Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2020

. . . que saber envelhecer é saber viver

La vecchiaia è bruta. Inúmeras vezes ouvi essa expressão das minhas avós, da minha mãe, das minhas tias… Era uma forma geralmente bem-humorada (mas às vezes nem tanto) de reagir à dificuldade de fazer algo. Uma espécie de reafirmação sempre que se deparavam com situações em que não conseguiam realizar algum movimento ou quando a “cabeça falhava”, como elas diziam, fazendo com que esquecessem algo ou que fossem a determinado lugar e não mais lembrassem o que foram fazer lá…
La vecchiaia è bruta e envelhecer (física e mentalmente) é um processo lento e gradual, mas às vezes parece que nos damos conta dele de repente, num piscar de olhos, quando notamos esta ou aquela mudança física, quando os esquecimentos ficam constantes, ou quando estamos diante de marcos cronológicos concretos (aniversários de 60 anos, as carteirinhas de idosos, o direito disto ou daquilo, o aparecimento de cabelos brancos, de rugas…).

La vecchiaia è bruta… E eu envelheci!
--- Extraí esse escrito acima do Google porque realmente sempre ouvi essa frase italiana de minha mãe e tias. "A velhice é feia" seria sua tradução para o português. Isso no que se refere ao exterior e é por isso que devemos aprimorar o interior. Nesta semana o mais famoso casal das novelas brasileiras completou seus 60 anos de vida conjugal e eu sempre o acompanhei desde a primeira novela "2-5499 ocupado" em preto e branco pela extinta TV Excelsior, Canal 9, de julho a setembro de 1.963. Tarcísio Meira era Larry Gunther, Glória Menezes era Emily Hogan e Lolita Rodrigues, a vilã, era Vera Hudson. Tenho em áudio a gravação de seu último capítulo e também em áudio o programa ao vivo na tarde do dia seguinte do elenco da novela seguinte em que a Lolita faria o principal papel e que se chamou "Aqueles que dizem amar-se". A Glória entrevistei para a RSN dois anos depois quando o elenco da novela "A Deusa Vencida", que lançou Regina Duarte, esteve em Campinas e depois parte deste elenco trouxemos em Serra Negra em setembro no dia do aniversário da cidade. Tenho tudo registrado em fotos. 
Vejam as fotos de como eram e como estão, ele com 84 e ela com 85 anos :











Nenhum comentário: