Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2015

. . . o dia de hoje


21 de Abril — Dia de Tiradentes

O dia de Tiradentes é celebrado, sob regime de feriado nacional, em 21 de abril desde 1965 como forma de construção da imagem heroica do Patrono da Nação.

 
O alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira
O alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira
Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, celebra-se no Brasil o Dia de Tiradentes e, junto à pessoa deste, rememoram-se também os acontecimentos que configuraram a Inconfidência Mineira. Tiradentes passou a ser considerado um herói nacional e Patrono da Nação Brasileira.
Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: aInconfidência Mineira. Sabemos que esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo que se alastrou pela Europa, na segunda metade do século XVIII.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ué. Errou na data do descobrimento do Brasil? Aqueles que são seus seguidores ficam sabendo das publicaões. Hehehe.

Lauro disse...

--- Sensacional sua observação. Até me envaidece. Prova que tenho MESMO seguidores fiéis e constantes que não perdem nada. Vou tentar explicar o que aconteceu e amanhã logo cedo você vai confirmar isso. Fiz, junto com o tópico de hoje sobre Tiradentes, também o de amanhã sobre a descoberta do Brasil, ambos programados para entrar no ar a meia-noite e meia em seus respectivos dias. Só que apertei o botão errado na hora de programar e o texto de amanhã saiu ontem. Não ficou nem 10 minutos no ar quando percebi meu erro e como ninguém até então comentou o erro de data, achei que nem tinha dado tempo pra isso e retirei o tópico do ar. Eis senão quando hoje me deparo com seu comentário, ao qual agradeço muito pela especial deferência. Valeu e forte abraço!

Anônimo disse...

Em tempos de delação premiada, a principal prova da Lava Jato contra os denunciados, você deveria homenagear Joaquim Silvério dos Reis que delatou Tiradentes! É mais a cara do blog Comentando do que uma homenagem ao nosso herói Tiradentes!

"Joaquim Silvério dos Reis era Coronel Comandante do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo, contratador de entradas, fazendeiro e proprietário de minas, mas, devido aos altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, estava falido. Foi por esse motivo que Francisco Antônio de Oliveira Lopes convidou-o a participar da Inconfidência Mineira - a mesma motivação da maioria dos envolvidos.

Sua participação no movimento é recheada de controvérsias e mistérios.

A princípio, Joaquim Silvério dos Reis aceitou mas, diante da possibilidade de ter suas dívidas perdoadas pela Coroa, resolveu delatar os inconfidentes. Sua idéia de ganho não teria alcançado plenamente sucesso. Permaneceu preso na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, entre maio de 1789 e janeiro de 1790 e apenas após muita luta, obteve uma pensão de duzentos mil réis. Não há comprovação de que teria ganho recompensa em ouro; o cancelamento de seu débito; o cargo público de tesoureiro da bula de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro; uma mansão como morada; pensão vitalícia; título de fidalgo da Casa Real; fardão de gala e hábito da Ordem de Cristo; além de ter sido recebido pelo príncipe regente Dom João em Lisboa" Mais informações na Wikipédia.

Lauro disse...

--- Só gostaria de lhe pedir a gentileza que explicasse melhor sua primeira frase. Obrigado.

Anônimo disse...

Ter de explicar perde a graça, mas aí vai. Aposto como que o blog concorda que as delações conduzidas pelas autoridades jurídicas e policiais da operação Lava Jato têm sido conduzidas sem coerção e da forma mais isenta possível sem o menor interesse de atingir o PT e em especial o melhor presidente que este país já teve segundo as pesquisas de opinião. Então, Viva as delações, seja da Lava Jato seja ou a que levou à morte de Tiradentes.

Lauro disse...

--- Explicado.