Total de visualizações de página

domingo, 13 de março de 2016

. . . que até os lagos?

--- Chegou via e-mail essa observação do leitor, com a seguinte pergunta :


"E os nossos lagos representam bem o abandono de nossa estância. 
Quem é responsável? Prefeitura, Sabesp?Quem?  Pelo jeito ninguém..." 










4 comentários:

Anônimo disse...

A população é responsável porque não cobra, não reivindica, não está nem aí pra nada.

MARCELO DE SOUZA disse...

Falta de limpeza e manutenção, sem dúvida.
Mas observa-se grande volume de sedimentos depositados no lago, ou seja, ASSOREAMENTO.
Será que é culpa só da população? Será que nossos vereadores não poderiam ajudar na fiscalização, andar pela cidade, intervir e questionar o Executivo?
Assoreamento é resultado de superfícies de terrenos sem proteção superficial e sem sistema de drenagem de águas pluviais eficiente. Solos desprotegidos sofrem erosão. O solo erodido é carregado pelas águas de chuva e se depositam em trechos de declividade mais baixa nas drenagens (naturais ou urbanas) e em lagos, lagoas, etc.
Afirmo que é mais barato proteger os solos, investir em proteção superficial e em sistemas de drenagem de águas pluviais do que gastar com desassoreamento.
Desassoreamento exige escavadeiras, carga em caminhões basculantes, área de bota-fora licenciada, transporte até área de bota-fora, descarga, espalhamento, compactação, proteção superficial e drenagem de águas pluviais.
Proteção dos solos só exige cobertura vegetal com grama e drenagem de águas pluviais (canaletas, valetas, escadas hidráulicas, etc). O que é mais barato?
Serra Negra tem área de bota-fora licenciada?
É estranho porque as normas técnicas da ABNT recomendam proteção superficial e drenagem de águas pluviais nas obras de terraplenagem e taludes de modo geral.
Mais estranho é saber que existem pelo menos duas leis municipais que exigem proteção superficial dos solos e drenagem de águas pluviais, como por exemplo, o "Artigo 32 da Lei 2.288 de 1.997" e a lei "Lei 3234 de 2.010".
Mas não é o que se vê na prática. Basta andar por ai e ver centenas de ruas de terra erodidas (pavimento primário e drenagem deficientes) e dezenas de obras de terraplanagem com taludes expostos sem proteção superficial e sem sistema de drenagem de águas pluviais.
Seria interessante questionar prefeito, vice-prefeito, secretário do meio ambiente (erosão e assoreamento é um sério problema ambiental), secretário de obras, etc sobre proteção dos solos e drenagem de águas pluviais principalmente nas obras de terraplenagem e nas ruas e estradinhas de terra.
Reafirmo, tenho certeza que é mais barato proteger os solos minimizando erosão do que mais tarde gastar do desassoreamento.
De qualquer forma nota-se um certo descaso (Executivo e Legislativo) com os bairros da cidade, até mesmo os bairros poucos quilômetros afastados do centrinho que pagam IPTU consideravelmente e relativamente elevados.

Anônimo disse...

Esses vereadores que aí estão só servem p esquentar cadeira uma hora p semana e ir receber seu gordos contracheques.Vcs são uma vergonha,TDs sem tirar nem por...Outubro nos encontramos c certeza...

Anônimo disse...

Marcelo, eles vão andar pelas ruas sim, se mostrar preocupados com tudo, mas às vésperas da eleição. Não muda nunca!