Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

. . . o direito de resposta

--- Repercutiu imediatamente o tópico sobre o bairro Estância Suíça. Recebi explicações tanto via telefone como via zap de moradores do bairro, que disseram praticamente a mesma coisa. Com um deles até conversei cordialmente por telefone. Aí estão.

* A primeira :
"Boa tarde Lauro! Sobre as placas na Estância Suíça, na qual faço parte, chama-se Vigilância Solidária. Uma iniciativa dos moradores do bairro, porém não é uma criação exclusiva nossa, já existe em muitos bairros Brasil afora. O Mantovani criou a logo, e pedimos autorização da Guarda Municipal para que colocasse o brasão da mesma. As placas foram confeccionadas e cada morador pagou pela sua o valor de R$ 35,00. Nós moradores também temos um grupo no WhatsApp onde nos comunicamos entre si sobre qualquer coisa do bairro voltado a segurança, nosso grupo é exclusivamente para isso, é proibido qualquer outro assunto que não seja a segurança do bairro. Principalmente política. Inclusive antes da implantação foi feita reunião com o delegado Dr. Rodrigo e a Polícia Militar para melhor orientação. Foi explicado que se quisesse usar o logo da PM poderia, desde que fosse nos postes e não nas residências."

* A segunda:
"Essa história está enormemente equivocada.
Os moradores do bairro se uniram e criaram um sistema de Vigilância Solidária. Não tem nada que ver com política e, com certeza, nada que ver com o Felipe.
Isso eu posso assegurar, porque participei. Cada morador PAGOU a sua placa, e um morador da rua (Bruno Mantovani) fez o design pra gente.
Isso é apenas um projeto de Vigilância Solidária. Temos um grupo de WhatsApp com 98 agindo nesse sentido.
Ah... sobre o logo da Guarda Municipal, os líderes de segurança do grupo (o pessoal não brinca mesmo rs) ligaram para a GM para perguntar se poderia usar o logo. Mas não existe ronda nenhuma especial não. Se alguém ver algo, tem que ligar para Guarda normalmente, para avisar e pedir uma ajuda, como é possível para qualquer outro munícipe, de qualquer lugar da cidade. O pessoal do grupo pediu a mesma coisa para a PM, mas a PM não permitiu nem mesmo usar o logo... Por isso se definiu pelo design assim, que combinamos colocar para reforçar nossa segurança.
Uma última informação, juro... Seguimos as orientações propostas no próprio site da polícia militar, sobre Vigilância Solidária..."

Um comentário:

Anônimo disse...

O programa "vizinhança solidária" é um grande projeto de nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo. Parece que no bairro em comento estamos diante de outro projeto - o "vigilância solidária", criado com inspiração no projeto da PM, coisa diversa, portanto. Naquele a PM participa de várias maneiras, mas nenhuma delas inclui o uso de brasões, próprios da corporação e de uso regrado. Eles são de uso privativo da PM e dos seus agentes, por isso gostaríamos de saber quem em nome da corporação autorizou o uso do "logo" da PM (que depois foi desmentido que houvesse essa autorização, de sorte quem nem sei se houve mesmo essa autorização) e qual foi a razão apresentada para permitir o uso em postes, mas não nas residências. É preciso que se dê os nomes para que os fatos sejam apurados e o código disciplinar imposto. Aliás, houve a vistoria no Bairro pela PM e qual foi a sua conclusão?
Sobre a atuação da Guarda Municipal nada posso comentar, porque não é da minha alçada, mas igualmente me estranha o fato de que tenha autorizado o uso do seu brasão, e mais ainda o fato de que o assunto tenha sido tratado ao telefone.
Que ações efetivas estão sendo adotadas para promover essas ações (que por vezes parece se esgotar em placas e watsaps)? E que se diga que não cabe à Guarda Municipal o policiamento ostensivo, próprio da PM. Age em colaboração valorosa, mas sempre dentro dos rigores da lei, e por isso estranho quando indica o uso de placas em postes, mas não esclarece que isso deve ser autorizado. Poste tem dono, não se pode usá-lo sem autorização.
Porque gosto da cidade, que visito com certa frequência e da Colônia que tão bem recebe a todos, e onde tenho muitos amigos, e mais ainda da corporação,é que compareço ao debate. Muito obrigado e uma boa noite a todos os queridos serranos. Cícero.