Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

. . . mais um que parte

DESCANSE EM PAZ ROBERTO LAFFRANCHI 

 Na primavera de 1954 chegava à Serra Negra o Prof. José Laffranchi. Vinha acompanhado de sua esposa Wanda e dos seus três filhos Marco Antonio, Roberto e José Hugo, para assumir a Cadeira de Educação Física do Colégio Estadual de Serra Negra. Com a sua chegada e o seu dinamismo o Colégio passou por um período brilhante. Paralelamente às atividades educacionais, o Prof. José Laffranchi, com a ajuda de seus três filhos, cuidava de seus cavalos de raça no “Rancho Alegre”, por ele adquirido quando de sua chegada em Serra Negra e contava com eles também na administração do Balneário Municipal e na manutenção do Zoológico de Serra Negra. Roberto, desde cedo um trabalhador incansável montou, juntamente com seu irmão José Hugo, o Bar Lanchonete Samburá na rua Cel. Pedro Penteado. Trabalhou por uma temporada no Laboratório Municipal de Amparo pedindo exoneração após o seu casamento com Marilena Vicalvi Laffranchi. Aqui nasceu seu primeiro filho, Ricardo Laffranchi. Após adquirir um sítio onde hoje é o Lar São Francisco, montou uma granja trabalhando ativamente até receber um convite para gerenciar a Pneuac de Presidente Prudente. Mudou-se para lá em 1968 tornando-se uma figura muito popular e querida com uma grande rede de amigos. Lutador como sempre, Roberto administrava a filial da Pneuac e estudava Direito na conceituada Toledo Prudente Centro Universitário. Após a conclusão do curso, montou um escritório de advocacia no centro da cidade, tornando-se bastante conhecido pelo seu trabalho e pelo seu carisma. Além do escritório de advocacia em Prudente, Roberto tinha outro em Londrina (PR) que agora é liderado pelo seu filho Ricardo que segue o mesmo caminho do pai: “Meu pai sempre foi muito trabalhador, leal e era muito querido por todos”, comentou Ricardo.
Em Presidente Prudente Roberto foi rotariano e presidiu por anos o Rotary Clube Presidente Prudente Sul, onde desenvolveu uma série de projetos. Uma área de recreação com brinquedos de uma escola infantil leva o seu nome como homenagem. Tornaram-se famosas as bacalhoadas para mais de 500 pessoas que ele preparava com renda revertida para instituições carentes. Ele também foi membro do conselho deliberativo da APEA (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e pertenceu à direção da 29ª. Subseção da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), em P. Prudente.
Roberto Laffranchi era natural de Jaboticabal e faleceu dia 09 de janeiro por volta de 11h, aos 75 anos. Ele completaria 76 anos no dia 11 de janeiro. Deixou a esposa Marilena, os filhos Ricardo e Gustavo, além de três netos. “Ele era um homem de muitas conquistas. Já nos deixa muita saudade”, lamenta Ricardo. Foi sepultado no Cemitério Municipal São João Batista em Presidente Prudente ao lado de quem sempre quis bem, seus queridos sogros Antonio Vicalvi e Elsa Mantovani Vicalvi. Seu velório foi muito concorrido e pleno de depoimentos emocionantes de gratidão de quem ele sempre ajudou.
Roberto deixa muitos amigos em Serra Negra. Juntamente com seus pais e irmãos é um símbolo de uma época em que Serra Negra se destacava regionalmente pela qualidade de seu Colégio, pelo seu Balneário (hoje sede da Prefeitura Municipal), pelos cavalos de raça que desfilavam pela cidade e pela beleza natural do zoológico montado pela família onde hoje se situa o Centro de Convenções da cidade. 
Marco Aurelio Vicalvi

Nenhum comentário: