Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2016

. . . que, por enquanto, apenas uma curiosidade

--- Você saberia dizer quantos monumentos, bustos e obeliscos existem em Serra Negra? Eu sei! Normalmente, apesar de ser feriado estadual, o 9 de Julho não é muito festejado e lembrado. Neste ano então que caiu num sábado, nem se diga. Esse foi motivo de reclamação de uma leitora aqui no blog esta semana. O Pedro Giovany em seu twitter reclamou da falta de um obelisco em homenagem aos serranos mortos na Revolução Constitucionalista de 9 de Julho de 1.932. 

Nós temos uma rua com esse nome (9 de Julho), mas também temos uma Rua dos Expedicionários, além do obelisco, homenageando os serranos mortos na Segunda Grande Guerra Mundial, na Praça Barão do Rio Branco. Uns foram os heróis serranos brasileiros e os outros foram os heróis serranos em defesa de nosso Estado. Foram igualmente mortos pelos seus ideais!!! Então por que uns têm obelisco, além de rua, e os outros têm apenas rua??? Os primeiros lutaram e morreram pelo Brasil. Os segundos lutaram e morreram por São Paulo! Considero uma homenagem muito válida e necessária, apesar de já ter se passado muitos anos, já que a data não é sequer mais oficialmente lembrada e comemorada em nossa cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Serra NEgra, tinha um monumento pequeno mais tinha em homenagem aos Expedicionarios, inclusive com o Capacete doado pelo BRaz Blotta, eele ficava na entrada do antigo Setor de Informacoes Turisticas da Prefeitura hoje, entrada do Saguao onde tem o Protocolo, com o passar do tempo foi depredado e nao restou nada ou quase nada.. Infelizmente o povo nao respeita e os Governantes tambem nao!!!!

Anônimo disse...

opa Expedicionarios nao.. erro... do Solado Constitucionalista..... era de marmore e bronze em formato do mapa de SP.....