Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

. . . que merece tópico

"Lamber sabão

Ruy Castro - Folha

RIO DE JANEIRO - Ninguém teve dor de barriga por velejar na baía, remar na Lagoa ou nadar do Leme ao Posto 6. Ninguém foi picado por um pernilongo. Ninguém perdeu um avião. Ninguém ficou engarrafado mais do que o normal. Ninguém morreu de um croquete ou pastel. Os que subiram os morros, em busca de uma feijoada na laje ou de algo mais letal, voltaram de lá ilesos.

As instalações foram entregues a tempo. Nenhum equipamento deu xabu, nenhuma prova atrasou, nenhum atleta espetou o pé em um prego. Os tapumes que nos cercaram durante anos caíram e surgiu uma cidade nova até para os nativos — cidade esta que, filmada de todo jeito, deu um show para bilhões. E as TVs, ocupadas com o que se passava nas arenas, só mostraram uma fração da festa nas ruas.

Entre os números impossíveis de contabilizar, há o de beijos entre locais e visitantes que se conheceram na praia ou no botequim — não admira que 87,7% dos visitantes estrangeiros e 94,2% dos brasileiros tenham dito que pretendem voltar. De selfies que tiveram como cenário algumas das vistas mais espetaculares do mundo. E do dinheiro de negócios fechados nas festas que incendiaram as coberturas da avenida Vieira Souto todas as noites.

Os piores vexames vieram dos americanos. A começar pela goleira Hope Solo, que, ainda nos EUA, posou fantasiada para se proteger do vírus da zika que fatalmente contrairia aqui. Mas só contraiu um frango numa partida de seu time e voltou para casa mais cedo. Depois, um repórter travestido de gourmet tachou o biscoito Globo de sem graça — talvez por não tê-lo asfixiado com ketchup, como se faz com tudo que se come nos EUA. E terminou com o papelão de Ryan Lochte, o nadador mijão.

Vendo todo o seu pessimismo contrariado, só resta aos profetas da derrota lamber sabão."

15 comentários:

Anônimo disse...

Excluiu o comentário "Aos coxinhas que infernizaram este país nos últimos anos com profecias pessimistas com o objetivo de aniquilar um projeto de governo. " Sinto muito, Lauro, mas jogar pedra foi a principal estratégia dos sem voto para fazer "sangrar" a presidente e tirá-la do poder passando por cima da democracia. Criticar as Olimpíadas fez parte disso também porque Lula foi quem a trouxe para o país. Precisa desenhar?

Anônimo disse...

Ouça Juca Kifouri sobre as Olimpíadas....você não vai se arrepender. Não é mídia branca. Ao contrário, durante a campanha do governo Lula pelas Olimpíadas no Brasil, ele era contra.

https://www.facebook.com/nocautefernandomorais/videos/273214166399107/

Anônimo disse...

O único que vai lamber sabão e’ o povo brasileiro. Os atletas, os empresários, os políticos e o COI encheram o rabo de dinheiro que nos os lambedores de sabão teremos que pagar. Meu neto que nem sequer nasceu terá que ajudar pagar esta conta de trilhões feitos pelo Lula, Dilma e sua quadrilha. Não se preocupe somos 200 milhões e sem duvida daremos o troco desta conta ao um milhão de “vidas doces” “políticos” do Brasil e do mundo. Edison...

Anônimo disse...

Ao anônimo de 24 de agosto de 2016 11:56

À qual projeto de qual governo vc se refere?

Anônimo disse...

MERECE TÓPICO É A REUNIÃO QUE O TURCO FEZZ NO COMITÊ COM UM DISCURSO DO MAGALDI QUE ARREPIOU À TODOS!!

Anônimo disse...

ARREPIOU A TODOS? VAI TER GUERRA?

Anônimo disse...

Projeto de governo de inclusão que permitiu o acesso de estudantes de classe D e E às universidades, que elevou em mais de 30% o tratamento de câncer no SUS, que que tirou mais de 15 milhões de brasileiros da escuridão, sobretudo nos casebres do sertão nordestino e da região amazônica, no programa Luz para Todos. Que olhou para categorias até então esquecidas como os catadores de matérias recicláveis, que foram profissionalizados. Que sancionou a Lei Maria da Penha, fundamental à proteção das mulheres e criou o Estatuto da Igualdade Racial, que tem como objetivo políticas públicas que promovam igualdade de oportunidades e combate à discriminação. Há problemas no programa? Muitos. Houve corrupção? Certamente, como há no governo de São Paulo. Mas não era essa corrupção que queriam derrubar. Era o projeto de governo de igualdade e oportunidades. Melhor vender e distribuir tudo para que o mercado então faça a sua distribuição. Apontar problemas, criticar é legítimo, mas o que fizeram foi tentar destruir uma ideia levantando a bandeira da corrupção. E os corruptos, os grandes, serão acobertados pela própria justiça por meio de Gilmar Mendes que já tem estratégia montada para acobertar todos. E agora vai atirar pedras em Moro, que já chamou de cretino. Mais uma vez parabéns a todos envolvidos.

