Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

. . . que essa análise é a mais pura verdade

A CAPA DE HERÓI DE ROBERTO JEFFERSON
Nelson Motta - "O Estado de S.Paulo"

Se o mensalão não tivesse existido, ou se não fosse descoberto, ou se Roberto Jefferson não o denunciasse, muito provavelmente não seria Dilma, mas Zé Dirceu o ocupante do Palácio da Alvorada, de onde certamente nunca mais sairia.
Roberto Jefferson tem todos os motivos para exigir seu crédito e nossa eterna gratidão por seu feito heroico: "Eu salvei o Brasil do Zé Dirceu".

Em 2005, Dirceu dominava o governo e o PT, tinha Lula na mão, era o candidato natural à sua sucessão. E passaria como um trator sobre quem ousasse se opor à sua missão histórica. Sua companheira de armas Dilma Rousseff poderia ser, no máximo, sua chefe da Casa Civil, ou presidente da "Petrobrás".

Com uma campanha milionária comandada por João Santana, bancada por montanhas de recursos não contabilizados arrecadados pelo nosso Delúbio, e Lula com 85% de popularidade animando os palanques, massacraria Serra no primeiro turno e subiria a rampa do Planalto nos  braços do povo, com o grito de guerra ecoando na esplanada: "Dirceu guerreiro / do povo brasileiro". Ufa!

A Jefferson também devemos a criação do termo "mensalão". Ele sabia que os pagamentos não eram mensais, mas a periodicidade era irrelevante. O importante era o dinheirão. Foi o seu instinto marqueteiro que o levou a cunhar o histórico apelido que  popularizou a Ação Penal 470 e gerou a aviltante condição de "mensaleiro", que perseguirá para sempre até os eventuais absolvidos..
O que poderia expressar melhor a ideia de uma conspiração para controlar o Estado com uma base parlamentar comprada com dinheiro público e sujo? Nem Nizan Guanaes, Duda Mendonça e Washington Olivetto, juntos, criariam uma marca mais forte e eficiente.


Mas, antes de qualquer motivação política, a explosão do maior escândalo do Brasil moderno é fruto de um confronto pessoal,movido pelos instintos mais primitivos, entre Jefferson e Dirceu. Como Nina e Carminha da política, é a história de uma vingança suicida, uma metáfora da luta do mal contra o mal, num choque de titãs em que se confundem o épico e o patético, o trágico e o cômico, a coragem e a vilania. Feitos um para o outro.
O "chefe" sempre foi José Dirceu. Combativo, inteligente, universitário - não sei se completou o curso - fala vários idiomas, treinado em Cuba e na Antiga União Soviética, entre outras coisas e. com uma fé cega em implantar a Ditadura do Proletariado a "La Cuba".
Para isso usou e abusou de várias pessoas e, a mais importante - pelos resultados alcançados - era Lula. Ignorante, iletrado, desonesto, sem ideais, mas um grande manipulador de pessoas, era o joguete ideal para o inspirado José Dirceu.
Lula não tinha caráter nem ética, e até contava, entre risos, que sua família só comia carne quando seu irmão "roubava" mortadela no mercado onde trabalhava. Ou seja, o padrão ético era frágil. E ele, o Dirceu, que fizera tudo direitinho, estava na hora de colher os frutos e implantar seu sonho no país.
Aí, surgiu Roberto Jefferson... e deu no que deu.

A análise de Nelson Motta está perfeita.

. . . o programa "Cidade em Debate"

--- Gostem ou não os anônimos da situação, estou divulgando o programa que consigo ouvir pela internet (vide comentário meu em resposta a um anônimo situacionista no tópico anterior).
* Quem quiser ouvir ouça e quem quiser acompanhar por aqui acompanhe, mas parem de me encher o pacová. Falei!
* Começou agora.
* Por favor senhores âncora e entrevistados falem mais perto do microfone.
* Convidados são Ver. Paulão e Presidente do PR  Bob Izar.
* Paulão explicando o que era e o que é hoje o PT.
*  Estão se referindo elogiosamente sobre o Centro de Convenções e essa conquista, nos moldes em que foi construído, justiça seja feita, deve-se ao então Prefeito Sr. Adib Abi Chedid.
* Faço daqui minha pergunta ao Paulão. E aí caro vereador vai ou não sair candidato e se for para quê? Vereador, vice ou prefeito???
* Paulão respondendo: seu nome está à disposição do grupo seja pra que cargo ou função que for. Se o grupo quiser ele sai até pra prefeito...
* As pesquisas particulares falarão mais alto!!!
* Bob falando que a oposição está mais unida que há 4 anos, quando, diz ele, naquela época não havia a garra e a disposição do grupo como hoje pra ganhar a eleição. Neste ano NÃO HAVERÁ RACHA.
* Bob relembrando da atuação de seu irmão Dep. Ricardo Izar como Presidente da Comissão de Ética que não cedeu às enormes pressões que sofreu, inclusive ameaças de morte, mas que deu andamento ao processo do mensalão que foi o início de tudo o que hoje acontece.
Realmente ambos os Ricardo (pai e filho) estão no rol dos bons e honestos políticos brasileiros que infelizmente hoje constituem uma minoria.
* Ressalta o Bob a falta de atenção do Prefeito Bimbo em relação a iniciativas que o Dep. Ricardo Izar Jr. toma em Brasília para beneficiar Serra Negra, como por exemplo, ele queria mandar para SN uma UBS e o Prefeito Bimbo não aceitou por falta de terreno... Pode???  ABSURDO  TOTAL!!!
* Se for mentira do Bob Izar cabe ao Bimbo desmentir. Lembrando que quem cala consente.
* Assunto agora, novamente, o "aumento" do funcionalismo.
* Palavras do Paulão: "Quem prometeu 11% em nome da Prefeitura teria que ter palavra e cumprir essa promessa". E quem prometeu foi exatamente o "chefão" do grupo situacionista Sr. Adib Abi Chedid. E disse mais: "Falta a essa administração CONVERSAR mais com a população".
* O grupo situacionista vai sim Paulão, conversar mais com a população. Espere mais um pouco e lá estarão todos eles descendo a Coronel, com sorrisos falsos, promessas duvidosas, abraços e apertos de mão demagogos, tapinhas nas costas, sem contar os ridículos bonecões. Pura palhaçada eleitoreira que se repete a cada eleição e ainda há eleitores que gostam de continuar sendo enganados e engambelados com essa pantomima toda. E sem contar também com os asfaltamentos e reasfaltamentos pela cidade...
* Paulão e a Saúde que é a sua área. Diz ele que o PS é o ponto nevrálgico da saúde em SN, mas que é responsabilidade da Prefeitura e não tem nada a ver com o Hospital. Elogia a ONG criada e o Hospital em si é do povo. O Pronto Socorro (PS) é outra coisa. É necessário que haja 2 médicos principalmente nos fins de semana e temporadas. Um médico só não consegue dar conta nestes períodos, principalmente pelo atraso no atendimento, mas "falta vontade política" pra resolver a questão.
* Diz mais: "Este grupo já aí há 8 anos e não vai resolver isso. Houve um estelionato eleitoral. Na época da eleição colocaram quem tinha capacidade em depois da eleição foi mandado embora". Disse ainda: "Falta humanização no atendimento. Os mais humildes estão sendo humilhados." Ô LOCO PAULÃO, mas isso é gravíssimo!!!... "Só querem consertar na época de eleição... Se tivesse eleição todos os anos, não haveria problema". Paulão disse que a situação na saúde é crítica e não será em 6 meses que esse grupo vai resolver ou melhorar. "O médico tem que ser mais humano no atendimento. Tem que APARPAR o paciente e não só pedir 300 exames, sem APARPAR". Ele quis dizer que o médico tem que EXAMINAR o paciente com dedicação.
* Em suas despedidas o Bob diz que tem um sonho de transformar o recinto do Casco de Ouro e o Discão num Centro que tire as crianças das ruas, das drogas, e vai cobrar isso do próximo prefeito a ser eleito em outubro.
* Paulão agradece a todos da Onda  Verde FM, Dr. Paulo, Kiko, Carlos André, Mané e diz ter certeza que a população está vendo o que está acontecendo hoje na cidade e que assim vai ser eleito candidato da oposição. Obrigado pelas referências ao Blog Comentando.
--- Fim do programa.