Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de maio de 2017

. . . o que é um Congresso

--- Sei que depois da sessão de Câmara de ontem muita gente deve estar esperando meu resumo hoje, como de praxe. Porém, antes do tópico específico, quero me referir sobre o que é um congresso, motivo de tanta polêmica na sessão de ontem. Vamos começar pela definição de congresso segundo a Wikipédia:

"Congresso (do termo latino congressu) é uma reunião de pessoas. Muitas vezes, o termo é usado para se referir à reunião de representantes do poder legislativo de uma nação."

* Isso colocado, devo dizer que congressos muitas profissões promovem através de suas associações de classe, como foi lembrado ontem, inclusive a médica que é minha área. Congresso serve principalmente para atualizações e aprendizado de cada especialidade, reunindo profissionais que dão ou participam como ouvintes de várias palestras ilustradas. Já fui a muitos deles como mero expectador e tenho todos os certificados como parte de meu currículo profissional, desde estaduais como em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro, até internacional em Paris na França. Portanto senhores, realmente não há nada de ilegal, tampouco imoral. Porém..., porém... em todos os congressos de todas as áreas, pelo que eu saiba, cada participante PAGA sua inscrição, PAGA o seu transporte, PAGA a sua hospedagem, PAGA a sua alimentação e não recebe nenhuma ajuda de custo para isso. Então qual a razão de só nos congressos de vereadores tudo isso ter que ser subsidiado pelos contribuintes? Age ilegalmente quem usufrui desta regalia? Claro que não se está previsto em lei. Imoral? É discutível. Fica na consciência de cada um. Há os que vão nestes congressos apenas para passear? Sempre há em todos os lugares e em todos os congressos e pior que isso, inclusive nos congressos realizados em SN, no comércio, os senhores sabem muito bem de tantas vezes em que são solicitadas notas com valor acima do real... No caso de congressos não políticos, o problema é de cada um, já que é o seu dinheiro que está sendo mal aproveitado. Nos congressos políticos previamente subsidiados, é imoral e amoral sim senhor, o que não é o caso de quem vai e realmente assiste as palestras, aprende, aproveita e aplica em suas cidades o que lhe foi mostrado e ensinado. Ficou bem claro e exposto? Se restou alguma dúvida eu posso tentar desenhar...

Nenhum comentário: