Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2016

. . . o registro da revolta justificável da munícipe

A manhã de terça feira amanheceu sangrando. Por motivos obscuros uma árvore de grande porte e de idade avançada creio eu, foi derrubada na tarde de segunda feira e seus restos picotados na terça feira pela manhã.
Fotos de 2014 mostram a árvore sadia e com um galho florido e chamei a atenção para o piso da calçada que chegava a rodear a árvore sem dar-lhe espaço ao redor dela sufocando-a. Fui falar na Casa da Agricultura e o Evandro disse que não fez o laudo pra saber se a árvore estava doente mesmo. Por uns furinhos no tronco ele afirmou que ela estava com broca e disse que a árvore estava morta. Como derrubam uma árvore sem antes comprovarem a doença? Ele mesmo disse que ano passado negou duas vezes um pedido de corte da árvore. Ano passado ainda em novembro essa árvore estava com folhas, agora de uma hora pra outra a árvore morre??? Muito estranho não acham?
Não há sinal de ataque de cupim no tronco, a madeira estava linda, perfeita como podem comprovar pelas fotos. Não me convenci e não me contentei com a resposta. Não é preciso derrubar uma árvore pra fazer um laudo, isso deve ser providenciado antes da derrubada.
O fato é que estão cortando muitas árvores sadias com a desculpa de doença, não apresentam laudos que comprovem, de serem impróprias pra calçada, enfim muitas "desculpas" pra justificar o injustificável. 
Pois bem,QUEREMOS A REPOSIÇÃO DE UMA ÁRVORE DE OUTRA ESPÉCIE NA MESMA CALÇADA, e se possível,no mesmo local e não fazer como na calçada da rua Saldanha Marinho, onde havia uma casa velha na esquina, que foi derrubada, dando lugar a um sobrado com comércio embaixo, onde hoje funciona o cartório. As duas árvores que havia na calçada foram derrubadas, não estavam doentes e simplesmente cimentaram e fizeram a calçada sem plantar outra no lugar. 
A cidade está caminhando para um retrocesso ambiental, sem um plano de arborização, sem a preservação de suas matas, seus mananciais. Não enxergam o benefício de uma árvore.Não visam a qualidade de vida de sua população. Para uma cidade intitulada cidade da Saúde, não é isso que estão mostrando para os moradores e nem para os turistas que por aqui passam.
A natureza não precisa de nós, nós é que precisamos dela. Se não houver respeito por ela, corremos um grande risco de ter em nossa cidade eventos como o que ocorreu em Campinas recentemente.
Vamos acordar antes que seja tarde.
Iza Noemi










* A mesma árvore florida em 2.014 :


7 comentários:

Anônimo disse...

Dia a dia estão deletando a história de Serra Negra ,árvores cortadas, casas antigas dando lugar para o comércio; Admiro a cidade de Amparo que tem seu patrimônio histórico tombado.Fico muito triste em ver nossa cidade se transformando numa selva de pedras.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O que sempre digo, nossa Terra é linda,mas esse povinho....Tb admiro Amparo,Monte Alegre por preservar natureza e suas histórias...já aqui...

neusa campari disse...

tenho acompanhado suas postagens Iza, e voce é uma defensora e tanto do meio ambiente hein

voce deveria estar sentada na cadeia dessa prefeitura para ensinar esses profissionais da politica como é cuidar da nossa natureza.

neusa campari

Anônimo disse...

Quando isso acontece com uma pessoa ninguém bota a boca no trombone. Tombam mais de 60 mil assassinadas por ano e o silencio é quase total.

Iza Bordotti disse...

Admiro Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sule, Extrema e todas as cidades que estão se esforçando pra preservar o meio Ambiente. Ricardo Cardim em São Paulo com o projeto florestas de bolso, o projeto muda Moóca e vários outros que trazem vida a lugares degradados. Matar uma árvore por que?? Essa alguém comentou que foi plantada em 1953. Não morreria tão rapidamente. Nem chegou a derrubar galho pelo que vi. Até quando vamos caminhar para o retrocesso. Mudar essa mentalidade poderia ser o desafio do novo governante dessa cidade. Chega de destruição!! Devolvam pra Serra Negra o título de Cidade da Saúde. Subam no ranking das cidades sustentáveis.

Iza Bordotti disse...

Obrigada Neusa. É uma batalha. Conscientização é um trabalho de formiga. Espero que os mais novos já venham com.essa consciência pois os que estão aí não olham pra esse lado.Enquanto outrs saem na frente, aqui ainda estão dormindo.