Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

. . . os bandidos

--- Existem bandidos & bandidos. 

* Há o bandido conhecido e declarado que é aquele que rouba, mata, enfim é aquele que já se conformou com sua condição de mau, às vezes perverso, criminoso assumido. São os declaradamente comprovados e provados com grande quantidade deles já trancafiados cumprindo suas penas. Por um ou outro motivo ou justificativa já abafaram suas consciências.

* Há o bandido escondido, disfarçado, dissimulado. O que se faz de honesto por vir de boa família, mas é mau por natureza. É falso por conta desta natureza pra poder aplicar seus golpes às escondidas, sorrateiramente, mente e faz outros mentirem e seus efeitos são iguais e muitas vezes piores que o outro que assalta até armado com a luz do dia. Tal falsidade faz com que seja mais difícil ser pego e desmascarado e pode passar uma vida inteira sem punição disseminando sua peçonha, enquanto ao mesmo tempo disfarça sua maldade dando uma de cidadão simples, modesto, honesto e simpático.

* Qual dos dois é pior? O segundo, é claro, pois o primeiro tem como seu juiz, seu julgador, um outro ser humano que irá lhe aplicar a justiça humana, às vezes falha e condescendente, complacente, tolerante. O segundo é diariamente, diuturnamente julgado por sua própria consciência e terá como seu julgador final a Justiça Divina.

* Por isso que o bom e o certo é cada um não se enquadrar em nenhum dos dois casos e seguir sempre o caminho do bem, da lei, da honestidade e da honra, seja em seu íntimo, seja publicamente.

* Leia, medite e se enquadre em qualquer uma das três situações acima.

Nenhum comentário: