Total de visualizações de página

domingo, 27 de janeiro de 2019

. . . que a vida segue

--- Via zap: 
"Oi. Boa noite, acabei de ver no blog que a Prefeitura paga 8,00 por km para os ônibus da Fênix, enquanto nós professores ganhamos 0,50 por km quando pegamos aula em escola que seja afastada do centro 6km, quem pegar uma escola que esteja a 5 km não recebe e o professor tem que custear seu combustível e as despesas do carro. Pode isso?"

. . . o livro

--- Informou-me o Michelon que a edição de seu jornal trazendo a capa ao lado do livro "O Poder da Sombra: A face oculta da política" estará circulando dia 1º.

* Acabei de ler o livro hoje. Geralmente obras de ficção costumam vir com a advertência: "Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência". Procurei isso no livro e não encontrei. Portanto neste caso, tal advertência pode muito bem ser: "Qualquer coincidência com fatos reais é mera semelhança". Isso porque realmente se trata de duas tragédias reais acontecidas em Serra Negra (Montenegro Paulista).

* A história é realmente um pouco romanceada com alguns personagens desconhecidos, mas a maioria com nomes fictícios, são facilmente identificados com os nomes da história real para quem acompanhou de perto a primeira tragédia em outubro de 1.964 e a segunda no começo de 1.968. Apenas que nunca havia sido relacionado uma com a outra. No tópico anterior sobre a trajetória do "Comentando", podem reparar nas datas que eu já estava em plena atividade na imprensa serrana e o vice do prefeito que morreu foi o nosso estimado Braz Blotta que não perdia nenhum "Comentando" nem no rádio e nem depois no jornal e tínhamos uma grande amizade e entrosamento e ele nunca mencionou dificuldades de tal monta nos cofres municipais. Foi ele quem me chamou em seu gabinete na época para me mostrar fotocópia da famosa carta deixada pelo prefeito falecido que foi depois divulgada pelos jornais da capital, os quais tenho exemplares guardados.

* Quem comprar e ler o tal livro que também tenha vivido aqueles momentos trágicos de nossa história, se quiser, podemos conversar e trocar ideias a respeito, inclusive sobre detalhes que não foram ventilados no livro. Será que o delegado Morganti terminou mesmo como diz o livro? Será que o Raul viu mesmo o que acontecia no rio quilômetros abaixo enquanto o carro se "acidentava" na beira do rio? E elementos populares que nunca mais foram vistos em Montenegro depois da tragédia? E o barulho na casa do Dr. Armando na mesma madrugada do acontecido, que o livro não conta?  E o boato que correu sobre o verdadeiro mandante? São dúvidas e mistérios que jamais serão esclarecidos, a não ser que os ainda vivos envolvidos um dia revelem.

. . . o "Comentando"

--- Aproveitando o gancho do tópico anterior e apenas recordando a razão deste blog ter o nome "Comentando". Sua origem está na Rádio SN (AM) lá no final dos anos 60, quando em todos os domingos depois da transmissão da missa das 10 horas criei e apresentei o programa "Comentando" que durava cerca de 2 horas, em que comentava os acontecimentos de interesse para Serra Negra, bem como os jornais locais e suas publicações e muitas entrevistas, principalmente com políticos da terra. Esse programa perdurou até o início dos anos 70. Em O Serrano, por causa do programa de rádio comecei a escrever a coluna "Comentando", abordando e desenvolvendo um único tema por edição, começando exatamente com o tema: "Comentando um político", como se vê na foto abaixo, no dia 27 de Setembro de 1.970.
 * Depois, em 31 de Outubro de 1.971, passou a ser publicado em tópicos, como se vê nas fotos abaixo e assim persistiu por cerca de 30 anos na última página do jornal.














* Em agosto de 2.003, por fato que muitos conhecem, a coluna foi obrigada a deixar de ser publicada... e com a evolução tecnológica em andamento, em Agosto de 2.009 abri o Blog-Comentando na internet. Esse um breve resumo da história do COMENTANDO.


* Tenho guardado absolutamente tudo o que escrevi em jornais, bem como tudo o que foi publicado a meu respeito e de minha família, recortados, colados em sulfite e encadernados a cada 2 anos, como mostra a foto abaixo, em 14 volumes. 

. . . e observando o jornal local

--- O blog recebeu ontem um comentário criticando a diagramação da primeira página do centenário O Serrano deste fim de semana, destacando o que chamou de "ato falho" e dizendo que no tempo do Ennio isso não aconteceria, ou seja, a notícia do IPTU logo acima da foto trágica de desmoronamento (poderiam ter separado as duas coisas), sem linha de separação e dizendo que indiretamente uma coisa está sim relacionada com a outra, pois "A Prefeitura é responsável pelas edificações. Não poderia construir? Não fez contenção? Por que no local?, etc.". Ennio Canhoni foi meu grande censor durante meus 40 anos de colaboração gratuita ao jornal e neste tempo o grande diagramador de saudosa memória, a quem agora lembramos e homenageamos, era o Fernando Osório de Lima. Realmente no tempo deles estes detalhes de diagramação não escapariam, mas hoje o jornal está sob a responsabilidade de proprietários políticos que não entendem absolutamente nada de jornalismo e radialismo e só têm estes órgão de imprensa na cidade para fazerem política e não serem criticados por eles. A verdade é essa...