Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de abril de 2014

. . . o dia de hoje

22 de abril

Os marinheiros de Cabral avistam o monte Pascoal e "descobrem" o Brasil

Divulgação/Editora Scipione
O monte Pascoal
Em 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Isso aconteceu depois de atravessarem ooceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem saber com certeza o que iriam encontrar aqui.
A idéia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história. Ao chegarem aqui, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu.
As caravelas permaneceram nas novas terras por dez dias. Existe um relato detalhado do episódio, feito pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei de Portugal, dom Manuel, contando tintim por tintim. Brancos e índios trocaram presentes, cantaram, dançaram e dois portugueses - em especial - conquistaram a admiração dos indígenas: um por tocar tamborim e o outro por fazer malabarismos.
Não são somente esses fatos que comemoramos no 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse do nosso território pelo reino de Portugal.
--- Só não entendo o porquê é feriado no dia de aniversário da cidade e não o é no dia de aniversário do país...

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem estudou um pouquinho além das aulas camufladas de história das escolas e sabe exatamente como foi a colonização portuguesa sabe que não existe motivo nenhum pra comemorar. Haveria motivo de comemoração se o Brasil fosse colonizado por um povo que quisesse desenvolver a nova terra, como os ingleses fizeram na América do Norte e não explorar, como fizeram aqui...
Aconselho a leitura de "Brasil: Uma História" de Eduardo Bueno e de "1808" de Laurentino Gomes.