Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de março de 2020

. . . uma retrospectiva política de Serra Negra

--- Retornemos em épocas remotas pra começar. A primeira e talvez maior animosidade política da história tenha sido entre Dr. Jovino e Dr. Firmino (jovinistas e firministas) apaziguada e cessada através de João Zelante. Dr. Firmino foi nosso grande herói no combate à Gripe Espanhola que nos assolou como agora ameaça o tal do Coronavírus e era ferrenho adversário político do Dr. Jovino que foi o grande líder político da cidade depois desta época. Dr. Jovino era o médico de minha infância e o entrevistei depois já como repórter da Rádio Transmissora de SN. Dr. Firmino faleceu na minha frente como única testemunha num dos apartamentos do HSRL em um dos meus plantões médicos de fins de semana.

* Dr. Jovino foi prefeito e fez seu sucessor Luiz Bulk, o prefeito dos grandes carnavais de 63 a 66 e tinha como seus principais opositores o Irineu Saragiotto e o Aziz Padula. O mesmo grupo fez a chapa sucessora de 67 a 70 com Enzo Perondini / Braz Blotta, tendo o vice Braz assumido logo no comecinho de 68 após o "suicídio" do Enzo. Os últimos eleitos pelo voto direto nesta época.

* E aí, em 1.971, portanto a completar 50 anos em 2.021, começava a era chedidiana através ainda da indicação do governador do nome Ângelo Zanini por influência do Dep. Nabi Chedid, para não sair mais até os dias de hoje, pois todos os sucessores foram crias do Sr. Adib (mesmo tendo sido depois seus opositores), com uma única exceção como veremos mais pra frente. Prefeito Adib escolhido pelo governador do Estado Paulo Egídio como sucessor de Zanini até 79, quando a cidade viveu seu maior surto de progresso, incluindo as festividades do Sesquicentenário em 1.978. 

* Antônio Franchi (Bimbo) substitui Adib nos anos de 80, 81 e 82, quando é eleito Sinésio Beghini por 6 anos até 88 e aí acontece a exceção citada acima, quando vence Elias Jorge, mas lembrando que fez dobradinha na chapa tendo como seu vice Elmir Chedid (ambos com o mesmo sangue do califado árabe), que abandona seu cargo de vice logo nos primórdios de sua eleição. Portanto, tal eleição não interrompeu a era chedidiana, de 89 a 92.

* Elias é substituído na eleição seguinte novamente por Sinésio que governa de 93 a 96, que entrega sua cadeira para Elmir Chedid ser prefeito de 97 a 2.000.

* Elmir perdeu para Paulo Scachetti de 2.001 a 2.004, que se reelegeu para governar de 2.005 a 2.008, com um interregno judicial de pouco tempo no primeiro ano assumindo temporariamente João Dei Santi e logo em seguida Sinésio, voltando o Paulo para completar seu mandato.

* A Prefeitura de SN foi ocupada em seguida pelo Bimbo de 2.008 a 2.012, com reeleição de 2.012 a 2.016, que fez seu sucessor Sidney Ferraresso de 2.017 até nossos dias...

N.R.: Bimbo, Sinésio, Elmir, Paulo, João e Sidney = crias políticas do Sr. Adib Abi Chedid.  
--- Esta galeria de fotos dos prefeitos de SN na escadaria da Prefeitura é falha em alguns detalhes sequenciais, embora não esteja dando pra ler suas plaquinhas.

Nenhum comentário: