Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

. . . gente que faz


--- Ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente o Ibraim Gustavo, mas tenho visto seu trabalho à distância e me parece ser muito bom em tudo o que faz. Veio para somar. Vejam aí um exemplo:


Rádio Serra Negra abre espaço para discussão de queimadas no município



Da esq. Para dir.: Ibraim Gustavo (Jornalista), Iza Bordotti (Gestora ambiental), Sargento Ivanilton (Corpo de Bombeiros SN) e Eliza Godoy (Bióloga)

No último dia 10, em entrevista concedida a Ibraim Gustavo, na Rádio Serra Negra, a gestora ambiental Iza Bordotti e a bióloga Eliza Godoy, falaram sobre as queimadas que ocorrem em Serra negra e região. O programa teve também a participação do sargento Ivanilton, do Corpo de Bombeiros local.
Iza Bordotti explicou que os problemas gerados com as queimadas afetam tanto a natureza e o meio ambiente, quanto a saúde do próprio ser humano: “o prejuízo é muito grande quando levamos em consideração não apenas a fauna e a flora, mas a qualidade do ar que o homem respira, a fuligem que invade as casas, e o próprio desmatamento, que além de tirar a beleza de nossas florestas, tira também a vida de animais silvestres que vivem ali”.
A gestora ambiental lembra que os proprietários de terrenos devem fazer o aceiro nos locais onde houver possibilidade de queimada, pois o mesmo evita que o fogo se propague. “O aceiro é um dispositivo que previne a perda de controle do fogo por parte do próprio agricultor ou proprietário de terra. Contudo, a melhor maneira de limpar um terreno ainda é roçar o mato”, explica.
A bióloga Eliza Godoy afirmou que nos casos em que o proprietário do terreno não reside em Serra Negra, “a obrigação é manter um caseiro ou alguém responsável por fazer a limpeza e garantir a manutenção e o corte do mato”. Segundo ela, além do risco que pegar fogo acidentalmente, o mato alto também pode atrair bichos, insetos e animais peçonhentos para a vizinhança.
Em Serra Negra existe a lei nº 3944/16, que dispõe sobre a proibição de queimadas no município. A lei prevê sanções e penalidades, como multa, para quem desrespeitar. Iza Bordotti lembra que esse projeto foi inspirado em uma lei semelhante na cidade vizinha de Socorro.
Representando o Corpo de Bombeiros de Serra Negra, o sargento Ivanilton dos Santos disse que além dos problemas já apontados, o fogo também pode provocar acidentes em estradas e rodovias, já que geralmente as vias são cercadas por áreas verdes que, quando incendiadas, “a fumaça atrapalha a visão dos condutores de veículos, quebra de tronco de árvores e galhos que acabaram invadindo as pistas, podendo provocar sérios acidentes de trânsito”.
Segundo o bombeiro, a corporação está atualizando os dados do município de Serra Negra para a retomada do projeto Queimada Zero, que leva a toda a população informações e ensinamentos sobre os problemas causados pelos incêndios florestais para o meio ambiente e para o homem: “trabalhando o conceito da conscientização, o Queimada Zero é realizado por meio de palestras e campanhas educacionais na mídia, nas ruas e principalmente nas escolas, já que as crianças são os maiores multiplicadores de informação, especialmente dentro de casa e para os pais”, acrescenta o sargento Ivanilton.

Para informações sobre a melhor forma de proceder com limpeza do terreno, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelos telefones: (19)3892-9624 / 3892-9612. Nesses números, você também pode fazer denúncias sobre a ocorrência de queimadas em todo território municipal. O Corpo de Bombeiros de Serra Negra também disponibiliza o 193 para emergências. Lembramos que a denúncia é anônima.

. . . o dia de hoje




--- Hoje é o dia de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina e nome do Hospital de Serra Negra e daqui a exatamente 1 mês o dia do aniversário de nossa terra natal.

. . . mais um que merece aplausos


. . . e aplaudindo em pé esse deputado




. . . e associando