Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de abril de 2016

. . . a sessão de ontem

--- Teve início às 19:35 hs, ainda com a transmissão ao vivo fora do ar, que entrou às 19:39 hs.

* Quorum 100%.

* Entraram quietos e saíram calados Rita, Bertevello e Nestor (apenas fez as leituras de sua obrigação como secretário).

* Todos os requerimentos e projetos aprovados por unanimidade, com algumas discussões.

* O primeiro a ocupar a tribuna, literalmente sem pedido para "falar sentado do local", foi o Marquezini, discorrendo sobre seus requerimentos a respeito dos carros abandonados em várias ruas da cidade e sobre a questão da deficiência no atendimento de alguns bairros e ruas do município por parte da agência local dos Correios, principalmente nas Três Barras e mais uma vez foi eloquente ao se dirigir à gerência daquela entidade, salientando que não dará tréguas até que algo efetivo seja feito. 

* O projeto mais polêmico foi sobre as queimadas no município, projeto esse que há 1 ano também foi apresentado e rejeitado. Há no face uma campanha liderada pelo Marcelo de Souza em favor da regulamentação rigorosa de tais queimadas que acontecem em todos os anos nesta época. Se é verdade que existem as queimadas criminosas e desordenadas, também é verdade que há as necessárias desde que realizadas com critério e segurança. Por isso mesmo um de seus autores, o Roberto, defendeu sua aprovação como está redigido, pois é algo que já vem sendo ventilado e discutido há muito tempo e mais uma vez os vereadores não se debruçaram sobre ele para estudo e apresentação de sugestões e emendas. Mesmo assim foram bem providenciais os apartes do Toco e do Demétrius. Lembrou bem o Paulão que projeto semelhante está em ação na cidade de Socorro com  redução de 95% das queimadas, segundo ele. Se tal projeto socorrense é tão bom, por que apenas não o copiam? A princípio o projeto foi aprovado mas será aperfeiçoado após a opinião principalmente do Corpo de Bombeiros.

* Também foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria do Toco sobre  o "Roteiro Turístico das Tabaranas".

* Mais uma vez o Toco pediu a palavra para esclarecer a população que a CÂMARA NÃO REJEITOU NENHUM PROJETO DE AUMENTO AO FUNCIONALISMO MUNICIPAL, conforme corre na cidade dizendo que os vereadores estão contra o aumento dos funcionários municipais. Apelou inclusive para os meios de comunicação da cidade, dentre eles esse blog, que deixassem claro isso perante a população. No embalo o Marquezini lembrou que cabe ao vereador legislar, fiscalizar, requerer e indicar correções e melhoramentos na cidade e nos bairros, mas que não tem o poder de realizar, de executar o que é incumbência exclusiva do Executivo, como diz o próprio nome.

* Novamente o Paulão bateu e bateu forte nas deficiências de atendimento do Pronto Socorro que é responsabilidade da Prefeitura e não do Hospital, ressalvando que não é culpa do médico atendente e sim do grande movimento, principalmente quando acontece algum evento da estância. Devido ao excesso de atendimentos, inclusive com ocorrência de acidentes, um deles com vítima fatal, os munícipes e hóspedes que precisem de atendimento no PS, chegam a ficar esperando até 6 horas. Sugeriu ao Presidente Danilo que convoque o prefeito e quem mais for necessário para que compareçam na Câmara para um debate e acordo conjunto para se resolver essa crucial situação antes que o pior aconteça. O Paulão é da área da saúde (farmácia) em contato direto com a população e por causa disso é quem mais ouve e recebe reclamações neste sentido.

* O Waguinho reforçou o que disse o Paulão e fez a boa sugestão de que os patrocinadores de eventos colaborem financiando mais um médico para atendimento nestas ocasiões e chegou a lembrar que muitas vezes os organizadores destes eventos nem sequer avisam ou comunicam o PS e o Hospital sobre tais realizações, o que realmente é um absurdo.

* A responsável pelo Canil Municipal Daniela enviou carta ao presidente relatando as conclusões elogiosas que o local recebeu por parte da Vigilância, com cumprimentos do Eduardo. Nessa hora o Marquezini não se manifestou...

* Agradecimentos do blog aos edis Marquezini, Roberto, Toco e Paulão pelas referências.

* A transmissão ao vivo pelo site da Câmara na internet esteve boa.

* As sessões ordinária e extraordinárias sob o comando do Presidente Danilo chegaram ao final às 21:27 hs  =  01 hora e 52 minutos.

--- Foi isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse negócio das queimadas, não existe legislação federal ambiental pertinente? Putz... há uma quantidade infinita de órgãos fiscalizadores e legislações e portarias e ainda vamos fazer mais leis? Baseado em que leis age a Polícia Ambiental?

Anônimo disse...

A vereadora Rita tá com seus dias contados como vereadora uma vez q segundo tenho ouvido na escola do meu filho as funcionárias da educação em todos os níveis estão descontententes ou melhor revoltadas com a vereadora e suas cumpinxas q dia a dia estão prejudicando a todas com cursos q mudam de regras e outras coisas fora o salário. Nossos filhos estão em mãos de excelentes profissionais por isso eu me solirarizo com todas. E o Demétrius q não apareca nas escolas pq coitado de o fizer.