hoje pela última viagem que fizemos, no ano passado, em um tour por Paris (pela 7ª vez) e mais 12 cidades francesas de norte a sul, passando pela cidade que sedia jogos da Euro Copa de Futebol, a bela e grande Marselha no sul da França. Tais registros serão sempre mais na base de fotos do que de narrativas e histórias.
* Marselha tem dois fatos que merecem destaque aqui. O primeiro é do conhecimento de todos pois o Hino Nacional Francês intitula-se "A Marselhesa" (La Marseillese) por causa desta cidade.
* O segundo ponto (muito pouca gente sabe) é interessante e conto logo adiante. Primeiro, panorâmicas da cidade :




* Vejam aquela igreja no alto da colina. Tem um enorme Duomo no alto de sua torre todinha de ouro.



* Lá se chega através de um trenzinho parecido com o "Tia Linda" de SN.


* Ladrões (existem em todos os lugares) tentaram roubar essa imagem de ouro maciço através de helicóptero. Conseguiram tirá-la do local mas o helicóptero não suportou o peso e caiu no mar.


. . . que foi extraído do facebook


"Hoje fui almoçar no Restaurante San Pietro em Serra Negra e achei linda a atitude do dono do restaurante que estava no caixa. Chegou um senhor bem humilde e pediu uma marmitex, logo veio a funcionária com a comida, o senhor deu o dinheiro para pagar e o dono não aceitou, disse não é nada não! O senhor humilde, de chapéu na cabeça, saiu feliz e agradecido."

--- O texto e a foto são do face de ADRIANA PESSOA, que não conheço, bem como não conheço o dono do referido restaurante. Quando os gestos não espontâneos, merecem ser destacados, enaltecidos e divulgados, e ambos, tanto o do proprietário do restaurante como o da Adriana em divulgar, foram gestos muito espontâneos. Por seus gestos merecem aplausos e parabéns! Tanto o dono não esperava que seu gesto estava sendo reparado, como a Adriana não esperava que seu gesto fosse aqui destacado. "O que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber".

. . . o registro da revolta justificável da munícipe

A manhã de terça feira amanheceu sangrando. Por motivos obscuros uma árvore de grande porte e de idade avançada creio eu, foi derrubada na tarde de segunda feira e seus restos picotados na terça feira pela manhã.
Fotos de 2014 mostram a árvore sadia e com um galho florido e chamei a atenção para o piso da calçada que chegava a rodear a árvore sem dar-lhe espaço ao redor dela sufocando-a. Fui falar na Casa da Agricultura e o Evandro disse que não fez o laudo pra saber se a árvore estava doente mesmo. Por uns furinhos no tronco ele afirmou que ela estava com broca e disse que a árvore estava morta. Como derrubam uma árvore sem antes comprovarem a doença? Ele mesmo disse que ano passado negou duas vezes um pedido de corte da árvore. Ano passado ainda em novembro essa árvore estava com folhas, agora de uma hora pra outra a árvore morre??? Muito estranho não acham?
Não há sinal de ataque de cupim no tronco, a madeira estava linda, perfeita como podem comprovar pelas fotos. Não me convenci e não me contentei com a resposta. Não é preciso derrubar uma árvore pra fazer um laudo, isso deve ser providenciado antes da derrubada.
O fato é que estão cortando muitas árvores sadias com a desculpa de doença, não apresentam laudos que comprovem, de serem impróprias pra calçada, enfim muitas "desculpas" pra justificar o injustificável. 
Pois bem,QUEREMOS A REPOSIÇÃO DE UMA ÁRVORE DE OUTRA ESPÉCIE NA MESMA CALÇADA, e se possível,no mesmo local e não fazer como na calçada da rua Saldanha Marinho, onde havia uma casa velha na esquina, que foi derrubada, dando lugar a um sobrado com comércio embaixo, onde hoje funciona o cartório. As duas árvores que havia na calçada foram derrubadas, não estavam doentes e simplesmente cimentaram e fizeram a calçada sem plantar outra no lugar. 
A cidade está caminhando para um retrocesso ambiental, sem um plano de arborização, sem a preservação de suas matas, seus mananciais. Não enxergam o benefício de uma árvore.Não visam a qualidade de vida de sua população. Para uma cidade intitulada cidade da Saúde, não é isso que estão mostrando para os moradores e nem para os turistas que por aqui passam.
A natureza não precisa de nós, nós é que precisamos dela. Se não houver respeito por ela, corremos um grande risco de ter em nossa cidade eventos como o que ocorreu em Campinas recentemente.
Vamos acordar antes que seja tarde.
Iza Noemi










* A mesma árvore florida em 2.014 :