Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de maio de 2014

. . . o programa Cidade em Debate

--- Já na sintonia aguardando o programa e obrigado pelo "alô" no programa que o antecede.
* 09:36 h - Começou com Cláudio Siqueira e Paulo Scachetti.
* Começou comentando sobre mudanças na Câmara Municipal, ou seja, possível entrada do suplente Elias no lugar do vereadorzinho cassado. Paulo explicando o mecanismo do processo. Os votos conquistados irregularmente o que originou a respectiva cassação, então tais votos sujos estariam automaticamente anulados e portanto não podem ser transferidos para a legenda e em assim sendo não poderia ter assumido o Falcão. Tal processo foi indeferido em SN , foi para o Tribunal Eleitoral em SP que manteve a decisão serrana. Em instância mais superior no TSE em Brasília deverá ser julgado nos próximos dias e a nova notícia é que o Vice Procurador Geral Eleitoral deu razão a tese inicial, baseado provavelmente em jurisprudências anteriores, dizendo que tais votos devem ser anulados, inclusive pra legenda e com isso muda o coeficiente eleitoral e assume o Elias.
* Agora comenta sobre processos de cassações em curso, dizendo que processos semelhantes aconteceram na legislatura passada e que a duração de tais processos duraram 4 anos. Diz que o vereador tem liberdade e autonomia para dizer o que quiser, desde que sejam relacionados a interesses comuns tendo cuidado para que não se parta para causas e assuntos pessoais. 
* A famosa musiquinha para o ouvinte Sr. Antônio do Bairro da Serra... Mas ainda não escolheram uma musiquinha apropriada para o filho do Sr. Antônio.
* Convidado especial de hoje é o suplente de vereador Nei do Conisca que já chegou a ocupar por duas vezes uma cadeira na atual legislatura, com atuação marcante. Em nenhuma destas vezes entrou quieto e saiu calado.
* Será que não vão falar nada da palhaçada na sessão de ontem???
* Nei falando sobre sua atuação no Conisca (consócio intermunicipal na área da saúde entre cidades do Circuito das Águas) durante 3 anos. Descreve as vantagens para a cidade quando a Administração Municipal usa o Conisca no lugar (ou junto) com o AME.
* E a tecla continua sendo batida, ou seja, o Nei reclamando que, quando assumiu a vereança, fez indicações de interesse pra cidade, mas que não foram atendidas por ser da oposição... Limpa um pouco a barra do prefeito e transfere parte da responsabilidade para a equipe de trabalho do prefeito.
* Nei cumprimentando e agradecendo o trabalho do Blog Comentando e sugerindo ao pessoal da Prefeitura que deveria agradecer a ajuda do blog nas questões administrativas. Doce ilusão Nei. Lá continua prevalecendo a soberba e o protecionismo aos seus apaniguados...
* Respondendo a pergunta de ouvinte sobre atendimento de médicos que não examinam seus pacientes, dizendo que isso é caso de polícia e recomendando os ouvintes que se isso acontecer  deve ser feito um boletim de ocorrência, acionar a polícia, o MP, enfim, por a boca no trombone, pois isso não pode acontecer mais nem no hospital de SN e nem em lugar nenhum.

--- Tempo esgotado e fim do programa às 11:05 horas. E se omitiram na questão da palhaçada de ontem. Não quiseram se comprometer...

9 comentários:

Anônimo disse...

Festejar ( e/ou torcer ) pela volta do Elias Jorge ... Minha nossa ...
Realmente o povo de Serra Negra, igual a maioria do povo brasileiro, é desmemoriado.

Lauro disse...

--- Assino embaixo. O povo não recolocou o Collor como senador?

Anônimo disse...

O pior que sim ... recolocou Collor, não tira o Sarney e se bobear , trás de volta o Lula !!!
E como diz alguem no fundo quem define quem volta, quem fica ou quem não sai é a parcela da população que não lê jornal, mas se limpa com ele.

Anônimo disse...

Quando falamos em Quociente, estamos falando em divisão. Assim, falar em Quociente Eleitoral é falar em Quantidade de Votos Válidos DIVIDIDO pelo número de vagas. O Resultado é o Quociente Eleitoral.

COEFICIENTE é o número de vezes em que uma coisa é repetida.

Tenho a impressão que se os votos do vereador cassado forem anulados, muda o quociente eleitoral e o quociente partidário também.

Lauro disse...


Coeficiente ou Quociente eleitoral?Categorias: Eleições 2012, Política e politicagem
Outro erro bastante comum surge na época da apuração dos votos, quando a definição dos vereadores eleitos depende do cálculo do coeficiente eleitoral… ou seria quociente eleitoral?

Em 2008, quando cobri as eleições municipais para O Diário, tirei essa dúvida com historiador político Reginaldo Dias, perito no cálculo das cadeiras do legislativo; e com o especialista em Direito Eleitoral, o vereador eleito Ulisses Maia (PP). O correto é quociente eleitoral, por motivos que a matemática e os dicionários explicam bem.

Nas eleições proporcionais, um candidato só tem chances de ser eleito quando ele é o mais (um dos mais) bem votado(s) dentro de uma coligação que superou um “índice de corte”, que é calculado pela divisão do número de votos válidos daquele pleito pela quantidade de cadeiras disputadas. O resultado de uma divisão, na matemática, chama-se quociente… e não coeficiente.

É por esse motivo que o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa (PMDB), não foi reeleito vereador. Apesar dele ter sido o quarto colocado em votos, ficou de fora porque seu partido não atingiu o quociente eleitoral.

Veja também:
* Como se dá o cálculo dos vereadores eleitos
* E a explicação do TSE sobre quociente eleitoral

Apesar de amplamente utilizada pela imprensa, a expressão coeficiente eleitoral está incorreta. Coeficiente é o algarismo que mostra quantas vezes se multiplica um termo.

Como bem explica o Wikipédia, “trata-se do fator multiplicativo de um termo numa expressão“. Na operação 7x² – 3xy + y, por exemplo, os coeficientes são 7, 3 e 1 (oculto, junto ao y).

Portanto, as expressões coeficiente de inteligência ou coeficiente de natalidade estão corretas. Coeficiente eleitoral, não.

Anônimo disse...



"dizendo que tais votos devem ser anulados, inclusive pra legenda e com isso muda o coeficiente eleitoral e assume o Elias."

Anônimo disse...

Lauro, comentários quentes:- Paulinho para prefeito, Vitali para vice.

Lauro disse...

--- Acho que aí nesta altura, não tem nada de quente...

Anônimo disse...

queria o que o paulo é advogado do marquezin e o nei é o suplente, acorda!