Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

. . . na noite véspera do carnaval 2.019 relembrando . . .

. . . curiosidades na retrospectiva do Carnaval Serrano

--- Viajando no tempo e destacando algumas curiosidades do Carnaval Serrano de rua:

* Os primeiros 2 carros alegóricos desta história foram o Cavalo de Troia e a Locomotiva Maria Fumaça, isso no final dos anos 50.
* O primeiro Rei Momo foi Osvaldo Saragiotto, entre nós em mais um carnaval.
* O pioneiro das fantasias individuais foi meu pai José Corrêa em 1.961.
* Carnavais de rua nos anos 50 e nos dois primeiros dos anos 60 sempre fazia parte da decoração de rua 2 grandes arcos de madeira. Um no largo da praça com a máscara do Rei Momo e outro diametralmente oposto na Coronel com a cara de um palhaço. Uma vez um caminhão com carregamento de engradados com a água Lindoya ficou enroscado no arco da praça no domingo à tarde.

* Em 1.967 não tivemos carnaval de rua, embora tenha sido instalada iluminação colorida nas ruas e o palanque tenha sido montado. Prefeito Enzo Perondini, seu único carnaval, pois faleceu tragicamente 1 mês antes do carnaval de 1.968. Assim mesmo tivemos um bom carnaval, o primeiro do Prefeito Braz Blotta.
* A primeira grande fase com carros alegóricos e blocos foi em 1.963 e a primeira apresentação deste que vos escreve, junto com a equipe da RSN. Prefeito Luiz Bulk.
* De 1.971 a 1.979 tivemos carnavais com 2 prefeitos nomeados Ângelo Zanini e Adib  Abi Chedid.
* 1.978 o Carnaval do Sesquicentenário, o melhor e mais completo de todos os tempos, com o desfile da primeira grande escola de samba de São Paulo, Mocidade Alegre.
* Carnaval de 1.979 foi do prefeito substituto, presidente da Câmara Sinésio Beghini.
* 1.980 não tivemos carnaval de rua novamente e nem qualquer decoração, com o Prefeito Bimbo, que nos 2 anos seguintes realizou carnavais muito bons.
* Trajeto tradicional do corso era Rua 7, Largo da praça, Ruas Prudente de Moraes, Monsenhor Manzini, Coronel, Duque de Caxias e novamente Rua 7 para uma segunda volta, com parada na praça para a premiação com troféus aos melhores do ano.
* Turmas famosas desta história: Equipe de Ouro (Galão e Terezinha), Escola 1ª das Vertentes (Ione), Família Duzzi, Família Brambilla, JUS, Turma da Fumaça (do Rabo). Tinguaça, Unidos da Simpatia, só pra citar algumas mais antigas...
* Num destes carnavais a Turma do Rabo inconformada com o resultado final quebrou o troféu na frente da Comissão Julgadora e foi só rabo que voou em direção a todos nós no palanque.
* No carnaval de 1987 o Prefeito Sinésio resolveu fazer  experiência com o corso saindo da Rua dos Expedicionários e terminando na Pça João Pessoa, numa reta só, onde estava armado o palanque.
* 1.989 o primeiro carnaval do apresentador Pedro Giovany.
* Logo após o carnaval de 1.990, na gestão Elias Jorge, falece de meningite o grande companheiro de apresentações Marcos Duccheschi, que foi homenageado no carnaval seguinte como tema da Escola Unidos da Simpatia.
* Carnaval do ano de 1.997 o Prefeito Elmir Chedid inaugura a Passarela do Samba na Av. Laudo Natel e muda totalmente os moldes do tradicional. Ele e seus sucessores Paulo Scachetti, João Dei Santi e Bimbo fizeram bons carnavais nesta avenida.
* Muitos outros nomes poderiam ser lembrados e citados, como nomes de todos os Reis Momo e Rainhas, destaques dentro de cada turma, etc., mas fica para uma próxima oportunidade carnavalesca.

--- Estas apenas rápidas pinceladas da história do Carnaval Serrano. Teríamos que contar também as curiosidades do Carnaval de Salão no Clube XV, matinês no Cine República, Estância Club na Sonave, garagem dos ônibus na Rua 7,  nas obras do Holiday Hotel, no S.N.E.C. que realizou seu primeiro baile carnavalesco em sua nova sede em 1.965. 
--- Este será o terceiro do Prefeito Sidney Ferraresso, que também mudou o perfil principalmente da Laudo Natel, não erguendo mais as arquibancadas, pois não há mais desfile de escolas de samba. Com isso também não  há mais o camarote dos convidados que nos carnavais dos Chedids batizei em minha coluna no jornal de COC (Camarote Oficial Chedidiano), lembram-se? Depois na gestão do Paulo, passou a ser COPS = Camarote Oficial Paulo Scachetti ou Camarote Oficial Paulo-Sidney ou Camarote Oficial Povo Serrano. Tudo passou, tudo passa e tudo passará.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda mais sobre a ultima sessão da câmara.
Perguntaram ao prefeito se certos outdoors “propaganda visual” instalados na cidade estariam obedecendo a lei e se não poderiam ser multados. Ora bolas senhores vereadores os senhores não tem nada que perguntar ao prefeito sobre cumprimento da lei. Os senhores tem que cobra-lo sobre o não cumprimento destas. Caso os outdoors estejam irregulares pelas leis da própria câmara o prefeito tem que ser advertido, multado, e talvez ate “empeached” por não fazer seu trabalho. Quem faz leis de outdoors é a câmara e não o prefeito como sugerem. Prefeito tem que executar as leis e não faze-las. Pagamos aos senhores para fazer, corrigir, fiscalizar estas leis e não perguntar ao prefeito se ele fez alguma lei sobre o assunto.
Sabemos que a Câmara custa 9.000.000,00, isso mesmo 9 milhões $$$$$ a cada período de 4 anos. Dividido por 4 = 2.250.000,00 a cada ano. Dividido por 12 = 187.500,00 por mês, dividido por 4 = 46.875,00 por semana. Dividido por 11 vereadores = $ 4.261,00 para cada vereador por semana. Isto equivale a dizer que na verdade cada vereador custa ao contribuinte serrano $ 17.044,00 reais por mês, e os senhores vem aqui perguntar ao prefeito se ele cumpriu a lei?
Quando há alguma duvida sobre o cumprimento da lei, os senhores tem que verificar na própria câmara se esta lei existe, se não precisa de correções, e se o prefeito esta descumprindo estas.
Vereador não manda o prefeito limpar ruas, pintar parede, tapar crateras, vereador “executa” o prefeito por não fazer o trabalho que pagamos a ele próprio e a centenas de funcionários (muitos milhões$$$$$$). (mais da metade do que pagamos em impostos vão para pagar salários do executivo). Em outras palavras, ao invés de andarem pela cidade pedindo votos, (que e crime de propaganda eleitoral fora de hora) os senhores deveriam consultar o que existe na própria câmara, corrigir o que esta errado, manter o que esta certo e sugerir novas leis. Edison...

Anônimo disse...

Nota: Algumas pessoas têm mandado e-mails diretamente para mim, dizendo que eu não deveria criticar pessoas na cidade e chama-las de analfabetos. Ao que respondo: Primeiro que nunca chamei o povo de serra negra de analfabeto, e muito menos as famílias de políticos, somente certos políticos. Quanto ao fato de eu cometer muitos erros quando escrevendo ou falando uma das minhas línguas, (português brasileiro) eu diria: Passei fora do Brasil 36 anos, (a metade da minha vida) num pais onde somente 5% da população fala português. Por 36 anos eu tive somente contatos ocasionais com pessoas que falava português e falava somente à noite com membros da minha própria família. Sim é verdade que tenho meus problemas quando falando ou escrevendo português, inglês era minha língua diária. Apesar de tudo eu prometo a estas pessoas que me criticam: Eu não irei rir quando ouvi-las falando ou escrevendo inglês.
Para completar eu digo: Mentira, pura mentira que sou analfabeto também, pois eu fiz cinco faculdades. A ultima faculdade (a numero seis) que eu estava fazendo acabaram os tijolos. Edison...

Rac disse...

Luizao Basseto do Bairro das Posses,desfilava no bloco dele TD ano.O carnaval bom que era o nosso.Era!