Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

. . . que a coisa é muito séria e preocupante


* Com a intenção de ajudar na orientação e prevenção da comunidade serrana, aí vão dicas a serem adotadas pela nossa Secretaria de Saúde sobre o Coronavírus.:
Recebido da China e traduzido do Mandarim.
Condutas adotadas na China, para enfrentamento da epidemia do CORONAVÍRUS.

Tempo de Incubação: 3-7 dias. Máximo 14 dias.
Transmissão: gotículas 
Precaução: aerosol e contato
Vulneráveis: idosos e com morbidades prévias. 

Sintomas clássicos: febre + adinamia + tosse seca
Poucos apresentam coriza, obstrução nasal,  rinorreia e sintomas gastrointestinais. Os portadores da forma grave evoluem com dispneia após uma semana. As formas muito graves evoluem com insuficiência respiratória aguda, choque séptico, acidose metabólica e coagulopatias. Digno de nota: as formas graves e muito graves podem apresentar febre baixa ou ausente. 
Parcela dos pacientes apresentam febre baixa, adinamia, sem clínica de pneumonia e melhora em 1 semana. 

Presume-se um bom prognóstico para a maioria dos pacientes, as crianças tendem a apresentar as formas mais leves, e os óbitos estão mais relacionados aos idosos e com comorbidades prévias, especial atenção aos imunodeprimidas.

Alterações laboratoriais: leucócitos aumentados ou diminuídos e linfopenia na fase inicial. Parte dos pacientes apresentaram aumento de TGO e CKMB. A maioria dos pacientes tiveram PCR e hematócrito aumentados, procalcitonina normal e os pacientes graves, apresentaram aumento do D-dímero e diminuição dos linfócitos perivasculares. 

Radiografia de tórax: pequenas opacidades e alterações parenquimatosas, que evoluem para aspecto de vidro fosco, congestão pulmonar. Nas formas graves podem apresentar consolidações. Poucos apresentam derrame pleural. 

Classificação:

> Clássica: 
Febre + sintomas de ivas + RX sugestivo de pneumonia 
> Grave: 
FR>30 + Sato2 <93 font="" p="">
> Muito grave:
Ventilação mecânica invasiva + choque + disfunção orgânica. Rápida evolução para CIVD

Tratamento:

1- Inalação com uma dose interferon alfa - 50 mil UI com 2 ml de água destilada, 2 vezes ao dia; tomar duas pílulas de lopinavir/ ritonavir (200mg/50mg), 2 vezes ao dia.
Não fazer uso de antibioticoterapia empírica, ou de forma inadequada. 

Isolamento dos pacientes:
1- Suspeita: isolamento em quarto individual.
2- Confirmados por teste rápido (15 minutos): podem estar em uma enfermaria conjunta. 

Nota do tradutor: Lá na China, as refeições dos isolamentos estão sendo entregues via robôs. Aqui não temos isso. 

Prevenção adotada na China:
1- Fora de casa: descartar as máscaras de 4/4 horas independente do tipo (cirúrgica ou N95). 
2- Dentro de casa: usar máscara cirúrgica ou N95 até ficar úmida ou suja, após, desprezar em uma sacola plástica e borrifar álcool 75% dentro da sacola antes de fechar. Cada pessoa deve estar em um quarto separado, com janela de preferência, abrir as janelas por 30 minutos e deixar ventilar 2x ao dia. Isolar em casa por 15 dias. 

Atualização: 4.515 casos confirmados. 976 graves, 106 óbitos, 60 curados. 6973 casos suspeitos, 47833 casos entraram em contato com o vírus, 44132 casos sendo monitorados e 914 saíram da observação. Esta atualização é emitida pelo governo Chinês. Obviamente está subestimada. 

Nenhum comentário: