Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

. . . a previsão para o sábado de aniversário

--- Pelo Jornal da Band :

--- Pelo Jornal Nacional :

. . . que é agora

--- Neste exato minuto começa a PRIMAVERA.

. . . e prestigiando quem nos prestigia

--- Repassando nota e fotos enviadas via zap pelo Ver. Leandro sobre seu trabalho no Dia da Árvore. Vi pelo facebook que a Prefeitura também fez plantio em canteiros da cidade, porém, embora já tenha solicitado pessoalmente ao prefeito para que sua Assessoria de Imprensa envie suas realizações para a devida divulgação gratuita, até hoje isso não foi feito. Então o blog prestigia a quem o prestigia :



"Ontem 21/09, os vereadores Leandro Gianotti Pinheiro, Roberto Sebastião de Almeida, José Orlandi   (Tegão), e diversas outras pessoas; entre elas bióloga, contador, engenheiro, advogado, e  ambientalistas, plantamos 25 mudas de árvores no Parque Represa Dr. Jovino Silveira, uma maneira de conscientizar a população para cuidarmos da natureza, inclusive protestando contra as diversas queimadas que estão acontecendo em Serra Negra.
Precisamos da união de TODA POPULAÇÃO, para ACABAR com essa prática horrível de botar fogo em terrenos,  pastos e matas. 
Pois se existem pessoas que destroem, têm que ser punidas, mas nós sempre vamos construir uma natureza melhor!!! Nós da Câmara Municipal vamos fazer a nossa parte com leis mais severas, mas a população precisa colaborar e fazer também a sua parte!!!"

. . . uma questão de justiça

--- Acompanhei no ano passado a sessão de Câmara em que o Ver. Roberto apresentou projeto de lei regulamentando as queimadas. Um projeto muito bem elaborado e completo nos mínimos detalhes, inclusive a respeito de punições. Mexeram tanto no projeto original e fizeram tantas emendas e me lembro muito bem (vide gravação da sessão) que o vereador que mais debateu o tema e mais modificações sugeriu foi o Ver. Ricardo (Toco).  Justiça seja feita ao Roberto que fez a sua parte... Um ano depois está aí a consequência e aí estão os resultados... Nunca a cidade queimou tanto... E as punições aos culpados? Pizza (queimada) mais uma vez, graças a uma lei mal aprovada. A conclusão a que se chega é que precisa haver modificação na tal lei. Mais um exemplo em que realmente os palpiteiros só atrapalham!!!

. . . enquanto a primavera não começa . . .


"Boa tarde Lauro, conversei com uma pessoa hoje que me disse que o MP falou que precisa ser mudada a lei sobre queimadas (*). Bom, quem tem que fazer essa mudança é a Câmara, certo?
Será que eles não têm tempo para fazer essa mudança ou é interessante queimar TUDO??? Aí podem ser abertos loteamentos, etc.
Estranho isso pois tempo pra eles não falta, pois só enchem linguiça... Vereadores, façam algo de útil, honrem esses salários absurdos que pagamos pra vocês. Tenho certeza que um pouco de boa vontade pode mudar isso. A não ser que seja interessante para alguns queimar toda nossa mata. RAC"

(*) A foto é de queimada ontem à tarde na mata atrás da Prefeitura, que só parou de queimar hoje cedo.

. . . e esclarecendo: Primavera começa dia 22 ou dia 23 de Setembro?


É só chegar perto do início de uma nova estação que vemos as buscas por “quando começa” crescerem. O verão é dia 20 ou 21 de dezembro? O outono é 21 ou 22 de março? Não precisa brigar com o coleguinha: a resposta certa para essa pergunta muda a cada ano. A primavera, em 2017, começa no dia 22 de setembro, próxima sexta-feira. Mas nem sempre é assim: em 2015, 2011 e 2010, por exemplo, foi no dia 23 de setembro. E em 2019 também será nesse dia.
Se você quiser ser 100% preciso, pode falar que a estação mais florida do ano vai começar HOJE, dia 22 às 17h02. Este é o dia e horário do equinócio de primavera – instante em que o Sol cruza a Linha do Equador Celeste. Não há nenhum misticismo nisso, apenas astronomia. Nesta data, dia e noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. Depois desse dia, no hemisfério sul, os dias passam a ser mais longos do que as noites.

Por que o início da primavera muda a cada ano?

Isso acontece porque o intervalo entre uma primavera e outra – ou seja, o período de um ano – não tem exatamente 365 dias. Cada ano tem aproximadamente 365 dias e 6 horas, o que faz com que o horário exato do equinócio varia ao longo de um período de 18 horas, parte no dia 22, parte no dia 23, geralmente.
Para saber a data e horários exatos do início da primavera, podemos consultar sites confiáveis como o do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ou do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo