Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

. . . esse momento de decisão na Educação

 --- Já dizia Dom Pedro:
 “Se não fosse Imperador, desejaria ser Professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”

--- Recebi de uma professora da rede de ensino municipal o seguinte via zap:
"Boa noite, esse é o novo plano de carreira que elas querem que as professoras aceitem. Mais um absurdo onde nos é tirado o pouco de direito que temos, já foi aprovado pelo prefeito e provavelmente será pelos vereadores, temos uma comissão que terá uma semana para avaliar e tentar reverter. A coisa tá cada vez pior."
* E junto uma cópia da nova lei que rege o PLANO DE CARREIRA, que estarão querendo enfiar goela abaixo do professorado e que está sendo encaminhado para a Câmara para aprovação de afogadilho como soe acontecer. Senhores vereadores serranos NENHUM dos senhores, absolutamente NENHUM, sem exceção, tem condições de votar de sã consciência, com conhecimento de causa e honestamente tal lei por absoluto desconhecimento do assunto. Se a maioria dos vereadores aprovar por questão de ordens de grupo estará sendo irresponsável, capacho e desonesto.  Qual dos senhores atuais vereadores conhece e estudou a fundo tal nova lei?
* Eu também não sou do ramo e sou leigo no assunto, mas procurei ouvir quem entende. O que disse essa PROFESSORA ESPECIALIZADA no assunto:

 "Lauro, estudei o Plano de Carreira Municipal QM apresentado. Semelhante ao QM Governo do Estado SP.    Dúvidas: Hoje  o regime é Serprev ou CLT?Nesta nova versão será CLT. Hoje existe o Estágio Probatório? No Estado isso acontece há anos. 
Faltas: neste documento falta abonada sem desconto, 4 faltas no ano. Não lembro como está. No regime estadual são 6 abonadas e 6 faltas médicas ano. Fiz um resumo de tudo.  É comentado que as professoras que foram aposentadas, a remuneração é acima de R$ 8.000. Será que a folha das aposentadas suportaria esses valores futuramente? Será que  a alteração tem esse objetivo?
Outra questão: As professoras tanto da situação como da antiga oposição, aposentaram e estão pedindo a aposentadoria! Um Professor estadual aposentado recebe a metade de um Professor da rede municipal em Serra Negra.
Encontrei a questão dos quinquênios, neste item é claro que fará jus os que estão submetidos ao regime jurídico estatutário. É possível dois regimes jurídicos? Estatutário e CLT? Será só para os novos ingressantes?

No Art. 102, Lei entrará em vigor em 01/01/ 2020.
Revogam-se as disposições em contrário especialmente Lei 3.378 de 14 de dezembro de 2010.
Cita também o Quadro de Apoio: Secretaria administra, coordenador da Merenda e transporte
Acho que em forma de questionamento! Quais as necessidades dessa mudança? Quem serão os favorecidos? Os alunos? Os Professores? O Quadro de apoio? Qual é a real finalidade dessa reorganização?
Haverá melhora no Ensino Municipal? Essa reorganização fará com que nossas crianças serão beneficiadas com qualidade de ensino?
A Educação é a única que possui Plano de Carreira estudado e com participação de todos? Acho que é preciso ouvir os dois lados. Para alterar algo que foi conquistado é preciso estudo e um propósito maior. Aprendizagem dos alunos e valorização dos Profissionais da Educação!
Os Vereadores e Prefeito precisam estudar muito e ter uma Assessoria de Profissionais da Educação. Se  a mudança dessa Lei atender aos alunos e Profissionais com clareza sem interesses de poucos, visando melhorar trabalho. Fico preocupada com esse Olhar! Olhar de Educador não de Politico para se promover. Educação, Professores e Alunos não deveria ser  conversa de quem não tem Ensino Médio completo e não vive na Escola. Conhece a escola e a Educação quem vive dentro dela. Assunto para ser estudado com parecer dos que são voltados e apaixonada pela escola e Educação.
Acho que a maioria dos Professores da rede Municipal desconhece esse Plano de Carreira.  O Quadro de suporte também.
Pergunto a opinião dos nobres vereadores e Profissionais da Educação: Há quanto tempo estão estudando e quais pontos acham oportuno nesta Mudança? Quem e quantos serão favorecidos???"

* Fica a colaboração do Blog-Comentando para os envolvidos e interessados em tão importante assunto num momento de decisão que envolve tanta gente e boa sorte na reunião do próximo dia 4. Que não falte nenhum vereador.

Nenhum comentário: