Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de julho de 2014

. . . até quando meu Deus?



"Boa Noite Dr. Lauro!
Duas matérias me chamaram a atenção em seu blog: Uma ...que um dia a natureza vai cobrar por estes crimes e a outra...um ufanismo verdadeiro.
Diante das fotos que fiz hoje pela manhã na Rod. Enzo Perondini (rodovia essa que dá acesso à Monte Alegre do Sul), achei de suma importância postá-las aqui, uma vez que um Vale está sendo aterrado e não vi em nenhum lugar do terreno uma placa identificando licença para tal ou placa de um responsável técnico. Simplesmente estão jogando terra Vale abaixo.
Descendo um pouco mais, sentido Bairro dos Francos (na mesma rodovia) mais dois pequenos aterros ao lado de residências.
Está correto? Será que a legislação municipal, estadual e federal estão sendo respeitadas? Um aterro assim não pode prejudicar o meio ambiente? Não é um crime ao meio ambiente? Qual o órgão que fiscaliza aterros assim grandes?"




--- Recebi via e-mail o texto e as fotos abaixo: ATÉ QUANDO MEU DEUS, VÃO CONTINUAR ACONTECENDO ESTES ABSURDOS ECOLÓGICOS NESTA CIDADE QUE AINDA É CHAMADA  "CIDADE da SAÚDE"???





9 comentários:

MARCELO DE SOUZA disse...

Esse aterro, que parece ser um bota-fora, também já foi apresentado no grupo do facebook "UMA SERRA NEGRA MELHOR". Este grupo tem a participação de alguns vereadores que já tem conhecimento do assunto e acredito que já tenham tomado pé do problema e poderiam nos dar as respostas e nos informar quais providências foram tomadas.
Notem que numa das fotos mostra o exato momento que um caminhão está basculando terra. Pelo tamanho do caminhão basculante é possível se ter uma ideia da enorme altura e o enorme volume de terra que está sendo jogado no local aparentemente sem nenhum critério de engenharia e sem nenhuma preocupação com a vegetação local (notem que em outras fotos parece que árvores foram soterradas, ou seja, não limparem o terreno antes da construção do aterro).
Se isso é verdade, ou seja, se este aterro não tem licença, alvará de funcionamento, licença ambiental para operação e funcionamento e se não existe um responsável técnico pela construção deste aterro, sei não, mas me parece ser algo irregular, não é? Uma obra deste porte não deveria ter uma placa identificando o Executor, o Engenheiro Responsável, o alvará de funcionamento da prefeitura?
Entre outros problemas, um aterro assim construído sem critérios de engenharia, não poderá?
1. provocar problemas a curto, médio e longo prazo? Por exemplo, notem que as faces dos taludes resultantes do aterro não estão protegidas com vegetação (grama) e, portanto, quando chover e principalmente quando entrarmos no período de chuvas intensas (dezembro a março), se o talude não for gramado, poderá haver processo erosivo e instabilidades locais do talude. O processo erosivo vai carregar solo para jusante podendo contaminar córregos, provocar assoreamento/obstrução de córregos obstruir drenagens naturais ou não e, eventualmente, contribuir/provocar para o alagamento de alguma área a jusante. A proteção superficial com grama deve ir sendo instalada a medida que o aterro vai subindo e isso parece que não foi feito e parece que não está sendo feito;
2. Não é possível nas fotos se observar sistema de recolhimento e encaminhamento adequado das águas de chuva (canaletas de drenagem, escadas hidráulicas, etc). Falta sistema de drenagem superficial. Isso aumenta o processos erosivo, o processo de carreamento de solo, provoca empoçamento, encharcamento que pode levar a instabilidade (ruptura, deslizamento);
3. A falta de limpeza da base do aterro e a provável falta de uma compactação mínima do aterro, pode resultar em ruptura do talude (deslizamento de terra) e, consequentemente.
Ou seja, é importante que seja fiscalizado para verificar se normas e critérios de engenharia e ambientais estão sendo respeitados. Na cidade, quem fiscaliza isso? É o caso de uma consulta no CREA? Prefeitura? Secretaria do Meio Ambiente? Cetesb? Qual foi a providência tomada pelos representantes eleitos pelos munícipes já que eles já têm conhecimento do assunto através do grupo do facebook “UMA SERRA NEGRA MELHOR”?
Aproveito para convidar você Lauro e a todos as pessoas que gostam da cidade e gostam de natureza e meio ambiente para participar do grupo de discussão do facebook "Uma Serra Negra Melhor".

Anônimo disse...

para não ver mais estas coisas por aqui o melhor mesmo é mudar-se para alguma cidade que tenha autoridades responsaveis ,,aqui já era ,,o negoçio aqui é dinheiro donheiro dinheiro .........

cidade saude......faz-me rir ...nem hospital decente tem??????????

MOSCARDO disse...

O MARCELO....... ISTO TUDO É MUITO BONITO DE FALAR .....ACUSAR....E ETC MAS AÇÃO MESMO NADA DE NINGUÉM ..... DE BLA BLA BLA A CIDADE ESTA CHEIA , PRECISA É AÇÃO EFETIVA ..PASSEATA .CAMPANHA PARA POR EM RISCO O PROJETO POLITICO DO PAXÁ ÁRABE ,,SENÃO É CHOVER NO MOLHADO MEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse aterro já existe há mais de 15 anos. É um sítio particular e ali era café e o proprietário plantou eucalipto. O despejo é gratuito e a compactação é feita lentamente pelos próprios caminhões e máquinas particulares que usam o local.
Já as outras fotos são residencias, terrenos pequenos que estão aproveitando para nivelar seus terrenos.
Não há nada ali que se compare à destruição feita no Gurupiá.

Abner Di Siqueira Cavalcante - "o Forasteiro" disse...

É! O povo está sendo criterioso ao ter conhecimento dos erros e das mazelas de determinadas cidades.
O pior de tudo isso é a origem desse mal que todas essas desgraças parte geralmente dos políticos da cidade. Tem a participação do povo sim no momento em que este povo exerce seu direito de votar. O problema é que, em certas cidades, a exemplo de Serra Negra. Aqui, quem é direito, honesto e gosta de trabalhar não tem e mínima chance de se candidatar. Não se vê nenhuma alteração política nas eleições a não ser para o lado mau. É a lei do "dá ou desce". Aqui, quem aparece por algum tipo de trabalho ou atividade que ajudar o povo, é obrigado a passar pelo crivo dos corruptos e xenófobos de plantão, caso contrário é expulso, além das péssimas condições da cidade, onde os atuais dirigentes não tem compromisso com o próprio eleitor que o escolheu, embora numa crise de incontestável loucura. Foi essa a intenção expressão Anônimo de 19 de julho de 2014 ao comentar o fato criminoso desde o início conhecido. Apoio totalmente as palavras desse anônimo, bem como as do Sr. Marcelo de Souza. Esse é o nosso dever! Extirpar o mal, condenar atos espúrios tão costumeiros nesta linda e charmosa cidade. A vontade dos que tem o dever de preservá-la e de destruí-la de forma a mais ser reconhecida. O interessante é que ainda fazem propaganda enganosa "cidade saúde". Ora vão ser boçais lá no inferno, humanoides estúpidos que pretendem enganar, ludibriar o povo, antes, durante e depois das eleições. Agora digam! Estamos mentindo? Como se pode elogiar o que não presta?

MARCELO DE SOUZA disse...

Caro Morcardo, não acusei ninguém, apenas comentei as fotos postadas por um anônimo e expus o que pode ser observado nas fotos e por todos que passam pela estrada e apenas questionei: Há fiscalização? Quem fiscaliza? Obras deste porte não exigem alvarás de operação e licenças ambientais? Não exigem um responsável técnico? Está sendo conduzida de acordo com critérios de engenharia? O local é adequado para uma obra assim? Do jeito que está sendo conduzida não há risco de erosão, carreamento de solo, assoreamento de drenagens naturais ou não a jusante? Pelas fotos tem-se a impressão que não são adotadas práticas adequadas de engenharia. Merece Avaliação / fiscalização. Perguntei por que não há nenhuma placa no local identificando responsáveis, licenças de operação, alvará da prefeitura, etc. Uma intervenção deste porte não exige isso?
Caro “anônimo de 19/07/2014 18:25” que fala que o aterro tem 15 anos e que o aterro é compactado com caminhão, pergunto: Imagino que nestes 15 anos sempre foi fiscalizado e sempre operou com autorização, licenças, alvarás, supervisão técnica, correto? Com relação à compactação, passagem de caminhão não é compactação. Compactação se faz com rolo compactador (vibratório ou não) após o lançamento de uma camada com espessura controlada e após homogeneização e correção da umidade do solo para a umidade ótima de compactação. Compactação é sempre aferida com controle de compactação. Se este aterro é realmente compactado, eu pergunto: Qual o Grau de Compactação mínimo e médio deste aterro? Qual a espessura da camada antes da compactação? Qual a umidade ótima de compactação? Posso estar enganado, mas pelas fotos que foram expostas, o material parece bastante heterogêneo e parece simplesmente lançado. Isso é fácil você comprovar apenas demonstrando o controle de compactação, ensaios geotécnicos de caracterização do solo e ensaios de compactação.
E com relação ao Gurupiá, “Anônimo 19/07/2014 18:25” poderia detalhar o que foi feito de errado e quais foram as "destruições" citadas? Eu já ouvi falar mas não sei de detalhes. Tem fotos ou algo documentado para demonstrar as “destruições” citadas? O caso foi apontado para os órgãos fiscalizatórios, para a Secretária do Meio Ambiente ou você assistiu a "destruição" citada passivamente? Seria interessante compartilhar suas informações. Agora, no meu modo de ver “uma maior destruição” não justifica uma “menor destruição”. Temos que trabalhar e planejar a cidade/região para evitarmos “destruições”. Hoje há normas e técnicas que possibilitam obras minimizando impactos ao meio.
Caro Lauro, por que não consigo mais ver as fotos? Alguém mais não consegue ver as fotos?

Lauro disse...

--- Caro Marcelo, também não sei a razão porque está acontecendo isso aqui no blog. Já aconteceu em outros tópicos e tive que republicar fotos que eram isoladas. Será que terei que fazer isso também aqui?

Lauro disse...

--- E se o problema persistir, o pior é que, após a publicação das fotos eu as deletei do arquivo. Precisaria solicitar a quem me enviou que as enviasse novamente para republicá-las.

Anônimo disse...

Marcelo, as notícias e as fotos sobre o Gurupiá estão aí no blog. Dê uma pesquisada.