Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de maio de 2017

. . . o Teatro e a Câmara

--- O texto abaixo extraí do face do meu amigo Oscar Brolezi, grande entusiasta e batalhador pela cultura em SN e amante do TEATRO. É isso aí Oscar, comparar uma sessão de Câmara com um teatro é realmente uma ofensa, mas que lá há muita representação teatral, isso há.

"SESSÃO DA CÂMARA MAIS PARECE UM TEATRO?!? SERÁ MESMO?

Hoje gostaria de me pronunciar sobre o fato de falarem que a sessão da Câmara, mais parece um TEATRO.
Não mesmo! Com todo respeito ao Legislativo eu digo que para subir num palco o ator precisa trabalhar o Corpo, a Mente e a Voz e mesmo se apresentando em peças, somente será considerado um bom ator depois de 20 anos trabalhando o seu equipamento.
Também é chamado a despertar três visões o tempo todo sobre o Mundo: Política (as leis), Trabalho (executar as leis) e Cultura (questionar as leis).
Desta forma precisa aprender a pesar cada palavra que emite, visualizando, articulando e respeitando a plateia e mesmo assim depois deverá sentar no proscênio e ouvir carinhosamente cada erro que cometeu no palco, com isso aprenderá a ouvir críticas para poder melhorar seu trabalho. Enfim, é um trabalho demorado, árduo e na maioria das vezes sem receber, feito com muito amor. Já uma sessão de Câmara os Vereadores são eleitos, e recebem uma posse, fazem um juramento, assumem imediatamente e são pagos. Em geral não tem plateia e ao final da sessão não sentam no proscênio para receber críticas, mesmo porque quando as recebem, não costumam gostar.
Então peço desculpas, mas Sessão da Câmara não se assemelha em nada com Teatro, nem mesmo no sentido figurado como está sendo utilizado.
Observem que o ator veste um personagem, e o Vereador é a pura representação de cada habitante da cidade, tendo uma procuração de cada um dos eleitores para representá-lo.
Portanto, palavras e frases como 'Blindagem' e 'Não devo nada à ninguém', não me parecem corretas em uma Sessão da Câmara. Uma vez que tanto falamos e lutamos para haver Transparência e Prestação de contas à população.
Desculpem o comentário, mas o Teatro em Serra Negra está comemorando 110 anos, surgiu aqui em 18 de agosto de 1907, para levantar fundos para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, segundo documento exposto no Museu local e sua história sempre foi de luta conjunta à comunidade, e eu devo essa observação a todos que lutaram para que esta história fosse escrita.

OBS: Para aqueles que não estão entendendo o meu comentário, sugiro que assistam a Sessão do dia 02 de Maio de 2017, o que aos meus olhos é uma obrigação de todos os eleitores, não somente a do dia 02, mas, todas as sessões.
Obrigado."

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Oscar,texto maravilhoso,definindo bem tudo que vem acontecendo em nossa Câmara,infelizmente comandada por um indivíduo arrogante e despreparado.
Continue sendo essa pessoa amiga, especial e inteligente que você é.
F.M.

Anônimo disse...

A câmara de Serra Negra não se assemelha em nada a um teatro, se assemelha sim a um circo, onde as palhaçadas aparecem a cada minuto de sessão. Num verdadeiro teatro os artistas treinam incessantemente para seu desempenho no palco. Na câmara eles treinam para lançar spray de pimenta e rezam para serem padres. Câmara é lugar de leis e seu aprimoramento pela justiça social. As únicas leis que vemos na cidade são aquelas escritas no tempo do império português e absolutamente nada servem ao povo da cidade. Ei vereadores (homens da lei) quando vai ser que os senhores irão finalmente começar a trabalhar e fazer “leis” de interesse do povo e não de interesse dos senhores mesmos. Ou pior ainda leis feitas dentro da prefeitura. Edison...