Total de visualizações de página

sábado, 30 de agosto de 2014

. . . em tópico para ser lido , assimilado e providenciado

--- Acabo de receber via e-mail assinado pelo Marcelo de Souza este inteligente comentário e esta brilhante análise de nossa situação geral no presente, já prevendo problemas futuros. Esta sua colocação deveria ser muito bem lida e assimilada pelas autoridades do Executivo e pelos vereadores, demais autoridades e pelo povo em geral. Na minha opinião acho que são muito poucos os que têm esse tipo de interesse e preocupação. São comodistas e acomodados com tudo o que vem acontecendo de errado e não se preocupam com as consequências futuras, como já não se preocupavam no passado e é por isso que assim está no presente.


Lauro,

Boa noite! Se achar pertinente, por favor, publique em seu blog. Obrigado.

Mudei para Serra Negra faz pouco tempo e, neste período, vivendo mais a cidade, sinto que, no meu modo de ver, a cidade não anda sendo bem cuidade e pior, não percebo um projeto para a cidade. Sinto que falta planejamento, metas, e principalmente um plano de urbanização compatível com a geografia local, com os tempos e temas atuais.

Vejo pequenos problemas de urbanização que num curto/médio prazo poderão se tornar problemas sérios e de solução difícil e onerosa se o rumo não for mudado imediatamente. 

Hoje mesmo muitos serranos que nasceram e cresceram na cidade já lamentam matas que foram derrubadas, nascentes que dizem ter sumido do mapa, prédios antigos (e históricos) que viraram pó, etc. Já percebem o tráfego desproporcional nas ruas centrais da cidade, a falta de espaço para estacionar, a precariedade dos serviços públicos (é frequente moradores reclamarem do atendimento do serviço público de saude, do atendimento dos bombeiros), etc. 

A cidade cresce, as demandas crescem e, os recursos que já são escassos segundo as autoridades, ficarão cada vez mais insuficientes para resolver além de todos os problemas normais e cotidianos de uma cidade, os problemas gerados pela falta de planejamento e de um plano de urbanização adequado e moderno. 

O crescimento é inevitável e, já que é inevitável, precisa ser conduzido para que pelo menos seja equilibrado, minimamente sustentável de forma a minimizar problemas futuros, garantir qualidade de vida aos moradores e preservar as poucas áreas verdes que sobraram no município.

O crescimento aparentemente sem planejamento urbanístico também se observa através de prédios que foram erguidos em alguns pontos da cidade. Atualmente está começando a exploração de uma área que, aparentemente, não é adequada para edifícios indepentende do número de andares. O edifício citado está em construção no bairro Belvedere do Lago, onde até então só existiam chácaras pequenas, casas térreas, lotes vazios, ruas de terra, sem calçada, sem sistema de coleta e encaminhamento adequado de esgoto, etc (ou seja infra-estrutura mínima). Na minha opinião está se cometendo um erro em se permitir a construção de edifícios numa área cuja vocação é para casas, preferencialmente térreas, que naturalmente mantem áreas verdes e maiores áreas permeáveis. Prédios impermeabilizam mais o terreno, densificam a cidade, criam problema de mobilizadade a médio prazo, exigem aumento expressivo da demanda por água potável, aumentam siginificativamente e localmente o despejo de esgoto, etc, etc. 

Por isso escrevo mais uma vez no seu blog para provocar uma discussão, espero que respeitosa e racional, sobre este crescimento da cidade, aparentemente desordenado, debater sobre a lei 2.288 de 1.997 que trata das condições gerais da edificações na cidade de serra negra que já li e reli e tenho certeza que precisa de uma atualização urgente e, principalmente, revisão urgente das leis de zoneamento da cidade.

Colegas, moradores, serranos: O que se deseja para Serra Negra? Vamos permitir que se repita aqui todos os erros que já foram cometidos em ourtas cidades e que hoje gastam milhões para tentar solucionar problemas de mobilidade urbana, de água, de saneamento básico, de resíduos sólidos urbanos (lixo, coleta, transporte, transbordo, aterro, etc), etc? Para piorar, a topografia serrana dificulta ainda mais as soluções de urbanização e de engenharia, ou seja, caso cometamos equívocos de panejamento hoje, a soluçao custará caro amanhã, por isso, a densificação da cidade precisa ser analisada com seriedade e prudência.

Um vereador diz que não pode fazer muita coisa e que esta discussão depende dos munícipes. Assim, convoco todos para esta reflexão, para este debate. O que queremos de Serra Negra? Queremos uma cidade limpa, recuperar o status de cidade saúde, uma cidade que prioriza a qualidade de vida e o ser humano ou, uma cidade que prioriza a especulação imobilária, o crescimento desornedado, a poluição, o desmatamento, etc.

Será que os engenheiros, arquitetos, historiadores, professores, sociólogos, geógrafos, geólogos, ambientalistas e outros profissionais e estudiosos e é claro todos os moradores de Serra Negra e região não poderiam enriquecer este debate?

Espero que realmente reflitam e seja iniciado um debate respeitoso sobre este tema, independente de partidos políticos e/ou pecuinhas pessoais e sim com argumentos técnicos, racionais, visando só uma cidade melhor, UMA SERRA NEGRA MELHOR, porque, no meu ponto de vista, estamos andando na contra mão dos tempos atuais.

Obrigado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pincei esta frase, que acredito, seja o motivo principal dessa reivindicação inteligente. Diz o mais novo serrano:
"Serra Negra cresceu desordenadamente", e alguma coisa precisa ser feita com urgência.
Zé Maria Scachetti.

Anônimo disse...

Veja também o Plano Diretor mais recente.

Anônimo disse...

Marcelo, aceite uma sugestão? Vive a tua vida em Serra Negra, aproveite com tranquilidade o que tem de bom e esqueça o resto.

Lauro disse...

--- Viu só Marcelo, a sugestão que te deram?... Não te disse que são comodistas e acomodados?

LARA disse...

Lauro

Repito hein.....se não pregar em praça publica para o povo ouvir

vai valer aquele ditado

está pregando no deserto ........

Nunca esquecer que está mais do que arraigado no povo tradicional de Serra Negra.........Sapo de Fora não Chia e parece que o Marcelo como eu é de fora ......

Boas palavras Marcelo pena que não vão medrar por aqui ..........

Abner Di Siqueira Cavalcante - "o Forasteiro" disse...

Marcelo, tenho muita experiência tendo minha casa aqui há mais de 30 anos e residindo direto já há mais de 15 anos. Aqui o povo não gosta de quem é de fora. Esse povo não apoia quem vem viver e trabalhar aqui sem não tiver um nome da cidade. Ser de fora aqui é um grande pecado e nós poderemos ser espezinhados e humilhados. Os de fora, só servem para gastar o traz de fora. Mas nem para fazer o bem somos benvindos. Serra Negra sem os "forasteiros" não é nada e nem será jamais, pela ignorância e burrice pura. Teu destino será igual o meu - IR EMBORA disso aqui o mais rápido possível. Saindo desta cidade e seus algozes estúpidos, ignorantes que fiquem no mato, falando errado e sem cultura. Nós, de Santos e São Paulo trazemos dinheiro para gastar aqui e os daqui vivem, a grande maioria, nos botecos enchendo a cara sem fazer nada. Procure um bom pedreiro para ver se encontra? Procure um caseiro para cuidar de sua chácara! Não encontra ninguém! Procure um colégio de nível ótimo de ensino! Não encontra> Cidade sem uma biblioteca, porém pleno de botecos sujos vendendo pinga sem qualidade. Cinema, só um e olhe lá a qualidade! Médicos, nenhum deseja vir para esta cidade. Enquanto dizem, "a Cidade da Saúde" estão mentindo ao povo. É pura propaganda enganosa. Nem hospital aqui existe, mas não avisam os loucos e cegos turistas que para cá vem? Marcelo ou seja lá quem for, não jogue pérolas aos porcos, nem coisas santas aos demônios que aqui vivem, também vindos de fora, mas usando o nome do filho do Pai. Não gosto daqui? Claro que gosto! Mas detesto políticos safados, gente invejosa e burra. Detesto a falta de coragem que dá lugar a mais vergonhosa comodidade. Terra sem expansão que manda seus filhos embora porque nem emprego decente possui. Alguns são grandes personalidade porque foram embora daqui cedo e estudaram fora e não mais voltaram para a mediocridade. Ora, vão ser mentirosos no inferno, interesseiros que vivem só para o ter e jamais para o ser. A Terra é linda e boa. Paisagem maravilhosa como poucas, mas tem um povinho que vive lá que só não pior porque não mais pra onde ser pior. Vocês vão se livrar do Forasteiro, ainda este ano, mas nunca vão esquecer das verdades nuas e cruas que eu disse e digo ainda hoje. Nunca encontrei uma cidade tão fria e negativista como Serra Negra. Se você não gostou da verdade, é problema seu e dane-se com sua covardia e ignorância.