Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de julho de 2015

. . . o dia de hoje

--- 9 de Julho, feriado estadual, dia que comemora o início da Revolução Constitucionalista de 1.932. Dia em que uma metralhadora instalada numa sacada "varreu" a Praça da República fazendo muitas vítimas e matando  jovens, dentre eles os estudantes Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo, dando origem a famosa sigla M.M.D.C. Movimento contra  a ditadura Vargas, que exigia uma nova constituição brasileira, vai daí o nome de Revolução Constitucionalista, liderada pelo Estado de São Paulo e apoiada por Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A esta sigla foi posteriormente acrescida a letra A de Alvarenga, outro jovem também assassinado. Após a traição de Minas Gerais e com a morte de 684 combatentes paulistas, São Paulo se rendeu, mas foi a única derrota que foi festejada como vitória, pois em seguida foi formada a Constituinte para elaboração da nova Constituição Brasileira. Portanto, não houve qualquer movimento separatista dos paulistas, boato espalhado na época para colocar os demais estados contra SP, dizendo que SP queria se separar do Brasil. 
"NON DUCOR DUCO", lema que está escrito no brasão de São Paulo. "NÃO SOU CONDUZIDO, CONDUZO".

* Quando em vida o grande nome serrano que combateu nesta revolução e se orgulhava disso, foi e sempre continuará sendo o Cabo BRAZ EDUARDO DE CASTRO BLOTTA (*), um de nossos heróis, que sempre será lembrado por mim e pelos serranos que o conheceram, com muita saudade.
(*) Essa foto é do tempo em que era prefeito (1.967).

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai está Sr Lauro, um boato que Sp queria se separar do Brasil, Eu presenciei você querendo separar o Nordeste do Brasil. Isso não foi boato.

Lauro disse...

--- Não fale bobagem e mentira anônimo. Eu nunca falei ou escrevi isso. O que eu escrevi foi para que se deixasse de ir para resorts do nordeste, o que é totalmente diferente e nem sequer falei mal dos nordestinos pois tenho ótimos amigos do nordeste tanto em São José como em Garanhuns terra do Lula. Qualquer coisa diferente disso é mentira e maldade.

ANONIMO SADIO E VACINADO. disse...

OLHA QUE NÃO SERIA MÁ IDEIA NÃO ........SEPARAR PARA MELHORAR......ATÉ NO CASAMENTO SE FAZ...... E HOUVE PAISES QUE A SEPARAÇÃO FEZ UM BEM DANADO.... E DEFENDER A SEPARAÇÃO NÃO É CRIME PORQUE ESTAMOS EM UMA FEDERAÇÃO E CADA ESTADO É SOBERANO PARA SEPARAR SE QUISER ..... EU NÃO SOU OBRIGADO A PAGAR IMPOSTOS PARA SUSTENTAR ALGUÉM QUE NÃO PRODUZ PARA A UNIÃO E MELHORA DE TODOS........SE FOR PARA MELHORAR SEPARAÇÃO JÁ ........