Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de julho de 2017

. . . mamografias


--- Aproveitando que a carreta de mamografias do Estado está na cidade, vamos falar um pouco desta que é a minha real praia. Disso, modéstia à parte, eu entendo. Só em um dos hospitais em que trabalho no mês de junho dei 650 laudos de mamografias. Se considerarmos que em cada mamografia são batidas no mínimo 4 radiografias, eu vi unitariamente 2.660 chapas mamográficas. Sem contar que trabalho em mais dois serviços que também fazem mamografias, estando um deles entre os melhores do Vale do Paraíba. 

* É, como mostra a foto, que um profissional da área analisa cada mamografia.

* Conforme é preconizado TODAS as mulheres de 40 anos pra cima devem obrigatoriamente fazer sua mamografia anualmente, mesmo sem qualquer sinal ou sintoma. É um exame preventivo, que se complementa com o ultrassom. Um tipo de exame não exclui o outro e sim se completam porque há coisas que se vê melhor na mamografia como calcificações benignas e malignas por exemplo, como há coisas que são melhores vistas e encontradas no ultrassom, como nódulos por exemplo. 

* Mesmo aquelas mulheres que colocaram próteses de silicone nas mamas devem realizar periodicamente suas mamografias, pois a prótese não atrapalha muito a análise pois são feitas posições na lateral (perfil) e crânio-caudal (de cima pra baixo) de ambas as mamas e no caso das siliconadas acrescenta-se outra incidência aplicando-se o que se chama manobra de Eklund em que a prótese é empurrada para trás e apenas se radiografa o tecido mamário. 
 * A foto mostra uma das incidências com e sem a presença da prótese (Eklund). Quanto ao receio de algumas mulheres de que a prótese possa "explodir", não há esse perigo porque, além das próteses serem bastante elásticas, a compressão exercida é dosada e na manobra a prótese fica fora da compressão.

* Tudo isso exposto, você mulher acima dos 40 anos, não deixe de fazer sua mamografia todos os anos e também o ultrassom mamário. E para as que não têm convênio ou condições de pagar como particular, não deixe de aproveitar a presença da Carreta de Mamografias do Estado instalada na praça. 

3 comentários:

Herivelto disse...

Parabéns pelos esclarecimentos e incentivo - voce é um grande formador de opiniões - para que as mulheres aproveitem para fazer seus exames, simples e indolores, mas que podem significar muito em eventual tratamento precoce, caso necessário. Creio que é assim que temos que nos nortear,sempre pensando no bem-estar dos moradores de nossa querida cidade, acima de ideologias e partidos. Um abraço.

Anônimo disse...

Uma duvida Dr. Lauro, mamografia convencional ou digital o senhor aconselha?vi medicos exigirem a realização da digital...qual sua opiniao?

Lauro disse...

--- Exitem hoje nos serviços de mamografias: Ainda a convencional, a digital e a digitalizada.
Claro que o recomendável são as digitais ou as digitalizadas como segunda opção, pois apresentam uma qualidade de padrão e detalhes radiográficos bem maiores e melhores.