Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2016

. . . a defesa do presidente da Guarda Mirim

--- O Blog-Comentando recebeu via e-mail o seguinte depoimento :

          "Em relação a denúncia do dia 18 docorrente mês, eu Vito Sapuppo, presidente da Guarda Mirim desde dezembro de 2006 e esclarecendo que a data de fundação da entidade é 23 de Setembro de 1988; venho prestar os esclarecimentos que se fazem necessários:
         Primeiramente respondendo item por item, devo dizer que eu mesmo vou falar com as autoridades, ou seja, com o delegado dr. Rodrigo Cantadori já foi agendado pela secretária para que eu vá conversar com ele no dia 23 de Maio, segunda-feira às 15:00 horas e com o Juíz da 2ª vara da infância e juventude Dr. Carlos Eduardo Silos de Araújo, tenho horário agendado para o dia 25 de Maio às 16:00 horas; sendo que a vizinha que escreveu a denúncia ou a mãe poderão me acompanhar se assim acharem necessário; o promotor titular da cidade Dr. Leonardo Carvalho Bortolaço encontra-se de férias e assim que retornar será inteirado dos fatos.
         O professor a quem a denúncia se dirige é Antonio Valdo Rodrigues e trabalha na Guarda Mirim há 9 anos, sendo que sempre cumpriu com seus deveres da melhor maneira possível, porém no dia mencionado pela denunciante houve uma discussão entre a jovem S.A.T.R. e o referido professor, sendo que pelo que me foi informado pela minha secretária e por alguns funcionários a jovem gritava igual ou até mais alto com o professor (PORÉM NADA JUSTIFICA A AGRESSÃO), pois sempre oriento os professores e funcionários que não se deve tocar nem com um dedo nos adolescentes.
        No dia dos fatos eu estava em Amparo no CDE, fazendo dois ultrassons e uma densitometria óssea no período da manhã, chegando na Guarda Mirim às 12:00 horas quando me inteirei dos fatos; posso comprovar através dos exames o local em que me encontrava.
        Quanto ao item que diz para não contar para a mãe, vamos ao que aconteceu: chamei a adolescente e a secretária e depois de conversar com elas, disse para a adolescente que ela precisava ir para à escola, mas a mesma insistiu que queria ficar na Instituição, então pedi para não dizer nada a sua mãe porque eu queria que o caso, ou seja a comunicação do caso fosse feita por nós.
        Dito isso convidei a jovem para almoçar comigo e com a secretária Elisabete, ocasião em que a aluna me perguntou algo sobre a II Guerra Mundial, eu expliquei para ela e então me perguntou ainda as causas dessa guerra e eu lhe disse que daí teria que explicar sobre a I Guerra Mundial e que em outro dia faria isso; mostrando assim que a jovem estava calma, tranquila e se comportando normal como todos os dias. Então saímos do refeitório e pedi para a Elisabete ligar para a mãe e em 15 minutos a mãe estava na minha sala.
        Quando a mãe chegou, como não poderia deixar de ser ao saber do fato, ficou nervosa e eu lhe disse: "A SENHORA ESTÁ COBERTA DE RAZÃO, O PROFESSOR ESTÁ ERRADO E EU NÃO TENHO COMO DEFENDÊ-LO, ENTÃO, PODE IR NA DELEGACIA FAZER UM B.O., COMO TAMBÉM NO CONSELHO TUTELAR E FAZER UMA DENÚNCIA".
        Após apurado o fato ocorrido no dia e ouvido diversos relatos, o professor denunciado foi afastado até a conclusão do caso. Lembrando que o professor Antonio Valdo em questão, têm 56 anos de magistério e 78 de idade e sempre foi digno de elogios pela sua dedicação e profissionalismo, e também mesmo afastado de suas atividades, estará a disposição das mães para qualquer esclarecimento.
        A Guarda Mirim protege e cuida de suas crianças e adolescentes, pois em 28 anos é a primeira vez que acontece um caso assim. Temos 160 crianças e adolescentes neste momento em atividades e cuidamos deles como se fossem nossos filhos, tanto é que a aluna em questão no ano passado causava muitos problemas, tendo sido advertida e até suspensa das aulas no dia 09/11/2015, continuou na Guarda Mirim e graças ao nosso trabalho este ano apresentou uma grande melhora.
        Quero destacar que em 13 anos atendemos 1.400 adolescentes, sim, mil e quatrocentos jovens, sendo que 50% deles foram encaminhados para o Mercado de Trabalho e muitos evoluíram sendo registrados e hoje exercem até cargos de chefia. Além dos que atendemos hoje, ainda temos 130 crianças e adolescentes na lista de espera.
        Outro ponto que cabe destaque é que a Guarda Mirim não pertence a nenhum órgão governamental e os professores não têm vínculo nenhum com a Prefeitura ou Estado; então não há dinheiro público para manter os professores e sim doações de sócios contribuintes, receitas próprias, eventos, etc.
        Os alunos frequentam a Entidade de livre e espontânea vontade, para ocupar o seu tempo ocioso com atividades extra curriculares que os preparam para o mercado de trabalho; ninguém os obriga a comparecer simplesmente porque os pais não têm com quem deixá-los, tanto que os portões não são trancados durante o período de funcionamento; e nós temos um nome de 28 anos para zelar e tanto eu como os colaboradores fazemos isso.
        Não vou permitir que um fato isolado venha a denegrir a história de nossa Guarda Mirim.
        Coloco-me à disposição de mães e da comunidade como um todo para virem nos visitar e conhecer nosso trabalho.
         Quero destacar ainda, que em 13 anos nunca tivemos tantas dificuldades financeiras, pois praticamente vivemos de doações e esclareço ainda, para que todos saibam, que dos jovens em trabalho educativo nós NÃO DESCONTAMOS NADA DOS SALÁRIOS, POIS SÃO OS EMPREGADORES QUE CONTRIBUEM COM A ENTIDADE e uma ou duas vezes por ano pedimos a quem trabalha para que nos ajudem pelo menos comprando algum convite de determinado evento e ainda recebemos críticas por essa ajuda solicitada por nós; comunico ainda que corremos o risco de deixar 85 jovens que trabalham e os 75 que frequentam a entidade sem trabalho e os outros sem ter onde frequentar, pois apesar de nossos apelos a comunidade como um todo, em quase nada nos ajuda, então pergunto: SERÁ QUE TEREMOS QUE FECHAR AS PORTAS PARA DEPOIS DAREM VALOR?
         Agradeço à atenção e coloco-me à disposição de todos para esclarecer o que foi mencionado ou receber qualquer tipo de ajuda.

                   Vito Sapuppo R.G: 3.463.013-2"

17 comentários:

Anônimo disse...

Conheço o profissional que está sendo acusado. Trata-se de um excelente professor. Erros todos comentem. Também sou professor e estou cansado de ver professores sendo agredidos por alunos verbalmente e fisicamente. Ninguém aqui está defendendo a impunidade mas, o que não pode ocorrer são julgamentos premeditados e uma "caça às bruxas" que o que se verifica em casos como este. A Guarda mirim luta com extrema dificuldade para realizar este trabalho social e precisa da ajuda da sociedade como um todo devido o enorme e fundamental trabalho prestado no município de Serra Negra.

Anônimo disse...

Quando se trata de fofoca política, dezenas de comentários. Em se tratando de uma organização privada com finalidade publica, nenhum artista vem aqui declinar seu apoio. Um caso com esse deveria obter os milhões de recursos da Lei Rouanet.

Unknown disse...

Fico abismado como o caso do Sr.Prof. Antonio Valdo Rodrigues, 56 anos de magistério e 78 de idade, esta sendo tratado de maneira tão truculenta. Tive a honra de assistir a uma palestra brilhante do Prof. Valdo no Rotary Club International, cujo qual sou membro, sobre a cidadania, educação, moral, ética e respeito aos futuros cidadães que serão o alicerce de nossa Pátria. Um trabalho heroico por abraçar e difundir com duras penas um ideal hercúleo, infelizmente chulo nestes tempos de chumbo como neste episódio.
Que a justiça seja feita com bom senso e equilíbrio.

João Derado Jr
Diretor do Cons. Fiscal do Conisca
Conselheiro de saúde da Estancia de Serra Negra
Vice Presidente do conselho fiscal do COMSEA - Serra Negra
Conselheiro da Educação e Cultura de Serra Negra. .

Anônimo disse...

Quero deixar aqui meu depimento, pois tenho uma filha que ė guarda mirim e o que o responsável pela guarda mirim disse é mentira o professor em questão não foi afastado após o acontecimento e tem mais de 90 adolescentes para dizer a verdade ele continuou a dar aulas e esse não foi um caso a parte nem caça às bruxos pois esse professor não pode dar aula para adolescentes quando o próprio comete atos de violência até mental xingando adolescentes de gorda, hipopotam. Pedimos as autoridades exclare cimentos,.

Anônimo disse...

A defesa do presidente da guarda mirim o professorV... Não foi afastado de suas atividades como disse presidente da guarda mirim como podem provar os quase 50 adolescentes que freguentam a guarda mirim, por que o presidente está mentindo?.

Anônimo disse...

O prof. Vito é um homem honesto e correto. Se ele sair da Guarda Mirim ela fecha em um mês. As crianças e adolescentes devem, se fechar, procurar essas pessoas irresponsáveis que atacam um instituição séria por causa de um fato isolado e errado.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...


Sou professora e mãe de aluno da Guarda mirim e posso afirmar e se precisar estarei como testemunho que o presidente desta entidade não afastou o professor ate o dia que teve direito a resposta.Não posso deixar meu nome mas posso deixar meu telefone se não for publicado por medo de represálias como mãe de aluno, é só perguntar para os quase 60 adolescentes que frequentam pela manhã e tarde se o professor foi afastado e existem outras denuncias sobre o mesmo professor é só averiguar. E.M. fone 9754...

Anônimo disse...

O professor A. V... não foi afastado de suas atividades conforme afirmou o presidente da Guarda Mirim e isso pode ser provado por quase 40 adolescentes que frequentam a entidade porque o presidente mentiu será que está acobertando algo mais grave? as autoridades deveriam averiguar

Anônimo disse...

Toda semana tem professor apanhando de aluno ou no mínimo sendo agredido verbalmente,mas quando o professor perde a cabeça por causa de algum santinho aí é crucificado,tá cheio de mães que não aguentam os próprios filhos e querem obrigar a escola a aguentar,será que um professor com tanto tempo de carreira e tantos anos de idade não zelaria por seu nome?Será que ele não chegou ao seu limite?,não apoio sua atitude de bater,mas sou capaz de entender,pois se os professores fizessem boletim de ocorrência cada vez que são agredidos teria muitos alunos frequentando delegacia ao invés de aula. Também tenho filhos e eles já sabem que não admito qualquer reclamação sobre seus comportamentos e sempre digo a eles se comportem e obedeçam qualquer autoridade acima de vocês desde que estejam te orientando para o que é bom,correto para uma vida digna,dessa forma poderei defende-los caso alguem haja de forma errada com eles com a convicção de quem confia em seus filhos e na educação que deu a eles.

Lauro disse...

--- Intervindo para publicar :

"Anonimo das 02:26 se esse professor é excelente como vc diz ,não daria um tapa na menina pois ela é menor e mesmo que fosse maior de idade isso não se faz e nem trancaria a menina dentro de uma sala tá. Esse Professor ja deveria estar fora da sala de aula pois já trabalhou bastante mas acredito que tem que ter justiça viu professor vc deve conhecer alei Maria da Penha ? o sr deve saber tbm que a jovem não poderia ficar trancada numa sala por isso que o sr diz que ela gritava claro se sentiu acuada espero que o sr pague por tudo isso e quanto a guarda mirim gosto muito acho que trabalha para as crianças entrarem no mercado de trabalho enfim muito bonito mas esse professor me desculpe ta na hora de curtir a sua aposentadoria."

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentarista de 22 de maio de 2016 17:54. Junte-se a tudo isso a lavagem cerebral de 13 anos de comunismo/socialismo/petismo/patrimonialismo. Todo mundo é patrulheiro dos outros e ninguém quer assumir seus próprios erros. Vejam os exemplos de artistas riquíssimos batendo o pé, invadindo e depredando patrimônio publico e fazendo pirraça porque o novo governo quer cortar a mamadeira da "CULTURA". Aí a policia vai lá, joga um spray de pimenta e sai todo mundo reclamando que houve autoritarismo. Há um número infindável de comportamentos além desses relatos onde os limites do bom senso foram rompidos. Não é à toa que temos 60 mil assassinatos por ano.

Anônimo disse...

Como o professor Vitto colocou, nada justifica a agressão, mas os dois lados deveriam ser ouvidos: muito esquisita a versão que ela levou um tapa SOMENTE por discordar do professor, (ainda mais uma aluna que foi suspensa...). Há de se investigar como essa "discordância" se deu, pois muito aluno por aí discorda de professor riscando o carro deste, agredindo-o verbalmente e ou fisicamente, ameaçando-o etc. E nessas horas, nenhum defensor dos oprimidos aparece, não é mesmo?
Precisamos, igualmente, escutar o professor Valdo.
Espero que quem criou essa celeuma fique "satisfeito" caso algo pior aconteça à Guarda Mirim, pois a pessoa quer manchar a entidade como um todo e não pensa nas consequências nefastas para aqueles que hoje são beneficiados pelos serviços da entidade.

Anônimo disse...

Acabou o respeito das pessoas pelas autoridades e as autoridades não tratam as pessoas com respeito. É isso. São valores a serem resgatados de ambos os lados.

Anônimo disse...

Boa tarde, acompanho a Guarda Mirim de perto e o professor Antonio Valdo foi afastado sim como diz no texto acima: "Após apurado o fato ocorrido no dia e ouvido diversos relatos, o professor denunciado foi afastado até a conclusão do caso"; em nenhum momento diz que ele foi afastado imediatamente, mas sim no momento que se fez necessário. Vamos deixar de apontar tantos dedos na cara dos outros e deixar que a justiça faça seu papel como o próprio professor Vito disse que está fazendo. Ou melhor, aqueles que apontam tantos dedos, eu duvido que ajudem da mesma maneira. Mesmo mães de alunos, cobram da instituição e da escola o dever que a elas foi dado de educar seus filhos e quando é pedido uma mínima ajuda, essa é negada.

Anônimo disse...

Parece que a menina agredida é a unica culpada pela agressão pois pelo que se tem comentado aqui e uma menina que já foi suspensa e não acreditam que foI agredida por discordar do referido professor numa questão religiosa realmente é inacreditável por isso a justiça deveria chamar todos os funcionários e eles deveriam relatar o que houve realmente aí poderemos dizer vamos deixar nas mãos da justiça. Temos que ouvir as duas partes realmente para que não fiquem duvidas.

Anônimo disse...

o pessoal está muito alvoroçado tem que puxar a orelha e não, degolar