Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

. . . que seja feita a vossa vontade leitor anônimo

Contra o preconceito! O Resultado Ponderado das Eleições por Estado

Clique no gráfico para vê-lo em escala ampliada:
Resultado das eleições por Estado da Federação menos ódio contra nordestinos blog thomas conti
Fonte dos dados: TSE.
Ajude também a compartilhar pelo facebook, já são mais de 40.000 compartilhamentos!
Contra o Preconceito! Pessoal, não resisti e acabei fazendo esse gráfico! Quem quiser/puder ajudar a compartilhar, agradeço muito! Para quem tiver interesse, no fim do texto explico como construí esse gráfico.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES – MENOS ÓDIO POR FAVOR

Devido ao enxame de declarações preconceituosas vergonhosas que invadiu o Facebook depois de apurados os votos, acho bom as pessoas terem em mente que não apenas estão propagando um discurso de ódio tacanho e lastimável, como ainda estão com uma visão completamente equivocada da realidade deste país!
Os gráficos que foram veiculados distorcem o cenário eleitoral: dezenas de milhões de nordestinos não votaram na Dilma, dezenas de milhões do sudeste não votaram no Aécio! Não adianta ficar propagando ódio contra esse ou aquele grupo, venceu quem teve o maior número de votos ENTRE 144 MILHÕES DE ELEITORES.
Qualquer generalização de gênero, cor e classe social não vai conseguir dar conta de tudo isso, então façam o favor de parar de instilar veneno e preconceito!!!! Ninguém é obrigado a continuar ouvindo isso!

Nota de repúdio à atitude da Folha de São Paulo

Quero declarar publicamente meu repúdio para com a atitude do jornal Folha de São Paulo, que em matéria de 27/10 se valeu do meu trabalho sem citar a fonte, construiu um mapa por cima do que fiz e – o que é pior que tudo isso -, também removeu COMPLETAMENTE qualquer menção ao fato de que o mapa viralizou como REPÚDIO ao discurso de ódio contra o povo nordestino. No lugar dessa mensagem importante para o nosso país que tantos cidadãos estão ajudando a espalhar, a FSP apenas menciona que “um novo mapa tomou as redes sociais” e seguem citando percentuais. Que desserviço!!!
Portais como Terra, R7, Época, Administradores, GGN, e até o site da presidenta não tiveram problemas nem em citar a autoria nem em ajudar na campanha contra o discurso de ódio. Obrigado por NADA, Folha de São Paulo!
Peço humildemente para que, se por ventura queira compartilhar esse link da Folha, coloque junto também essa nota de repúdio, por favor. O jornal se prestou a refazer o mapa todo de novo, a troco de que? Eliminar a fonte? Não ser contra o discurso de ódio? Jornalismo do mais baixo nível, meus caros.
Entrei em contato com o Ombudsman da FSP exigindo retratação, estou no aguardo.
[Atualização]
Em email, comuniquei ao Ombudsman que “Apenas a Folha de São Paulo teve a atitude de baixíssimo nível de alterar a diagramação do mapa tomando como dela a autoria, não citou a fonte, não colocou nenhum link para o conteúdo original, e ainda apagou completamente qualquer menção ao fato de que o mapa viralizou e que o intuito do autor era combater o discurso de ódio contra o povo nordestino.”
O Jornal já atualizou a notícia mencionando meu nome, mas ainda não deu qualquer explicação sobre o porque de ter retirado as mensagens contra o discurso de ódio ao povo nordestino. Já pedi mais de uma vez alguma nota do jornal sobre o assunto, mas por enquanto não obtive resposta, nem pedido de desculpas pelo erro anterior.
A notícia já foi editada mais de uma vez, mas ainda aguardo uma resposta direta do Ombudsman.

Outras informações sobre o Mapa:
Como foram obtidas essas escalas de cor?
Usando o Excel 2013, computei o percentual de votos válidos de cada candidato em uma tabela. Nas versões mais novas, o Excel tem um recurso chamado Formatação Condicional que permite ao programa colorir automaticamente tabelas a partir de uma instrução. Usando esse recurso, selecionei o vermelho básico para 100% de votos em Dilma, e o azul básico para 0% de votos em Dilma. Depois fiz o contrário para a coluna do Aécio: 100% de votos nele é o azul básico, e 0% de votos nele é o vermelho básico. Feito isso, todos os valores intermediários são coloridos automaticamente pelo excel, formando uma cor que reflete precisamente o grau de distância entre 0% e 100% nessas escalas. O fato de as duas colunas terem precisamente a mesma coloração atesta a precisão do programa.
Por que os Estados do Sudeste parecem menos azuis?
Isso se deve à proporção que cada candidato teve de votos por Estado. Nos Estados em que Dilma teve o pior desempenho – Acre e São Paulo – obteve ainda assim 36% dos votos válidos, 15 pontos percentuais a mais do que o pior desempenho de Aécio, que foi de 21%. Ou seja, mesmo nos Estados do Sul o peso de no mínimo 36% para a cor vermelha acaba atenuando um pouco a força da cor azul.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não serei preconceituoso em meu comentário. Mas, nota-se distintamente na escala ponderada, do Rio de Janeiro e acima, a maioria dos estados que deu vitória ao PT é do Norte e Nordeste.
Cada eleitor tem seus valores e juízo de benefícios para decidir seu voto.
Tem eleitor que vota naquele que aplica injeção de graça, o que não deixa de ser um valor importante para esse eleitor.
Outros, elegem seu representante por realizar legislação e benefícios que alcançam uma maioria.

CONSELHEIRO PATRIOTICO disse...

PODEM POR PANOS QUENTES ......

MAS ESTAMOS DIVIDIDOS SIM........

NOSDESTE CONTRA O SUL

RICOS CONTRA POBRES


PT CONTRA A CLASSE MEDIA


DEMOCRATAS CONTRA COMUNISTAS (PT)


QUE NÃO É BOM NÃO É..... MAS DAQUI PRA FRENTE O BRASIL CORRE O RISCO DE DIVIDIR -SE GEOGRAFICAMENTE .. COMO OS ESTADOS UNIDOS POR CAUSA DIFERENTE TAMBÉM CORREU O RISCO DA DIVISÃO PRECISAMOS DE HOMENS..... INTELIGENTES..... PONDERADOS....... CULTOS..... PARA COLOCAR O PAÍS NOS TRILHOS DA CONCÓRDIA.