Total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2018

. . . o Sábado Santo

--- Antigamente chamado de Sábado de Aleluia. Na realidade não existe sábado de aleluia, pois a aleluia só é festejada à meia-noite de sábado para domingo. Em nossa Serra Negra a conhecida malhação de Judas já foi uma tradição mantida, mas hoje caiu no esquecimento. Nos últimos anos de sua prática lembro-me que quem cuidava disso era, na época, o conhecido FORMIGÃO (que Deus o tenha). Recentemente costumavam escrever no boneco do Judas o nome de alguém público, geralmente político, podendo ser personagem mundial, nacional ou municipal. Quem você colocaria no Judas de hoje?
Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia.

Nenhum comentário: