Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

. . . a reabertura da Igreja de São Benedito


--- Hoje no começo da noite acontece a reabertura oficial de nossa linda Igreja de São Benedito no alto do morro, depois do serviço de restauro pelo qual passou, num trabalho comandado pelo Pe. Walmir Thiel.

* Essa igreja foi inteira pintada e decorada pelo nosso artista maior, Cid de Abreu, depois também chamado Cid Serra Negra, de saudosa memória. 

* Aí estão alguns de seus trabalhos clicados pela nossa lente :









2 comentários:

Anônimo disse...

lauro
Bom Dia!

Que tenha tido um Natal com muita paz.
Como leitor de seu blog, vou aproveitar este tópico par quem sabe com o seu conhecimento possa me esclarecer algo que a muito gostaria de saber.
Qual o significado ou simbolismo na pintura feito pelo Cid na Igreja de São Benedito daquele saci? Estava até acreditando que com a reforma e restauração pudessem tira-lo. Se pensando em catolicismo, ele não tem nada a ver. Fiquei até tranquila ao ver na foto que ele continua lá. Já percebi que grande parte da cidade nem sabe da sua existência. Se souber nos responda, se não agradeço da mesma forma. Obrigado.

Lauro disse...

--- Caro(a) anônimo(a), este saci na pintura do teto sempre intrigou muita gente e só o próprio Cid poderia mesmo dizer sua intenção ao inserir uma figura do folclore brasileiro e que é uma figura pagã dentro de uma igreja católica. Ficaremos eternamente na interrogação. Talvez fosse justamente para causar este tipo de curiosidade. Coisa de artista. De qualquer forma, ninguém teria autorização de modificar o original e o saci continua lá. Mal comparando, também causa estranheza a figura de esculturas de animais até com caras demoníacas em igrejas góticas em todo o mundo, bem como em suas gárgulas, cujo exemplo maior é Notre Dame em Paris.