Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de maio de 2016

. . . em resposta ao anônimo

--- No tópico ". . . mais uma enquete no ar", um anônimo questionou o novo presidente local da OAB Leandro Tomazi sobre uma notícia que ele teria jogado fora muitos livros da entidade. Abri espaço ao presidente que enviou a resposta abaixo e a publico em tópico para que o assunto seja esclarecido também para outras pessoas ficarem esclarecidas sobre o tema :


"Agradeço ao Dr. Lauro pelo contato e espaço para esclarecimento.

Esclarecendo ao que se refere ao anônimo, a OAB não jogou fora nenhum livro de seu acervo. A OAB de Serra Negra tinha um grande acervo com obras jurídicas das décadas de 50 à 90, em especial livros de jurisprudências, revistas antigas, que encontravam-se por muitos anos em caixas na antiga sede. Tanto é que mesmo após a inauguração da nova sede, a antiga permaneceu alugada por mais de um ano somente para manter esse material com móveis antigos e entulhos.
Com a necessidade de entrega da antiga casa, era necessário destinar os livros para local seguro, não sujeito a poeira e umidade como estavam. É fato que a OAB não possui espaço físico para este acervo em sua sede. Assim, fora decidido junto com a OAB/SP que a parte mais recente do acervo, as obras entre 2000 a 2015 seria mantidas e catalogadas na biblioteca da sede, enquanto o restante poderia ser doado para a biblioteca jurídica de alguma instituição de ensino. Desta forma, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade São Francisco foram doadas as obras para restauração e acolhimento em sua biblioteca. 
A atual Diretoria entendeu, após inclusive ouvir a opinião dos advogados da comarca que esta seria a melhor saída para que os títulos pudessem ser conservados e que pudessem ser utilizados para pesquisa e consulta, especialmente dos estudantes da região. 

Assim nos deixamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Leandro Affonso Tomazi
Presidente
147° Subseção da OAB/SP"

9 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Parabéns ao Dr. Leandro pelo esclarecimento. Como advogado podemos ver que esta diretoria da OAB esta trazendo muitos eventos, palestras e seminários como não haviamos visto na cidade. Parabéns pela iniciativa. Na pagina da OAB no facebook qualquer pessoa pode acompanhar o brilhante trabalho e os benefícios que estão trazendo para a classe.

Anônimo disse...

Esse esclarecimento, sobre os livros, também está na página do Facebook?

Anônimo disse...

Ao anônimo de 6 de maio de 2016 15:00, é muito curioso observar um tópico defensivo seguido de um comentário elogioso. O tópico revela que o acervo estava sujeito à poeira e umidade. O que é que existe neste planeta que não está sujeito à poeira e umidade? Isto significa dizer que agora, o acervo foi para uma UTI blindada? Agora sim está, o acervo, bem cuidado?
Quanto aos "benefícios para a classe", poderia me esclarecer o nobre advogado, em que tipo de organização prevista em lei a OAB se enquadra?

Anônimo disse...

He he he...então esta trazendo muitos eventos, palestras e seminários como não haviamos visto na cidade? Isso é coisa do Lula? Pô, legal! Nunca antes na história de Serra Negra...

Anônimo disse...

Fiquei intrigada com a pergunta do anônimo de 7 de maio de 2016 09:05. Já que ninguém se deu ao trabalho de responder ate o momento ou não tem nenhum comentário liberado, vou dar uma pesquisada depois eu volto.

Anônimo disse...

Até pra elogiar o povo tem medo de por o nome

Anônimo disse...

Laurinho, querido, antes de ir para a loja quero deixar meu comentário sobre o que pesquisei e entendi sobre a OAB. Tem muita coisa, mas o link principal é da Wikipédia. Há também esclarecimentos do STF. É muito texto, muito parecer, mas vou fazer um resumo.

A OAB organiza eventos. Os advogados são obrigados a se filiar, não podem ser independentes e defendem os populares recebendo seus proventos do Estado nesses casos. O atendimento é gratuito aos populares.

A OAB é uma organização que representa os advogados e cobra contribuição e os submete à provas para receber a comenda da Ordem. Na verdade submeter à prova um ser humano que saiu com formação de uma faculdade para lhe conceder o direito de exercer sua profissão é algo inusitado.

A OAB tem estatuto como o MST também tem. Mas é uma organização considerada INDEPENDENTE, não tem que prestar contabilidade a nenhum órgão municipal, estadual ou federal como faz o MST. Então eu pergunto: Como é que pode uma organização de pessoas que estudaram e se formaram em Leis ser constituída quase que acima das Leis, sem nenhum órgão que a fiscalize?

"Hoje, segundo jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3026, passou a ser considerado serviço público INDEPENDENTE, sem vinculação ao Poder Federal, goza de imunidade tributária, tem fins lucrativos, é autônoma, independente e seus funcionários são contratados pelo regime da CLT, sem necessidade de prévio concurso público".

Quem quiser ler mais acesse o link abaixo. Um beijo e obrigada!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Advogados_do_Brasil


Anônimo disse...

Anônima de 9 de maio de 2016 08:35, quer dizer que a OAB não apresenta balanços para a receita federal? Não deve satisfações de suas arrecadações e de sua contabilidade? É isso?