Anônimo disse...

Para quem pensa pequeno, segundo a associação do setor, os JOGOS AUMENTARAM EM 350% AS VENDAS ONLINE DE PASSAGEM RODOVIÁRIA. Pois então, acho que você, Edson, nunca teria pensado nesse indicador de passagens on line, um índice tão específico, como certamente não pensou em muitos outros indicadores que vão melhorar e que melhoraram por causa deste evento. O país ganhou visibilidade, finalmente, positiva e isso terá consequências econômicas positivas também. Menos,caro...menos.

Anônimo disse...

Está enganado amigo ou frustrado. Os corruptos ( ao menos boa parte deles ) já está na cadeia ... Claro falta o corrupto MOR o molusco, mas isso ainda vai ocorrer...
Teve sim avanços no governo do PT , mas a grande pergunta é: Valeu apena destruir o país por este míseros avanços? Ou você é daqueles que apóia os ldrões desde que façam alguma coisa... Chega de falso patriotismo.... se roubou e foi provado cadeia neles seja que for, sem essa de que fez muito pelo país... Se fez ,não cumpriu mais que a obrigação, e deveria mesmo ter feito mas SEM ROUBAR e se tornar milionário... Vamos deixar de se hipócritas

Anônimo disse...

Pelo seu jeito de falar, logo se vê que quer ganhar a discussão com agressividade e sem fundamento. Foi esse o discurso utilizado que convenceu, infelizmente, os brasileiros. Embora o mercado queira fazer parecer que resultados financeiros é o que importa, por trás de números há gente e é nelas que as políticas de governo devem mirar. Na educação, por exemplo, o porcentual de crianças e jovens, entre 15 e 17 anos, cursando o ensino médio subiu de 41% para 62%, entre 2001 e 2014. É muito para um país que não incluía. Esses "míseros" números têm por traz milhões de jovens a mais na escola. Só por isso valeu sim. Para provar, precisa investigar. E vamos ver sim investigar cada canto da vida de alguns políticos enquanto de outros vamos relevar. A mesma estratégia de delação usada contra Dilma e Lula foi considerada legal, enquanto para o ministro Toffoli não vale. Não por ele, provavelmente, mas porque por meio dela vão chegar nos golpistas tanto políticos como do judiciário. Vasculharam a vida do "molusco" e não conseguiram as provas sequer de que o Triplex era dele. E o Serra? Será que vão investigar a origem dos seus R$ 23 milhões? E o enriquecimento da filha de Serra? Por que não é suspeito? E o Temer já está estudando um jeito de desqualificar seu crime e dizer que no seu caso era "só" Caixa 2. E o Aécio Neves? Hipocrisia minha? Talvez, mas a da sociedade que está tirando uma presidente legitimamente eleita sob o argumento de corrupção com certeza é hipocrisia.

Anônimo disse...

Anônimo das 10:38, o Dr Magaldi não precisa de discurso de guerra para arrepiar...a diferença entre os candidatos é clara...enquanto kiko e vitale gasta energia mentindo que o Dr não volta mais atender, o Dr Magaldi da show de discurso com sinceridade,mostrando que realmente quer melhorar essa cidade e mostra que não vai ficar somente como cargo de expectativa mais vai trabalhar para uma saúde, turismo e onde quer que ele colocar a mão ser mto melhor

Anônimo disse...

Concordo. Todos são ladrões. Mas você citou alguns ladrões e deixou de Vita Lula e seus filhos todos milionários. Me diga de onde eles tiraram este dinheiro? Ganharam na loteria umas 10 vezes sozinho? Ou será que o salário do filho do Lula do zoológico fez eles conseguirem esta fortuna....a família do molusco roubou e roubou muito mais até que estes que você citou....mas você não diz né. Desafio você a dizer como conseguiram ter todas as empresas que possuem...ou concorda que roubaram também...

Anônimo disse...

Caro das 23h45, duvidar nós podemos e devemos. Acusar sem provas não podemos nem nós nem a Polícia Federal. Caso contrário, amanhã poderá ser eu, você, seu filho ou qualquer um ser acusado sem prova. A mesma desconfiança apontada por você serve para Mônica Serra. A mulher também ficou milionária e não há nenhuma suspeita sobre seu enriquecimento. Só para dar um exemplo. O que fizemos é duvidar e condenar antes mesmo da apuração. Até agora nem a Polícia Federal conseguiu juntar provas para sustentar acusação. Não sei se é isso de fato, mas segundo rola nos bastidores, é que a melhor das expectativas de Moro e da PF eram que o empreiteiro da OAS falasse, mas pelo jeito o barraram, não por causa certamente do que tinha contra Lula, que é o esperavam, mas pelo o que tinha a dizer em relação aos outros. Até agora nada da delação bombástica da Odebrecht. O que explica esse linchamento de Lula e sua família? Não é o desejo de prende-lo. Isso já está muito claro. Mas destruir sua imagem na tentativa de detonar suas ideias e seu programa de governo que vai numa direção oposta ao que deseja o mercado e os donos do dinheiro. Isso é muito claro. Serra há muito tempo trabalha para as petrolíferas norte-americanas e não está neste cargo no Itamaraty por acaso. Já há informações de que na lista de privatização constam até água e terra agrícola. Este é um modelo de governo que os brasileiros não aprovaram nas urnas nos últimos 14 anos e que só se conseguirá portanto colocar em prática por meio de um golpe. Minha opinião.

Anônimo disse...

mas você acha que eles ficaram rico como? Qual é sua opinião? outra coisa: A população inteira saiu as ruas pedindo a saída da Dilma...não foi 6 duzia de pessoas , foi quase a população toda em todos os estados que estão aguardando ansiosamente a saída deste povo do PT. Me diga isto não é Democracia? ou Democracia é só para os petistas? Meu amigo hoje com certeza apenas uns 10% deseja que o PT continue,portanto é o povo que colocou e é o mesmo povo que vai tirar. Eu votei no Lula e votei na Dilma , mas hoje penso na "caca" que fiz. hora todos podemos e devemos pensar... não é possivel que a gente finja que os petistas ( LULA< DILMA e muitos outros que estão inclusive na cadeia ) são inocentes. O que acontece é que o PT fez do Brasil o seu quintal... achava que podia fazer tudo ,mas deu errado e por isso todo este "esperneamento".Mas, nós teremos uma grande chance de viver novamente a Democracia agora, pois teremos eleição , e então teremos grande oportunidade de exercer nosso direito e conduzir a Democracia. Vamos ver em quem o POVO vai votar. Vamos ver quem serão os legítimos governantes. È só aguardar o resultado exercido pelo POVO, que é o que você diz certo?

Anônimo disse...

Você tem certeza mesmo que teremos eleições? Se o Brasil não caminhar do jeito que os nossos atuais líderes desejam, leia-se judiciário, provavelmente vão cassar a chapa Dilma-Temer e sabe o que isso significa? Se for num prazo antes do meio do próximo anos, teremos um presidente por escolha indireta e com muita sorte após quatro anos, poderemos voltar a votar de novo. Não diria hoje que a maioria da população esteja satisfeita em ter tirado a presidente. As últimas manifestações mostraram um desalento e as pesquisas indicam que um porcentual muito alto está descontente com Temer. Se não me engano, uns 60%. O que as pessoas queriam, isso sim, seriam eleições hoje. Mas quem vai largar o osso. Dilma já está fora, Lula talvez seja preso (PF acabou de indiciá-lo pelo apartamento no Guarujá), mas vai ficar por aí. Tem gente que acha que Lula não é preso porque tem amigos no STF. Amigos? Hoje na política? Isso não existe. Temer foi o maior traidor, independentemente, de concordar com o impeachment isso deveria ser um consenso. Afinal, ele assinou com ela as pedaladas fiscais, ele foi eleito, como costumam dizer os "coxinhas" pelos "mortadelas". Então, estamos sim sendo governados hoje por gente afinada com a traição. O Judiciário age como os demais para se proteger. Traíram Dilma e estão traindo a população porque, além de corruptos, tramam nos bastidores para garantir privilégios de alguns, como salários de R$ 40 mil para juízes, e tirar direitos dos mais fracos, como a flexibilização das leis trabalhistas e a Reforma da Previdência que, na minha opinião, pior do que estender o prazo para 70 anos, é tirar o direito do trabalhador rural, que dá literalmente corpo e alma ao trabalho, de se aposentar mais cedo. Este é o Brasil que estão construindo, infelizmente, sem a anuência dos eleitores nas urnas.