Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

. . . as funções do Legislativo

--- Voltando para o assunto Câmara Legislativa atual. Quais as funções de um vereador? 

* Basicamente legislar como o próprio nome diz. Fazer projetos de lei para o bem da cidade e da população. Projetos saudáveis, coerentes, dentro da lei e portanto dentro da Constituição. Para isso o vereador tem que, no mínimo, saber ler e escrever para poder tomar conhecimento da Constituição de seu país e não ficar chutando coisas no ar e criando absurdos próprios dos iletrados e ignorantes, pois se não sabe nem quais são as leis de seu País, de seu Estado e as já existentes em sua própria Cidade, como vai querer legislar??? 

* A segunda grande função de um vereador é ser fiscal do Executivo para ver se estão sendo executadas corretamente as leis aprovadas pelo Legislativo. Fora estas duas coisas só resta ao vereador fazer indicações para o Executivo, indicações essas que nem sempre são atendidas e requerimentos pedindo informações ao Executivo, outra coisa que nem sempre acontece de maneira satisfatória. Não tem que fazer mais nada. Indicações, requerimentos e projetos de homenagens são puramente decorativos e badalativos com o objetivo de ficar simpático ao eleitor já visando a próxima eleição. Portanto, independentemente do merecimento ou não da homenagem prestada, o vereador não deveria levar mérito nenhum nestes casos. Não deveria ser aproveitador tirando dividendos políticos de tais homenagens.

* Fora tudo isso o que mais pode fazer o vereador? Gastar dinheiro dos outros e isso sabe fazer muito bem com viagens a congressos, à Brasília hospedando-se em bons hotéis e comendo em bons restaurantes, fazer reformas e construções a preços incompatíveis. Pode também comprar carros de luxo zero quilômetros para "viagens a serviço", gastar exorbitâncias em supermercados amigos para "jantinhas" nas noites de sessão e gastar a rodo com impressos, convites, títulos, e "congratulações e aplausos".

* Vamos agora só nos ater a esse último gasto totalmente desnecessário. Um único TONER - cartucho  de tinta para determinado tipo de impressora - dá para se fazer, dependendo do tipo de impressora, aproximadamente 5 mil cópias. A Câmara Municipal de SN tem alugada por um preço absurdo uma impressora que trabalha como se fosse uma gráfica e segundo empenhos publicados pela própria Câmara (vide abaixo), gastou-se 55 toners. Se juntarmos TODAS as escolas municipais não se gasta tanto e se comprassem uma impressora a tinta (vide abaixo) ficaria muito mais barato que o aluguel que está sendo pago. Gastou-se 3.000 reais em encadernações... Está tudo documentado. Que bom se houvesse uma boa auditoria nesta legislatura... Auditoria neles próprios??? Piada! Utopia! Não conseguem (ou são impedidos?) até de aprovarem a CEI DA SAÚDE no município...







 * Acima a sugestão para compra de impressora. Observem o preço.

Nenhum comentário: