Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

. . . o outro lado, por e-mail

"Eu trabalho e defendo os princípios da proteção animal, em função das necessidades desses animais. Para mim, sempre é a partir das necessidades dos animais que devemos pautar as nossas ações.
Conheço muita gente que bate no peito em prol dos animais e jamais esteve no Canil Municipal ou sequer abrigou um animal de rua ou adotou.
Estamos falando aqui de trabalho a favor desses animais, e não em questões pessoais, até porque estas são as que menos interessam diante das necessidades dos animais.
O motivo de minha saída do GAVA, caso possa interessar aos anônimos desse blog, foi por motivos de não concordar com atual administração. Motivos esses que me levaram ao desligamento da ONG que ajudei a construir.
Durante 3 anos e 3 meses, trabalhei dentro daquilo que é de direito para os animais, e de acordo com os princípios que foram determinantes para a fundação do GAVA. Quando percebi que os objetivos e métodos de trabalho perderam esse foco, não tinha mais porque nele permanecer.
Diante de fatos que não condizem com minhas atitudes e caráter, o que me restou foi o desligamento, o que fiz sem qualquer problema, pois quando se quer trabalhar não precisamos de Ong, precisamos de disposição e isto temos de sobra. É o que fizemos desde outubro de 2.014, aliás, como muitos outros fazem – são os protetores de animais independentes.
Agora, Dona de ONG? Desde quando Ong tem dono?  Se ONG tivesse DONO(A), estaria até hoje na presidência do GAVA, porque como informei antes fui uma das fundadoras do Gava. Vou lhe informar melhor, quer dizer, se é que lhe interessa e vá entender (aliás, antes de falarmos sobre qualquer assunto temos que ter conhecimento do que falamos): a minha decisão de fundar nova Ong, como antes ocorrera com o Gava, foi uma decisão coletiva, em que outros companheiros(as) se colocaram à disposição para a luta pelos direitos dos animais. Quando abraçamos qualquer causa temos que ter pessoas ao nosso lado com o mesmo comprometimento!  
Muitos falam em defesa do Canil Municipal, mas sequer conhecem o local e muito menos os animais que lá estão. Para refrescar a memória de todos, a própria Prefeitura de Serra Negra, a meu pedido na época como Presidente do GAVA, foi realizada uma vistoria no Canil pela falta de condições de atendimento aos animais que lá estão. Pois bem, nesse laudo foram apreendidas medicações, inclusive vacinas vencidas, geladeira desligada, fossas abertas, falta de água, animais trancados dentro de banheiros, instrumentos (tesouras, pinças, entre outros) enferrujados, ração sem o armazenamento adequado e animais comendo suas próprias fezes, como eu mesma já presenciei. Isso tudo realizado pelos próprios agentes do município. Então, vamos falar do que realmente está acontecendo diante do descaso para com esses animais e os que estão abandonados pelas ruas de nossa cidade. Caso não saiba, e acredito que não, a Prefeitura de Serra Negra tem uma Veterinária concursada – Drª Fabíola. Pergunto: ela acompanha os trabalhos do Canil? O Canil Municipal é um espaço público. Pergunto: Desde quando uma ONG tem poder de polícia a ponto de proibir um Vereador a entrar em local público? E vejamos os comentários dos anônimos e veremos relatos de pessoas distratadas, ofendidas, de recusas em recolher animais. Poderia uma Ong dizer o que quiser?
A questão aqui é ajudar esses animais, se é que você gosta de animais, e tratá-los com respeito e dignidade.
Acho melhor o senhor (a) se inteirar do assunto antes de falar qualquer coisa, atacar pessoas, ofendê-las. Inclusive, fica aqui um convite da minha parte, venha ser o(a) presidente da ONG Mundo dos Vira-Latas. Ficaria imensamente feliz por termos mais pessoas ajudando do que falando sobre um assunto que desconhecem, e com isso você vai poder falar de CAUSA ANIMAL.
Outra coisa, sejam mais transparentes, não se escondam atrás do anonimato. Gosto de expor minhas idéias com pessoas que tenham a dignidade de se mostrarem. Não digo coragem, porque ser transparente é para mim questão de dignidade!
Acredito que se esconder atrás de um teclado para fazer afirmações que desconheçam, ainda mais usando o meu nome, seja mais cômodo para estas pessoas anônimas, que preferem o discurso ao trabalho em favor dos animais. 

Carla Lima Munhóz"

* Tal e-mail, nitidamente, é em resposta aos comentários em relação ao assunto.

20 comentários:

Anônimo disse...

Carla Lima Munhóz, qual sua relação com o vereador Marquezinho? Quer ser Administradora do Canil? Quantos caes abandonados vc ajuda? Qual sua profissão? Seu marido trabalha pro tal vereador?
Quer transformar a CAUSA ANIMAL na CAUSA POLÍTICA???

Anônimo disse...

Se todos estão a favor do bem estar dos animais por que não encontrar uma forma conciliadora de resolver a questão? Seria necessário tanto estardalhaço por parte do vereador? Se a questão era uma autorização para entrar e fiscalizar o Canil? Por que não consegui-la com as autoridades competentes ao invés de fazer uma "reportagem" sensacionalista? Por que a responsável pelo estabelecimento e a Prefeitura juntas não apresentaram um posicionamento oficial sobre o assunto esclarecendo todas as dúvidas dos reclamantes e anunciando as medidas a serem tomadas? Por que a falta de humildade de ambos os lados? Para as pessoas absolutamente leigas no assunto, mas que procuram ponderar os argumentos, é notória a ausência da intenção de entendimento e de uma conciliação das partes. A quem interessa impressionar a população? A quem interessa realmente resolver o problema sem sair vitorioso do caso e esfregar a sua verdade na cara do adversário? Perde com isso o vereador sua credibilidade, a dona do Canil o respeito da população, os representantes das ONGs a confiança em seu trabalho voluntário. Com isso perde a população atônita diante dos insultos de ambos os lados e principalmente aqueles a quem todos em princípio queriam ajudar: os animais. Só tem a ganhar quem com sabedoria souber recuar e estender a mão para um entendimento. Será que é tão difícil assim? Os animais e o cidadão serrano estarrecido com as baixarias merecem esse gesto.

Anônimo disse...

Crueldade contra animais é crime..então acho que passou da hora do MP se manifestar...ou vai ficar td como esta como td nesta cidade?

Anônimo disse...

Antes de mais nada, sou natural de Serra Negra, e particularmente, acho que a opção do anonimato, que meu amigo Lauro disponibilizou neste considerado blog, é de grande valia nesse momento, porque não sabemos exatamente com quem estamos lidando, ou melhor, na verdade, sabemos! Após ler o texto escrito acima, não pude me conter. Primeiro, é claro que não foi ela quem escreveu esse texto, mas isso pouco importa. Fui colaboradora do GAVA, fazia doações e acompanhava um pouco das ações do grupo, porém, em vários momentos, presenciei algumas atitudes que, para uma líder, não caía muito bem, presenciei várias vezes, atitudes contestáveis e controvérsias, entre elas: um descontrole emocional enorme (crises de choro constantes, em momentos inadequados e inoportunos), muitas vezes ajudava a “alguns” e não ajudava a “outros”, brigas com quase todos os veterinários da cidade (sobraram poucos para pedir ajuda e fazer dívidas), brigas constantes com a Daniela do canil. Então, me pergunto e esclareço ao mesmo tempo, falar em discordância da atual administração, pode até ser, pois, hoje o trabalho está bem melhor sem ela. Agora vamos falar em transparência? Comecemos então, cadê a foto da cachorra que foi comprada por vocês ??? Cadê as fotos dos gatos de raça que foram comprados??? Não eram para aparecer na foto porque não são SRD???? Sinistro isso. Mas voltemos ao que interessa, depois de sua saída, voltei a ajudar financeiramente, de corpo e alma. Como aposentada, tenho tempo livre para acompanhar tudo, analisar cada palavra escrita e cada ato praticado. Lembrando que na época, eu estranhava algumas atitudes, porque tudo era motivo para entrar com “processo”, de “brigar”, e me faz pensar, que essa atitude compulsiva, era pela facilidade, pois seu marido é “doutor”, e para quem ainda não o conhece, apresento-lhes, da mesma maneira como me foi apresentado: um “doutor” arrogante, cheio de si, ex-promotor (exonerado), ex-diretor do Asilo, ex- presidente de centro espírita, ex-advogado de ONG(demitido), ex-advogado da própria Prefeitura de Serra Negra (demitido), entre outros adjetivos e histórias que seriam muito longas e principalmente, indiscretas para o momento. E quanto ao canil, que sua administração seja avaliada por pessoas realmente competentes, sem interesses políticos, e nem pessoais, e para você que fala com as pessoas como se fosse Deus, tenha a certeza que você jamais o alcançará. E já aviso, minha intenção não é debater, apenas fiz minhas colocações de forma democrática como me é de direito. Não aceito provocações, nem chantagens, nem pressões psicológicas, nem terrorismo; pois conheço as Leis tanto ou melhor que os senhores. Boa noite a todos e que o Senhor olhe pelos animais. Sâo Francisco de Assis protegei à todos.

Anônimo disse...

A nova ONG foi aberta para entrar no lugar da Daniela, a responsavel pela ong é esposa do advogado do Marquezini, virou politicagem, concorrencia como se o canil fosse uma empresa particular. Está tudo errado. O ministerio publico em Serra Negra não funciona. Alguem pode me mostrar alguma ação do MP?

Anônimo disse...

Uma coisa é certa. A Daniela, que cuida do canil há anos, nunca teve pretensões políticas. Nunca foi candidata. E os outros que agora estão tornando a briga pública, têm interesses políticos? E se são tão dedicados a maravilhosa causa animal, por que não criam um canil particular, com o dinheiro deles próprios? Para os cães seria bom ter dois canis.

Anônimo disse...

Vixi maria ... qto mais mexe mais fede!!!

Anônimo disse...

gente o povo só quer poder ligar e ter alguem que possa ajudar um animal que esteja em risco.Não é hora de atacar ninguém ,só queremos nossos animais felizes,bem tratados,com o básico para poder sobreviver dignamente,só isso.Chega de acusarem um ao outro,isso é ridiculo,chega de misturar politica onde ela não é necessaria.

Anônimo disse...

AU AU AUAUAUAUAUAUAU.....AU AU AU AU AU

Abner Di Siqueira Cavalcante "o Forasteiro." disse...

Não recebi procuração ou mesmo pedido de defesa simples por parte dessa médica veterinária que presta serviços para a Prefeitura de Serra Negra. Sequer a conheço pessoalmente. Mas necessário se torna alertar a população para que não iniciem uma campanha contra tal médica veterinária, até porque ELA TRABALHA SOZINHA, SEM AJUDANTE OU AUXILIAR, NÃO PODENDO EXERCER CORRETAMENTE SUAS FUNÇÕES PARA A CIDADE, POR FALTA DE UM (A) AUXILIAR. Ora, nesta cidade falta de tudo, até mesmo direção ou gerenciamento do poder público onde é preciso. Caso o Bimbo e o Chedid continuem mandando na cidade, acredito que dela não restará mais nada. Agora, não falta gente para criticar de forma burra e covarde sob a capa o reles anonimato. É uma vergonha!!!!!!

Anônimo disse...

Só sei de uma coisa, se isso não rendesse nenhum valor financeiro porque não entregar logo o canil a Prefeitura e acabar com essa polêmica?????????

Anônimo disse...

Vejam bem: dois anos se passaram e o vereador Marquezini nada fez. Agora sai na disparada filmando e fotografando tudo o que vê pela frente (quer ibope medido pelas curtidas, compartilhadas e comentários...ridículo isso).

De repente,um acervo jornalístico sobre o canil por conta de DOISSS cachorros que não foram acolhidos...será??? (sinceramente, tudo tramado até então)

Então, chega a dupla Carla & Munhoz à frente na defesa num final de tarde no canil AO LADO (frize-se: AO LADO) do dito Vereador...hummmm

E para a surpresa de todos: UMA NOVA ONG surge "PARA O BEM ESTAR ANIMAL"...ÓOOOOOOOOOOOOOO

Viu, Vereador, o senhor nunca postou e NUNCA, MAS NUNCA deu atenção à proteção ou causa animal. Tá feio isso! Politicagem se faz com gente de peso, com gente que bate de frente. Usar os indefesos na sua POLITICALHA??? ME VALHA!!!

E vai sair uma futura chapa a Prefeitura??? M & M - Marquezini & Munhoz ???

Então, responda a todos nós, serranos: caso o senhor entre para a Prefeitura, pra onde vai a verba que o Sr. Carlos Sampaio poderá lhe conceder para a questão de "zoonoses & afins"???

Estão duvidando do que esse senhor aqui está falando? Vejam através das fotos no "facebook" do Vereador.

Sra.Carla, a senhora só esteve ao lado da causa animal para os animais que lhe interessam...limpar e ajudar no canil que é bom, nada né...faz-me rir, senhora! Tem certeza que o texto cabeça desse tópico foi de sua autoria?

Anônimo disse...

SENHORES VEREADORES POR FAVOR MUITA ATENÇÃO NO COMENTÁRIO DO ANONIMO DO DIA 28 DE JANEIRO AS 19:12 QUEM EH EX EM MUITOS LUGARES ALGO DE ERRADO TEM
QUEM USA ANIMAIS PRA POLITICA BOA GENTE NAO EH

Anônimo disse...

Anônimo do dia 8 de janeiro 8;59,fui eu,pessoalmente que indiquei o ver Marquezine as pessoas que estavam desesperadas por terem sido maltratadas como sempre pela Daniela, como eu sei que tudo que reinvidicam para ele ele resolve ou pelo menos tenta resolver ele foi pronto a fazer
algo para nos ajudar, etc... isso é uma injustiça que vc está querendo fazer com ele.

Anônimo disse...

Espere um pouco!
Desde quando a política não está envolvida em questões de melhorias para a população e os animais, que também tem seus direitos perante a sociedade?
Pq existe eleições para que sejam eleitos representantes do povo Presidente, Governador, Senador, Prefeito, Vereador? Os animais estão fora dessas questões, pois não podem ser ajudados?
Após as questões dos direitos dos animais virem a tona, muitos políticos estão também ajudando os animais e isso tem feito uma diferença gigantesca na vida desses animais.
Se fosse o caso de questões políticas como tantos afirmam, qual o motivo desses vereadores que querem mudanças para a população e agora os animais, que no meu ver demorou muito, estarem trabalhando na Câmara Municipal eleitos por nós?
Todos falam da Sra. Carla, mas estou vendo que é a única que está dando a cara a tapa para fazer com que esses animais tenham uma vida digna e convidando a população a ajudar cuidar desses animais.
Se qualquer um de nós der um pouquinho do seu tempo para ajudar nas melhorias dessa cidade, que é nossa, isso vai ser um grande passo para mudanças.
Sou de Serra Negra e já se vão 15 anos da mesma história e maioria das pessoas não conhecem o Canil Municipal.
São questões de saúde pública, direitos e deveres, contratos assinados sem o seu devido cumprimento, repasse de dinheiro público.
Se não houver mudanças para essa questão, quero ver a hora que a cidade tiver com uma população assustadora de cães perambulando pelas ruas e transmitindo doenças e cada vez aumentando o número de crias por todos os cantos, aí eu quero ver o que vão dizer a respeito daqueles que hoje buscam mudanças para que isso não aconteça.
E digo mais, sabe quem vai pagar muito mais caro lá na frente se essas mudanças não ocorrer.... OS ANIMAIS.

Anônimo disse...

Lendo este blog, e aproveitando que todos são anônimos, mesmo reconhecendo não ser adequado, gostaria de tecer alguns comentários sobre o Dr. Munhóz, com quem trabalhei no passado e acompanho a sua vida, mesmo de longe. Quem fala de ex-promotor como demérito ignora que esta é uma das carreiras mais disputadas entre os bacharéis, de modo que abandoná-la significa pelo menos ato de muita fé no futuro (pergunte se o Promotor de Serra Negra o faria?). E, ele não foi demitido, ele pediu exoneração, para advogar, o que para a advocacia é um prestígio. Sei que ele nunca foi diretor de asilo, mas apenas colaborador, como ainda o é, e seus préstimos só mesmo para quem possui má intenção não pode ser reconhecido. Fale dele para o Sr. Primo Beraldi e para a Srª Peci e vejam quem é o Dr. Munhóz. Até da sua religião falaram, mas converse com o Alexandre, da Prefeitura, e vejam que ele é um incansável defensor da doutrina religiosa que abraçou (ao que consta ele deixou a presidência por discordar de aspectos doutrinários, os quais não posso avaliar, porque não sou espírita). Sempre a sua coerência. Sobre a Prefeitura posso garantir que nunca se teve um consultor tão dedicado, que não deixava os advogados “na mão”, amigo de todos, sempre lutou pela melhoria da qualidade dos serviços, brigando por melhores condições de trabalho para todos. Contratado para ir apenas na sexta feira, como ainda hoje acontece, comparecia quase que todos os dias na Prefeitura. Finalizou diversos projetos iniciados (o Estatuto dos Professores só foi concluído pelo seu esforço e dedicação, perguntem para a Rita e o pessoal da Secretaria). Esclareço que ele não foi demitido, mas apenas não quis renovar o seu contrato, e até poderia, porque concluiu que muitas vezes não era seguido e se sentia mal em receber pelo que não redundava em benefício efetivo para a população. Tudo com muita transparência, tanto que quando foi questionada a sua contratação foi ele quem apresentou o contrato (o André Padula pode dar este testemunho melhor que eu). Novamente a coerência. Liguei para o Dr. Munhóz porque queria saber se ele era advogado do Marquezini, e ele disse que não: advoga para a causa animal e não para nenhum político e o faz com total liberdade, não tendo qualquer compromisso para o futuro. Não tem nenhum compromisso com a pessoa, mas com a causa. Quem o conhece sabe o que isto significa: se entender que não agiu corretamente terá nele um opositor. Ao contrário do que afirmaram, o Dr. Munhóz é amigo, não conheço ninguém que tenha lhe pedido ajuda e que ele tivesse negado. A sua biblioteca está aberta a todos, que são recebidos com amabilidade e presteza (auxilia até na solução dos problemas jurídicos, muitas das vezes). Estas informações distorcidas devem ser de alguém que se sentiu prejudicado pela sua coerência, e isto sei que existem muitos. Tomei a liberdade de ligar para o colega para saber da estória de ter sido demitido da Ong e ele me disse que encaminhou uma correspondência para pedir a substituição no caso, por conta de uma falsidade de ata de assembléia, e avisou a eles do Gava, que não receberam o AR (ele não me falou, mas fico pensando se também a sede não é falsa???) e depois mandaram um AR que foi por ele recebido, porque não tinha nada a esconder. Estas coisas vão se esclarecer em breve, pois deve virar caso de polícia. Tudo me leva a crer que este anônimo é alguém do Gava incomodado com a projeção do Dr. Munhóz. Diante dos acontecimentos, e até despertado pelo que li neste blog, e porque não tem qualquer outro interesse nestes acontecimentos, senão a defesa dos animais, gostaria de sugerir aos Vereadores que ele fosse indicado para receber algum título de nossa cidade, pois ele tem feito muito por ela, e com total desprendimento, ao contrário de muitos que quando fazem algo é pensando no seu comércio!!! A dúvida que fico é se ele aceitaria!!!

Anônimo disse...

Queria não precisar do anonimato para falar sobre a Carla, mas temo por represálias. Gostaria de falar da minha experiência no Gava e fazer sim a defesa da Carla, cujo nome está sendo bombardeado nesta coluna injustamente. Dizer que ela não escreveu o texto é ridículo, além de preconceituoso, pois é imaginar que a mulher não poderia escrever um bom texto (creio que dirão o mesmo de mim). Aliás, querer atribuir ao Zé Geraldo é outro absurdo, pois nunca vi alguém respeitar tanto a esposa e dar tanto apoio às suas lutas. Falar de crises de choro é antes de tudo mostrar a sua sensibilidade, o seu sentimento para com os animais. Nunca vi protetores dos animais frios a não ser em Serra Negra, provavelmente porque não são protetores, mas apenas pessoas buscando holofotes e reconhecimento para alavancar seus interesses pessoais. Ela não brigou com os veterinários, pelo menos na época em que participava ativamente do Gava. Um não queria que levasse cachorro de rua e outro que não queria ver o seu nome envolvido com os absurdos que apareciam no Gava (falo da suspeita de uma grave doença). Nestas ocasiões, a Carla nos disse que estes profissionais deveriam ser respeitados, e que não serviam para o trabalho do Gava, e que deveríamos buscar outros. Se alguém brigou não foi ela, foram os veterinários. Até recentemente recebi a indicação de um destes veterinários para a realização de um procedimento na minha cachorra. Aliás, os anônimos devem desconhecer que foi a Carla quem defendeu que eles tinham que ser pagos, quando havia pessoas que falavam em nada pagar porque eles tinham dinheiro. Estranho o que se disse que sobraram poucos para pedir ajuda e fazer dívida, pois a Carla nunca deixou que se fizessem dívidas sem a previsão de pagamento. Novamente, o seu marido, sempre ao seu lado, ajudou muito nisto (quando se cancelou um mutirão de castração foi ele quem saldou as dívidas, e nem sei se recebeu o que emprestou!). Não posso avaliar o trabalho de hoje, mas o que vejo é só mentira (fiquei sabendo pelo jornal de nossa cidade que até uma assembléia falsa o Gava fez) e pedidos de dinheiro, mas não vejo falar que ninguém tirou nada do bolso para ajudar. O Gava foi criado na sua casa, ela chamando as pessoas para fundar, ela dando todo o apoio para esta fundação. Apenas para dar um exemplo que presenciei: quando se abriu o Brechó, foi por idéia dela, com os móveis todos cedidos por ela (os quais aliás estão lá até hoje), tudo montado por um funcionário do seu esposo, e a maioria dos que permanecem no Gava não se dispuseram a fazer nada, a dar nada, nem comparecer num dia de semana para abrir e ajudar na venda fizeram. Era a Carla quem estava na rua, atendendo as solicitações e buscando melhorar a vida dos animais, enquanto os que estão hoje, muitos daqueles invejosos do passado, apenas a acompanhavam, e quando acompanhavam. Também acompanhei o choro da Carla, quando ela não podia fazer nada. O problema é que agora parece que encontraram uns incompetentes! Pena, o Gava não merecia isto!!!!!

Anônimo disse...

AOS ANONIMOS 09H34 E 11H30...REZARAM MUITO BEM O TERÇO...

AMEMMMM...

SE ELES SÃO TÃO BONS ASSIM E VOCES RECONHECEM O TRABALHO, ADOTEM TODOS OS ANIMAIS QUE NO CANIL ESTÃO E RESOLVA O PROBLEMA DA CIDADE! SIMPLES!

Anônimo disse...

09H30 E 11H34 são os mesmos anonimos ou é só uma "leve" impressão?

Anônimo disse...

Nem precisava do anonimato, pois, a auto defesa está bem explícita e rica em detalhes, rsssss. Amigos fantasmas existem......rsssss.