Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

. . . a comemoração da Grande Imagem

O Cristo Redentor comemora 65 anos!  As celebrações para comemorar a data de construção do monumento acontecerá neste sábado, 30 de setembro, às 10hs, com apresentações do coral da Igreja Nossa Senhora do Rosário e do Concerto da Corporação Musical Lira de Serra Negra. 

Encravado no Pico do Fonseca, o Cristo Redentor está elevado a 17 metros de altura e é considerado um lugar de peregrinação para fiéis e turistas que a cada ano chegam para ver a estátua, cuja visita pode ser feita pela estrada de rodagem ou pelas cadeirinhas do teleférico.

Segundo o historiador Alcebíades Félix e o jornalista Odilon Souza Lemos, ambos in memorian, a ideia da construção desse monumento nasceu numa reunião do extinto Moto Clube de Serra Negra, através de seu presidente Joaquim da Silva Lima. Contudo, mediante as dificuldades financeiras, o Prefeito da época José Pedro Salomão, rotariano, enviou o projeto para ser votado em plenário na Câmara Municipal de Serra Negra.  

No recente relato do Rotariano Oswaldo Saragiotto, fundador do Rotary Club de Serra Negra ,hoje com 97 anos de idade, vereador da época  juntamente com o colega Joaquim da Silva Lima, autores do projeto de Lei, ficaram sabendo  por companheiros rotarianos de Campinas, que a empresa Papais localizada  em Campinas, tinha confeccionado um cristo para a cidade de São José do Rio Pardo, e estava pronto para ser vendido , contendo 92 peças montáveis, pelo preço de CR$ 40.000 (quarenta mil cruzeiros).

Assim, Antônio Barbosa Pinto da Fonseca, também rotariano, secretário de Governo no período, sugeriu que fosse estabelecida a criação de taxa de turismo e hospedagem, a ser cobrada por hóspedes dos hotéis locais, sobre as notas fiscais de despesas feitas, para com ela juntar os fundos necessários para a construção da imagem do Cristo Redentor. 

O contrato para execução da obra, pela empresa Otaviano Papais, foi assinado em 15 de julho de 1950. A inauguração do monumento aconteceu no dia 6 de julho de 1952, com Missa Campal celebrada pelo Bispo Diocesano de Campinas, D. Paulo Tarso Campos, com a presença do Padre João Batista Lavello, o Cônego Olavo Barra, o prefeito de Serra Negra na época Luiz Barra, o Juiz de Direito Dr. Edesio Pestana Franco, o médico Dr. Jovino Silveira, Joaquim de Moraes Junior, deputado Amadeu Narciso Pieroni, vereadores, todos os rotarianos e um grande público. 

O valor da obra foi cerca de CR$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil cruzeiros),  custeado inteiramente pela taxa de turismo de hospedagem. As peças que formam o conjunto da imagem do Cristo Redentor são em número de 92, tendo sido consumidas na construção cerca de 80 toneladas de concreto armado. Toda revestida de massa fosforescente, a imagem, sob a luz dos refletores, torna-se um espetáculo à noite, podendo ser vista a longa distância de todos os lados.

O atual Prefeito  e seu vice, sentem-se privilegiados por celebrarem os 65 anos do monumento. “Vocês terão a oportunidade de homenagear àquele que , desde 1952,recebe a todos de braços abertos em Serra Negra”, ressaltou o Chefe do Executivo.   


* Assim o Prefeito Sidney Ferraresso cumpre sua promessa a mim feita que comemoraria os 65 anos de inauguração da Grande Imagem. O Prefeito Bimbo se esqueceu de comemorar os 60 anos em 2.012. A última comemoração foi a festa dos 50 anos em 2.002 realizada pelo Prefeito Paulo Scachetti, cujo Mestre de Cerimônias fui eu, no maior show pirotécnico que assisti em Serra Negra.

* Ambas as fotos deste tópico fui eu que bati em épocas  e em horários do dia diferentes.

Nenhum comentário: