Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de junho de 2016

. . . minha vida diária

--- Pouco falo aqui sobre minha vida profissional. Este blog, bem como toda a minha atuação na mídia e imprensa serrana já há mais de 50 anos, sempre foram atividades exercidas como hobby. Quem me conhece sabe que sou médico radiologista há 43 anos em São José dos Campos e há 16 trabalho também na melhor Clínica Radiológica de Taubaté através de plantões e Telerradiologia. E a parte que mais gosto é a Mamografia. Dou mais de 50 laudos de mamografia por dia de segunda a sexta.

* Quero mostrar, apenas como curiosidade e alerta, um caso ilustrativo que laudei na tarde de hoje, como exemplo de lesões benigna e maligna numa única paciente com 53 anos e que há 5 anos não fazia sua mamografia anual como prevenção. 

* Acima as incidências rotineiras numa mamografia convencional. Agora vamos observar separadamente.

* Mama direita mostra logo atrás do mamilo um nódulo bem definido. Uma típica lesão benigna que deve ser estudada também com ultrassom.

* Agora reparem na lesão da mama esquerda. Lesão estriada, mal definida, tipicamente maligna que deverá ser estudada com exame histopatológico (exame celular com biópsia), com Grau 5, numa graduação que vai de 0 a 5.


--- Portanto mulheres, não relaxem!!! Anualmente o exame preventivo após os 40 anos com mamografia e ultrassom, que se complementam. Um exame não substitui o outro. Devem obrigatoriamente fazer os dois.

2 comentários:

Unknown disse...

Sobre mamografia e ultrassom. Se fazer mamografia já é difícil pra muitas pessoas, pq aqui em Serra Negra como em outras cidades, não tem um só aparelho desses, e mandam as pessoas para Atibaia para poder fazer, e portanto , ainda é demorado.... fazer os dois exames então, todos os anos... mais complicado. Muito importante, cuidar da saúde , claro ! Mas , infelizmente, nosso país, não nos permite isso como gostaríamos e temos direito. Só para fazer mamografia, sendo em Serra negra, particular é $ 100,00. Tenho muita pena de quem não tem a mínima condição de cuidar de sua saúde e depende só do SUS....

Lauro disse...

--- Cara Adriana você tem razão em tudo o que disse, mas...... o exame preventivo TEM que ser realizado e com os dois exames, pois há lesões que são melhor vistas em um do que no outro e que podem aparecer em um e não no outro. Principalmente neste governo ladrão que nos foi imposto, gastou-se bilhões com propinas e nada na ajuda aos mais necessitados. Sendo assim, cada pessoa ou família tem que se virar em suas economias até para pagar estes exames uma vez por ano para não ser surpreendida como no caso em que citei no tópico. Essa senhora que ficou sem fazer exames por 5 anos, pagou como particular e agora está com certeza ficando noites sem dormir, pois seu caso é grave e vai ter que fazer retirada total da mama e esvaziamento ganglionar axilar. Talvez tenha que gastar mais do que se tivesse feito esses exames preventivos como particular 5 anos atrás.