Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de julho de 2014

. . . que a lei deve sempre ser igual para todos.


 --- Mais um flagrante de uma irregularidade de trânsito cometida pelo veículo de uma "autoridade" serrana que deveria dar exemplo. Transgressão tripla: na faixa amarela, na frente de garagem e na faixa de pedestres. Sei de quem é o veículo mas não vou citar nomes para não parecer represália. O objetivo é mostrar que a lei deve ser cumprida por todos, sendo ou não autoridade e que a infração deve ser fiscalizada e punida. Quem quer e gosta de dar uma de moralista, tem que ser o primeiro a cumprir a lei. Lamentável!!!

. . . o cacique, o cacicão e o caciquinho

Significado de Cacique

s.m. Chefe, entre os indígenas de várias regiões americanas.
Fig. Chefe político de influência local, capaz de dispor dos votos de numerosos eleitores.
Significado de Cacicão

Substantivo

ca.ci.cão masculino

  1. (') pessoa central em um grupo

--- CACIQUE = Como mostra a figura, é aquele velho índio dos filmes far west americanos que antigamente víamos muito nos filmes do Cine República. Geralmente o guerreiro mais antigo da tribo, o mais experiente e sempre seu sucessor é o filho guerreiro primogênito.

E no sentido figurado, principalmente em cidades pequenas como a nossa, é aquela velha raposa no mundo político, já de uma certa idade e experiente, que dita ordens e manda (ou acha que manda) em tudo e em todos e por mais que o tempo passe e as ideias se renovem, continua querendo impor suas posições, na maioria das vezes já retrógradas, antiquadas e ultrapassadas. Também chamado de coronel, não mais admissível em sociedades evoluídas e atualizadas. Geralmente tem muito dinheiro, não só pra bancar sua posição, como pra comprar subalternos e apaniguados. Seu sucessor pode ser seu filho, mesmo que não tenha as características naturais de liderança, pois estas são "qualidades" que não estão no DNA. Pode até permanecer na berlinda por determinado tempo, mas acaba sucumbindo por sua falta de carisma.

--- CACICÃO  = Como também se lê acima na definição, além de ser o aumentativo de cacique, é a pessoa central em um grupo, mas não necessariamente o chefe, o que mada, o que impõe. Muitas vezes cacicão e cacique se resumem numa só pessoa e em outras situações são pessoas diferentes e é quando o cacicão quer também se tornar o cacique. Esse precisa ter dinheiro se sua intenção é chegar a ser cacique, justamente para pagar as despesas desta conquista e muitas outras vezes para subornar e comprar votos, para compensar sua incapacidade, seja intelectual ou de experiência, para chegar a posição de líder. O cacicão, por pura insistência, chega a ter certa experiência, mas carisma não se herda, não se transmite, não se compra. Seu sucessor sempre é seu filho, quando percebe que pode dirigi-lo de perto ou à distância, prometendo fazer dele o melhor de todos. Geralmente não conseguem, nem um, nem outro.

--- E o caciquinho??? Esse coitado, tem que ser escrito com letras minúsculas mesmo porque é aquele que tenta ser o que o pai foi ou o que o pai quis que ele fosse, mas tem vida muito curta no seu intento. Pode até aparecer em seu começo, mas cai na real em bem pouco tempo e acaba se recolhendo no ostracismo de sua insignificância. Mas vale pela tentativa de seu esforço por não ter frustrado seu pai que o bancou, pelo menos no começo de sua tentativa. E já que começamos citando os filmes de far west do cinema americano, é justamente aquele que é considerado como o subnitrato de pó de peido do cavalo do bandido que só aparece no trailer...