Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

. . . com todo respeito

--- E não é falsidade o que vou dizer. Sempre tive o maior respeito pelo jornal "O Serrano" e pelo seu diretor proprietário Enio Canhoni, um verdadeiro mestre no jornalismo, justo, ponderado e muito culto e inteligente. Fui seu colaborador gratuito por 40 anos, sendo 30 de maneira ininterrupta através da coluna "Comentando..." na última página de suas edições. Sempre me vangloriei disso o que pra mim era uma honra. Enio foi o jurídico da Prefeitura na gestão Abi Chedid e levou sua rasteira quando um dia pela manhã encontrou a porta de seu gabinete fechada porque à noite trocaram a fechadura. A partir daí e no meu tempo de colaborador, foi ele ferrenho opositor chedidiano e sou testemunha viva disso. Neste mesmo tempo o jornal "O Serrano" mantinha uma conduta idônea, imparcial, permitindo e fazendo comentários críticos e elogiosos quando necessário, mesmo que fosse em favor dos Chedids. Quantas e quantas vezes me submeti ao crivo criterioso de Enio Canhoni e sempre o acatei em nome da prática de um bom e saudável jornalismo. Passou pelas páginas de seu jornal colaboradores como Jovino Silveira, Juvenal Campos, Romeu de Campos Vergal, Hildebrando Siqueira, Joaquim de Morais Ribeiro, Néllo Dallari, Henrique Nogueira, Alcebíades Félix, vários dos quais fui contemporâneo. Meu primeiro artigo foi publicado ainda no tempo do Nêne Canhoni e fui o último repórter a entrevistar para a RSN o Sr. Romualdo Cagnoni em seu leito poucos dias antes de seu falecimento. Isso é história. Enio Canhoni escreveu brilhantes matérias, como por exemplo suas "Viagens Fascinantes" e seu inesquecível artigo de primeira página "Por 30 dinheiros..." (quem diria). Recentemente sua matéria jornalística de página inteira, aqui no blog destacada, elogiada e aplaudida por mim. O que aconteceu com nosso centenário "O Serrano"? Um jornal que nunca foi chegado a editoriais publicar um editorial às vésperas da eleição conclamando o povo a prestigiar um determinado candidado (Edmir Chedid)? Que reviravolta foi essa? Por que atualmente só prestigia a situação e poda a oposição? Que jornalismo ético, imparcial, independente é esse? O que mudou? Interesse comercial falando mais alto que a história, a tradição e as regras jornalísticas? Sua atual conduta gera a pergunta que não quer calar: Quem será hoje realmente o dono do jornal "O Serrano"? E pra terminar quero dizer que fiquei muito feliz ao ver o Dr. Enio Canhoni ir votar sozinho sem qualquer ajuda, subindo normalmente a pé o quase íngreme morro da escola perto de sua casa para ir votar, quando até outro dia estava com sério problema de arritmia que o impediu por mais de uma vez a ir ajudar um "amigo" que precisava muito de seu testemunho. Que bom que agora ele está curado. E pingue-se o ponto.

8 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que finalmente alguém disse algo... Já faz um tempo que não compro mais esse jornalzinho tendencioso.

Lauro disse...

--- Intervindo para publicar:

"E o pior é o Puxa-Saco........ que em seu........ elogia justamente o editorial mencionado acima. PIADA."

Anônimo disse...

demorou para o jornal acordar e ver que o bem do povo está no grupo chedid. Grupo que voce "vai ter que engolir"

Lauro disse...

--- TODOS os imperialistas, ditadores, tiranos um dia caíram, desmoronaram e muitos morreram rejeitados, desmoralizados, desacreditados. Quem espera sempre alcança. Quem viver, verá.

Anônimo disse...

Minha família. Alguns amigos.Ninguém t c esse povo,eu não compro esse jornal faz muito tempo,eu sou povo serrano TB e não voto p esse povo...não me confunda c VC não

Anônimo disse...

amigo da onça não é..

Anônimo disse...

suas esperanças na oposição são ilógicas. Dr. SPOK

Anônimo disse...

LAURO TERÇA FEIRA UMA EMEI DA PREFEITURA FOI LEVAR AS CRIANÇAS BRINCAR NA PRAÇA E DAI QUE TINHA UMA ESCOLA DE LINDOIA,UMA ESCOLA DE AMPARO,UMA ESCOLA DE AGUAS DE LINDOIA COM AS PROFESSORAS TAMBÉM COMEMORANDO A SEMANA DAS CRIANÇAS . MAS A ESCOLA DA NOSSA CIDADE FES O FAVOR DE MANDAR AS ESCOLAS EMBORA DIZENDO QUE TINHA QUE AGENDAR É MOLE LAURO UMA BARBARIDADE DESSAS AONDE QUE PRESISA AGENDAR PRA BRINCAR NA TERRA DA MAGIA A PRAÇA É OU NÃO É PUBLICA? JA IMAGINOU O QUE AS NOSSAS CIDADES VIZINHAS VÃO PENSAR DA FALTA DE EDUCAÇÃO DA NASSA CIDADE ? QUANDO NOS OS SERRANOS VAMOS NESSAS CIDADES SOMOS MUITO BEM RECEBIDOS CADE A EDUCAÇÃO DESSA ESCOLA .