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domingo, 23 de novembro de 2014

. . . a sequência

--- Por questões técnicas tive que separar a matéria em vários vídeos.

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2 comentários:

Anônimo disse...

Fala...fala...fala...fala e fala...e não fala nada.

MARCELO DE SOUZA disse...

Caro Lauro, como você pediu sugestões e, sabendo que, conforme o vídeo, a escavação vai continuar, seguem sugestões para minimizar os impactos que esta obra está causando na vizinhança, avenida e região.
Cabe lembrar que são apenas sugestões e que, obviamente, devem ser avaliadas, projetadas, verificadas, dimensionadas pelo responsável pelo projeto e pela a obra.
SUGESTÕES PARA MINIMIZAR O IMPACTO DA LAMA E POEIRA
1. PROTEÇÃO DOS TALUDES: Proteger os taludes escavados com grama ou qualquer outra proteção, por exemplo: geomenta, geocomposto, biomanta, hidrosemeadura ou provisoriamente com lona plástica devidamente fixada no terreno com grampos até que se consiga gramar toda a área;
2. Proteção das superfícies planas ou de baixa declividade com aglomerados (brita, cascalho, pedrisco, bica corrida, etc) devidamente agulhado e compactado);
3. DRENAGEM: Projetar e instalar sistema de drenagem de águas pluviais de forma a recolher e encaminhar adequadamente as águas de chuva (canaletas na crista e nas bermas intermediárias, escadas de dissipação de energia, caixa de passagem, caixa de sedimentação, etc);
4. Fechar a obra com tapumes. Se rever prioridades e a logística da obra e eventualmente o projeto de implantação, é muito provável ser fácil a instalação de tapumes;
5. Na entrada de saída dos caminhões instalar portão (para dar continuidade do fechamento da obra);
6. Na saída dos caminhões instalar um “lava-rodas” para não permitir que o caminhão saia da obra soltando terra;
7. Não permitir que caminhões saiam da obra com sobrecarga para evitar queda de terra na rua;
8. Não permitir que caminhões saiam da obra sem estarem cobertos por lona devidamente fixada para evitar, ou minimizar, quede terra na rua;
9. Sinalizar a rua avisando da entrada e saída de caminhões e eventuais áreas sujas e escorregadias e/ou estrangulamento da via. Tal medida pode ajudar na prevenção de acidentes de trânsito;
10. Orientar a passagem de pedestres por um corredor seguro e isolado da obra e do tráfego da avenida.
As 8 primeiras recomendações são as básicas e tradicionalmente adotadas em obras de terraplenagem. Estas medidas não são caras quando comparadas ao custo total da obra, principalmente em função do volume de terra que foi movimentado.
São medidas preventivas e consagradas no meio de obras de terra. Algumas delas até aparecem em leis municipais e em normas técnicas.
Estas medidas preventivas devem ser adotadas também na obra do aterro que está sendo executado com o material que foi escavado e transportado. Na verdade, no caso de aterros, além destas preocupações, é indispensável à obediência à uma especificação técnica elaborada pelo responsável pelo projeto do aterro, limpeza prévia antes de iniciar o aterro, seleção do material, disposição, espalhamento, limite da espessura da camada solta, controle
Vale lembrar que, ESTABILIDADE DE TALUDE É UMA COISA E, PROTEÇÃO SUPERFICIAL É OUTRA COISA. Portando, estas medidas não garantem a estabilidade do maciço que, certamente deve ter sido observado pelo responsável pelo projeto e pela obra.