Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de julho de 2014

. . . depoimento do Leandro no face


  • Leandro Tomazi A saúde é uma das áreas de responsabilidade tripartite estatal... Apesar de uma gestora, que pode ser a Secretaria Municipal de Saúde, é obrigação das três esferas de governo a sustentabilidade do setor... Por exemplo, em Serra Negra, a Prefeitura investe R$ 240.000,000 (por ser gestora), o Governo Federal R$ 80.000,00 pela tabela SUS. O governo Estadual não investe nada... E tem-se um média de 3.500 atendimentos por mês, sem contar cirurgias e outros dados... Um descaso total dos governos federal e estadual...

14 comentários:

Anônimo disse...

Mas a prefeitura não recebe repasses do governo estadual e federal para a saúde?
Não é isso que consta lá no site do ministério da saúde e do governo do estado.

TUCANO ROXO disse...

Estatísticas quando são apresentadas devem conter no minimo credibilidade senão é melhor na coloca-las para comparações.
Vejamos no tópico afirma-se que que o hospital atende 3.500 situações hospitalares por mês.
ora e diz também que é em media o que sugere um pico maior de 5.200 atendimentos e um pico menor de 1.800 atendimentos ,dentro desta ótica quer o mentor dizer que 20% da população serrana usa o nosocômio,mensalmente. são números irreais ou então temos alguma epidemia na cidade e não sabemos.

Estatísticas é para passar informações criveis e isto parece não ser o que diz o tópico.

Lauro disse...

--- Intervindo para publicar :

NA verdade com todos os problemas do hospital Santa Rosa de Lima , deveria acontecer o que o provedor da santa casa de sao paulo esta fazendo cortando gastos , ja esta diminuindo o quadro de funcionarios e fazendo acordos com funcionarios com altos salarios para diminuir os gastos , em quanto aqui contrata se mais funcionarios , tecnicos de raio x g...........,........................... , esta na hora de fazer como o governador Geraldo Alckmin , pediu uma auditoria , sera que nao esta na hora dos vereadores pedirem uma auditoria no hospital Santa Rosa de Lima , ou vao ficar esperando a proxima crise acontecer pra deixar o povo serrano se...........?

Lauro disse...

--- Intervindo para publicar:

Bom dia lauro,ao anonimo das 8:11 do dia 27 ,todos sabem que e pura dor de cotovelo,quando falam do vr waguinho sobre o sálario dele fui provedor da santa casa e ele e um bom funciónario ,e ganha o que é de lei não ganho nada pra defender o vr ,mas todos sabem que quem mete o pau é o sr marquezini ........, todos sabem que o vr waguinho é muito competente,fica a dica e agora marquezini pare de falar do salario do vr ........................

edson marquezini disse...

Mestre Lauro,

Estou desanimado em falar no assunto Hospital, perdi meu pai e minha prima por negligencia medica no PS, lutei incansavelmente para que se contratasse um administrador para fiscalizar e cortar gastos, depois de 90 dias da gestão dele, marcamos uma reunião para saber os numeros e houve alguma evolução , encontramos o cara trabalhando de enfermeiro, omitindo informações e dizendo que derrubou uma conta de luz de 6.000 mil para 4.500 mil mensais, não sabe o rombo total da divida , enfim não tem outra saída senão a de se instalar uma CEI que voce muito bem sabe que ja propus , seguindo a Camara Municipal contratando uma empresa para uma auditoria, aí sim é a empresa que vai falar se os números de funcionários é suficiente ou não e se o salário do vereador é legalou não, quero deixar claro que como vereador e cidadão fui ate onde deu pra chegar, infelizmente preciso de apoio da Camara pra abrir a CEI e esse apoio eu não tive , forte abraço !!

Anônimo disse...

Quando leio um comentario do anonimo do dia 27 as 08;11 , ai vejo as reportagem da tv e da internet começo a ver que a populaçao serrana esta começando a enxergar a situaçao do hospital ,e o anonimo foi muito feliz em seu comentario por que a situaçao da santa casa de sao paulo chega a ser parecida com a do nosso hospital , e vendo jornais vejo que o governador pediu uma auditoria na santa casa , e o provedor com medo deu uma entrevista ao uol falando em reduzir gastos , caro anonimo parabens pela sua postagem , e ao anonimo do dia 27 as 13;31 nao entendi a sua preocupaçao com o vereador waguinho ,por que voçe esta puxando o saco e defendendo o salario dele , se voçe foi provedor deveria estar preocupado com nosso hospital , que esta em crise a mais de 10 anos , pessoas morrendo por erro medico , mal atendimento , falta de filme de raio x , falta ate de cloro para limpeza , uma vergonha , e o pior de tudo nosso hospital esta sendo usado como escada pra politica , se voçe foi provedor voçe deveria procurar o mp e pedir uma auditoria , uma intervençao do nosso hospital , e poderia dar uma entrevista ao Dr Lauro e explicar por que os salarios de alguns fucionarios sao maiores do que a do ana cintra de amparo , e maiores do que os da santa casa de aguas de lindoia ,sendo que a maiorias dos pacientes de serra negra sao transferidos para essas cidades ate pra fazer raio x , e sobre o Marquezini ou voçe esquece ele ou faz como luta por nossa cidade , por nosso hospital , ponha a mao na conciencia , por que nos serranos nao merecemos ver nossos pais , filho ,avos morrerem por erros medicos .

Obrigado e Boa Noite .

Leandro A. Tomazi disse...

Olá Lauro,

Há tempos que não escrevo para seu blog, mas depois de ter visto esse tópico acho interessante fazer algumas ponderações.
Primeiramente aos anônimos que desejam dados sobre gastos e balanços, ou até mesmo número de atendimento de forma mais precisa, deixo-me à disposição no Facebook para passar qualquer dado oficial.
A publicação com os dados que fiz no facebook, foram na verdade em tom de pensamento, desabafo, como são as redes sociais, e por isso tem dados consolidados. Assim, qualquer um que quiser entrar em contato comigo por lá, ficaria feliz em abrir qualquer tipo de dados.

Muito se fala a respeito de CEI do Hospital, e queria fazer um ponderação aqui não somente como Advogado, mas também como estudante de Sociologia, com ênfase em Ciência Políticas.

Alguns vereadores defendem um CEI para as contas do Hospital, e vou tentar sintetizar o porque sou contrario a idéia. As comissões de investigação parlamentares, como também acontecem no Congresso Nacional, são estritamente políticas. Infelizmente os agentes políticos levam os fatos e suas interpretações de acordo com sua própria consciência eleitoral.

Muitas vezes, como até mesmo vimos na CPI dos Correrios e da Patrobrás, tais comissões serviram de palanque político. Por esta razão, jamais acreditei que um CEI fosse o melhor caminho para investigações especialmente quando se tange de uma instituição particular.
Não digo que isso efetivamente ocorreria em Serra Negra, porém, para evitar inclusive panos quentes, não vejo como melhor saída.

Lembro ainda que por si só o SUS já realiza auditorias, bem como as prestações de contas do Hospital são analisadas anualmente pelo Tribunal de Contas do estado, que nunca as recusou ou encontrou irregularidades. caso contrário a instituição não mais pdoeria receber os recursos pertinentes à Prefeitura e ao Fundo Nacional de Saúde (SUS).
Por outro lado, sou exímio defensor da apuração de qualquer fato ou irregularidade apontada.

Assim, acredito que temos um órgão que seja o ideal para apurar qualquer tipo de fato de forma isenta, sem unir política eleitoral, nem buscar vantagens nestas investigações que é o Ministério Público.
Não somente os vereadores, mas qualquer cidadão pode levar indícios de irregularidades à Promotoria de Justiça, e tenho certeza de que a mesma irá investigar. Lá, sim tenho certeza de que todos os fatos seriam realmente investigados.

O Ministério Público, através de um Inquérito Civil tem poder para realizar essa investigação, e efetivamente tem pessoas técnicas e auditorias especializadas nestes casos.

Caso também encontramos restrições, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde também podem ser acionados por qualquer cidadão para efetivar denuncias e pedidos de auditorias. E como dito, já tive a oportunidade de acompanhar inúmeras delas no Hospital, rotineiras ou a requisição de usuários, e em todos os casos, tudo foi resolvido ou esclarecido.

Sei que não conta, mas é minha simples opinião. Muitas vezes ouvimos falar de irregularidades no Hospital, desconfianças, mas nunca efetivamente vimos algum caso concreto. Acho que se se isso existir deve sim ser apurado, porém pelo órgão competente.

Assim, minha opinião é que os interessados efetivem as denuncias diretamente ao Ministério Público, e tenho certeza de que com o trabalho sério que desempenham não só em Serra Negra mais em todo o estado de São Paulo, tudo será apurado. Felizmente ou infelizmente o campo próprio para discussão de irregularidades, negligências ou qualquer fato é o judiciário, que dá às pessoas o direito constitucional da ampla defesa, e do contraditório, para não vermos como as vezes ocorre no brasil e linchamento público de pessoas que tem muitas vezes seus nomes levados de forma leviana até que a verdade dos fatos sejam averiguadas.

Mais um vez, sobre o posicionamento do Estado e da Federação no repasse de verbas eles tem fechado os olhos totalmente para Serra Negra, deixando ao município o ônus pela prestação de saúde via SUS praticamente sozinho.

Anônimo disse...

Meu Deus como esse sr marquezini se preucupa com uma cei no hospital,qual e o indicio de uma cei o sr marquezin não deve sazber,vai se preucupr com sua situação ,esta bquerendo tirar o foco outra vez falando do vr waguinho,dos funcionarios do hospital,do proprio hospital,tem sim que abrir uma cei na empresa do sr marquezin que recebeu dinheiro pubrico e?????

Anônimo disse...

Se o Leandro diz que a Prefeitura é gestora do hospital, recebendo verbas públicas da prefeitura, governo federal e estadual, e o Vereador Wagner exerce então duas funções públicas? Não deveria desincompatibilizar com uma das funções? Isso não é improbidade administrativa?

Leandro A. Tomazi disse...

Caro Lauro, complementando o que havia postado, acho pertinente relatar na íntegra essa matéria do UOL.
Talvez a questão seja um pouco maior do que uma auditoria ou algo assim, afinal de contas, é a comprovação de que o problema é geral quanto aos Hospitais que mantém contrato SUS.
Em suma, Serra Negra não é exceção.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2014/07/27/80-dos-hospitais-filantropicos-operam-no-vermelho.htm

80% dos hospitais filantrópicos operam no vermelho

O acúmulo de dívidas não é exclusividade da Santa Casa de São Paulo. Pelo menos 83% dos 2.100 hospitais filantrópicos brasileiros operam no vermelho, segundo estimativas da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

A dívida total das instituições já supera os R$ 17 bilhões, de acordo com José Luiz Spigolon, diretor-geral da CMB. Ele afirma que, mesmo com o aumento dos incentivos governamentais nos últimos anos, as unidades de saúde ainda não recebem o valor que gastam ao realizar procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Em média, a tabela SUS só cobre 60% do gasto real do procedimento", diz ele. "É verdade que temos incentivos governamentais. O problema é que os incentivos não estão disponíveis para todos os tipos de hospitais e, além disso, quando o hospital faz mais procedimentos do que o previsto em contrato, ele dificilmente recebe por eles", explica o diretor.

De acordo com Spigolon, isso acontece porque os hospitais filantrópicos ganham por produção, mas têm um número limite de procedimentos pelos quais são remunerados. Se realizam mais procedimentos do que o previsto, podem ficar sem pagamento porque os valores ultrapassam o teto de verbas do gestor público. "Em 2012, os governos deixaram de pagar R$ 334 milhões em internações", diz.

Aos 471 anos e com dívida de R$ 130 milhões, a Santa Casa de Santos, a mais antiga do País, é uma das filantrópicas que passam por crise. "A Santa Casa não tem de dar lucro, mas deve ter equilíbrio nas contas, coisa praticamente impossível com a tabela SUS", diz a diretora financeira, Miriam Cajazeira Diniz, que, junto com o provedor Félix Alberto Ballerini, está disposta a mudar o perfil das finanças da instituição.

Dona de um patrimônio de R$ 534 milhões, a instituição já prepara a venda de imóveis e pretende reivindicar uma linha de crédito no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo de pelo menos dez anos para pagamento.

Para Spigolon, a solução para o endividamento dos filantrópicos passa por mudanças na gestão das entidades e aumento dos repasses. "Tem de acabar com o subfinanciamento. É preciso que o projeto de lei que prevê uso de 10% da receita bruta do País para a saúde seja aprovado. Com isso, o orçamento da saúde ficaria 30% maior", diz.

No aspecto da gestão, ele diz que as entidades "devem entender" que nem sempre é possível que o atendimento seja totalmente público. "É preciso separar leitos para planos de saúde porque é o que vai ajudar a garantir as finanças." As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Lauro disse...

--- Em relação ao comentário das 20:16 pergunto ao Ver. Marquezini : Recebeu vereador??? Se recebeu, em que situação legal isso aconteceu? Quando foi? Por que foi? Quanto foi? Espaço aberto para o Ver. Marquezini responder, se quiser.

Leandro A. Tomazi disse...

Caro Lauro,

vou aqui fazer uma defesa pública ao Waguinho, pela maldade do Anonimo de 27 de julho de 2014 20:50.
Antes de querer avacalhar com o nome das pessoas, acho que é necessário entender do assunto para não se falar asneiras:

1 - O Hospital de Serra Negra não é gerido pela Prefeitura, o SUS sim é gerido pela Prefeitura. A mesma tem contrato com a instituição para prestação de sevriços de saúde, e por isso recebe verbas.

2 - Nenehum dos funcionários tem status de servidor público. Caso o simples fato de se receber verbas públicas torna-se qualquer um funcionário público ou similar, todas as empresas que ou vencem licitações, ou participam de certames públicos também teriam.

3 - O cargo de vereador em si não é incompatível sequer com cargo no funcionalismo público. Segundo a Cosntituição Federal, mesmo quando um servidor público é eleito vereador, o mesmo pode permanecer no cargo e receber pelas duas funções, quando os horários são compatívies:

Artigo 38 - Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

Neste sentido ainda, o Waguinho não é funcionário público, porém, presta serviços no Hospital de Serra Negra há mais de 20 anos, isto é, muito tempo antes de sequer ter sido eleito vereador pela população de Serra Negra.
Espero ter esclarecido.

Anônimo disse...

Boa Noite Sr. Leandro A. Tomazi.
Sou o Anonimo de 27 de julho de 2014 20:50

Me desculpe se o meu questionamento transfigurou-se à vossa interpretação como maldade, tentativa de avacalhar ou expressar asneiras, conforme vosso juízo.
Tenho tido a boa oportunidade de, por algumas vezes, apreciar as discussões sobre o referido nosocômio, aqui neste blog e em conversas na cidade.
Algumas vezes me pareceu algo simples de ser resolvido. Outras, apresentou-se como questão mais complexa. Pelos debates aqui desenvolvidos, pouquíssimas vezes questionei, senão por obrigação de entender, mas também por interesse em esclarecer e ou apresentar solução de dúvidas à outros leitores e amigos pois, resta claro que a grande maioria da população desconhece a maneira pela qual se dá a operacionalidade da instituição, sempre na berlinda.
Meu maior interesse era em ajudar financeiramente, visto que aparentemente, se me espelharam as questões como simplesmente problema de questão financeira razão pela qual debrucei-me um pouco mais a questionar.
Mas, pelo teor de vossa resposta vejo que existe algo mais estagnado, embora pareça dinâmico; emocional, profundamente enraizado e de difícil solução nas questões que envolvem o H.S.R.L. e em sendo assim, as pessoas envolvidas devem possuir a qualificação adequada para prosseguirem com a atual situação.
Não tenho a capacidade de avançar nessas questões.
Sinto muito, me perdoe, desejo sucesso a todos. Não foi minha intenção depreciar nenhuma pessoa. Acaso eu conseguisse entender melhor a situação teria facilidade para envidar esforços em transformar a instituição em referencial em nossa região.
Passar Bem!
Obrigado ao Sr. Lauro pela oportunidade concedida.

Lauro disse...

--- Intervindo para publicar:

POIS É .......!!!! UM MONTE DE INTELECTUAIS SUPER ADESTRADOS EM DAR EXPLICAÇÕES TÉCNICAS SOBRE ISSO E AQUILO ........ MAS O POVO SENHORES AQUELE QUE SOFRE NA PELE A INCOMPETÊNCIA DOS POLÍTICOS E ADMINISTRADORES E ETC , QUER MESMO É AÇÃO. DE CONVERSA MOLE JÁ ESTAMOS CHEIOS , ...................................................... O MOMENTO É DE AÇÃO BASTA DE PAPO FURADO...