Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

. . . mais um que parte

--- Mais um amigo de minha infância e juventude. Plínio Saragiotto, descanse em paz. Condolências à família.

. . . o outro lado, por e-mail

"Eu trabalho e defendo os princípios da proteção animal, em função das necessidades desses animais. Para mim, sempre é a partir das necessidades dos animais que devemos pautar as nossas ações.
Conheço muita gente que bate no peito em prol dos animais e jamais esteve no Canil Municipal ou sequer abrigou um animal de rua ou adotou.
Estamos falando aqui de trabalho a favor desses animais, e não em questões pessoais, até porque estas são as que menos interessam diante das necessidades dos animais.
O motivo de minha saída do GAVA, caso possa interessar aos anônimos desse blog, foi por motivos de não concordar com atual administração. Motivos esses que me levaram ao desligamento da ONG que ajudei a construir.
Durante 3 anos e 3 meses, trabalhei dentro daquilo que é de direito para os animais, e de acordo com os princípios que foram determinantes para a fundação do GAVA. Quando percebi que os objetivos e métodos de trabalho perderam esse foco, não tinha mais porque nele permanecer.
Diante de fatos que não condizem com minhas atitudes e caráter, o que me restou foi o desligamento, o que fiz sem qualquer problema, pois quando se quer trabalhar não precisamos de Ong, precisamos de disposição e isto temos de sobra. É o que fizemos desde outubro de 2.014, aliás, como muitos outros fazem – são os protetores de animais independentes.
Agora, Dona de ONG? Desde quando Ong tem dono?  Se ONG tivesse DONO(A), estaria até hoje na presidência do GAVA, porque como informei antes fui uma das fundadoras do Gava. Vou lhe informar melhor, quer dizer, se é que lhe interessa e vá entender (aliás, antes de falarmos sobre qualquer assunto temos que ter conhecimento do que falamos): a minha decisão de fundar nova Ong, como antes ocorrera com o Gava, foi uma decisão coletiva, em que outros companheiros(as) se colocaram à disposição para a luta pelos direitos dos animais. Quando abraçamos qualquer causa temos que ter pessoas ao nosso lado com o mesmo comprometimento!  
Muitos falam em defesa do Canil Municipal, mas sequer conhecem o local e muito menos os animais que lá estão. Para refrescar a memória de todos, a própria Prefeitura de Serra Negra, a meu pedido na época como Presidente do GAVA, foi realizada uma vistoria no Canil pela falta de condições de atendimento aos animais que lá estão. Pois bem, nesse laudo foram apreendidas medicações, inclusive vacinas vencidas, geladeira desligada, fossas abertas, falta de água, animais trancados dentro de banheiros, instrumentos (tesouras, pinças, entre outros) enferrujados, ração sem o armazenamento adequado e animais comendo suas próprias fezes, como eu mesma já presenciei. Isso tudo realizado pelos próprios agentes do município. Então, vamos falar do que realmente está acontecendo diante do descaso para com esses animais e os que estão abandonados pelas ruas de nossa cidade. Caso não saiba, e acredito que não, a Prefeitura de Serra Negra tem uma Veterinária concursada – Drª Fabíola. Pergunto: ela acompanha os trabalhos do Canil? O Canil Municipal é um espaço público. Pergunto: Desde quando uma ONG tem poder de polícia a ponto de proibir um Vereador a entrar em local público? E vejamos os comentários dos anônimos e veremos relatos de pessoas distratadas, ofendidas, de recusas em recolher animais. Poderia uma Ong dizer o que quiser?
A questão aqui é ajudar esses animais, se é que você gosta de animais, e tratá-los com respeito e dignidade.
Acho melhor o senhor (a) se inteirar do assunto antes de falar qualquer coisa, atacar pessoas, ofendê-las. Inclusive, fica aqui um convite da minha parte, venha ser o(a) presidente da ONG Mundo dos Vira-Latas. Ficaria imensamente feliz por termos mais pessoas ajudando do que falando sobre um assunto que desconhecem, e com isso você vai poder falar de CAUSA ANIMAL.
Outra coisa, sejam mais transparentes, não se escondam atrás do anonimato. Gosto de expor minhas idéias com pessoas que tenham a dignidade de se mostrarem. Não digo coragem, porque ser transparente é para mim questão de dignidade!
Acredito que se esconder atrás de um teclado para fazer afirmações que desconheçam, ainda mais usando o meu nome, seja mais cômodo para estas pessoas anônimas, que preferem o discurso ao trabalho em favor dos animais. 

Carla Lima Munhóz"

* Tal e-mail, nitidamente, é em resposta aos comentários em relação ao assunto.