Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

. . . que também merece tópico

--- O idealista Marcelo de Souza manda mais uma colaboração :

Lauro,

Boa noite! Mais uma vez, se julgar pertinente, publique em seu blog. São duas reportagens interessantes que mostram como a natureza é sensível, justa, coerente e, age e reage, cedo ou tarde, à algumas transformações naturais e à algumas ações humanas. Gostei especialmente de uma frase do entrevistado: "O CLIMA É UM JUIZ QUE SABE CONTAR ÁRVORES, QUE NÃO ESQUECE, QUE NÃO PERDOA"


A primeira matéria foi postada no grupo UMA SERRA NEGRA MELHOR pela amiga Iza Noemi. É uma matéria do Fantástico que explica o mecanismo das chuvas na região sudeste, a recarga dos aquíferos, a importância da floresta Amazônica no clima da região sudeste e a ajudinha providencial da Cordilheira dos Andes. A reportagem tem 11 minutinhos, mas vale a pena assistir no link 

 

A segunda matéria é também sobre queimadas e clima. Passou no jornal BOM DIA BRASIL de hoje de manhã (01/09/2014). Para assistir basta clicar no link


e correr com o mouse até a reportagem 11/12. Que queimadas são prejudiciais ao meio ambiente, à fauna, à flora e à saúde do ser humano, todos já sabem. O fato novo noticiado é o resultado de uma pesquida da UNESP de Araraquara que mostra que além dos riscos e malefícios já conhecidos das queimadas, elas ainda dificultam a formação de chuva, ou seja, quanto mais seco o clima, mais queimadas, mais fuligem na atmosfera e, o resultado, chances menores de formação de nuvens carregadas, nuvens de chuva.

Boa noite a todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

É muito raro um produtor rural, na atualidade, fazer queimadas. Geralmente são criminosas ou feitas por loteadores, incorporadores e imobiliárias que não se importam com as nascentes. E fica por isso mesmo.

Anônimo disse...

A cobertura vegetal funciona como uma bomba hidráulica, hidratando a atmosfera. Morrendo as nascentes, morre a cobertura vegetal e vice versa. Somente projetos educacionais e projetos de governo incentivando e pagando para a manutenção de áreas verdes é que darão sustento às águas, assim como seguir as orientações do plano diretor de cada cidade.
Pode-se ganhar dinheiro com "o verde" de diversas formas. Contudo, o que mais vemos são processos de desmatamento para a criação de imóveis urbanos. Ou crescemos para cima ou para os lados. É a escolha que temos que fazer.

Iza Noemi disse...

Tolos os homens que acham que vivem sem florestas.
A frase que você citou também é a que mais gostei, expressa muito bem os eventos extremos que ocorrem no país e bem próximo de nós.